Em dois dias de reunião, 104 professores de
história, dois de cada município rondoniense, participaram em Porto Velho de
oficinas de qualificação para o concurso Redação Turismo.
A Superintendência Estadual de Turismo
(Setur) ensina aos participantes as potencialidades turísticas estaduais, a
maior parte ainda desconhecida por moradores do interior e da capital.
As oficinas são ministradas no Golden Plaza
Hotel pela coordenadora de turismo da Setur, Camila Canova, pelo assessor Saulo
Giordani, e pelos professores de história João Herberty e Lourismar Barroso.
No segundo e último dia das oficinas, nesta
sexta-feira (6), os participantes visitaram o Memorial Rondon, em Santo Antônio.
Promovido pela Setur, o concurso se realizará
no próximo dia 20 de outubro com alunos do 3º ano do ensino médio regular em
escola pública, conforme os critérios do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Os professores de
história levarão aos seus alunos o sentimento de pertencimento, e a partir daí
eles farão suas redações”, explicou o coordenador do concurso, Willian
Souza.
As regras do concurso estabelecem duas
etapas. Do 1º ao 4º colocados as 208 melhores redações – quatro de cada
município – credenciarão seus autores a visitar o Forte Príncipe da Beira no
dia 19 de outubro, acompanhados por 52 professores indicados pelas
coordenadorias regionais de educação.
Já os 104 alunos 5º e 6º colocados de cada
município excursionarão a Porto Velho nos dias 12 e 13 de novembro, para
conhecer a história da capital e seus pontos turísticos.
Em ambas, a Setur oferecerá transporte,
estadia e alimentação. No dia dez de outubro as melhores redações serão
divulgadas.
O superintendente de Turismo, Gilvan Pereira
Júnior, está satisfeito com o andamento dos preparativos, enfatizando que o
projeto vem sendo elaborado desde o início do ano.
O QUE VALE
Em 20 a 30 linhas, o candidato deverá
demonstrar domínio da norma culta da língua escrita e atender às seguintes exigências:
► Demonstrar domínio da norma culta da língua
escrita;
► Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
► Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
► Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação;
► Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
► Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
► Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
► Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação;
► Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Assessoria
Setur
Secom - Governo de
Rondônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário