Fotografia do Jota Gomes |
A
Alboom plataforma de criação de sites para fotógrafos, em
comemoração ao Dia Nacional da Fotografia 19 de agosto, está com
uma pauta bem interessante com dicas para quem quer profissionalizar
o hobby na fotografia.
Aproveitando
a deixa, parabenizamos os profissionais da fotografia em Porto Velho,
Ana Célia Santos (fotografa da ALE), Rosinaldo Machado (da Setur),
Ésio Mendes (da Secom), Bruno Corsino (do gabinete do governador) e
Jota Gomes e Roni Carvalho (do Diário da Amazônia), pela passagem
do Dia Nacional da Fotografia.
7
dicas para profissionalizar seu hobby na fotografia
Ferramentas
ajudam a organizar o fluxo de trabalho, construir um site atrativo e
apresentar o portfólio profissional para prospectar mais clientes
Rafael
Bigarelli - um dos mais conhecidos fotógrafos de casamento do Brasil
– separou algumas dicas para ajudar os profissionais a
aperfeiçoarem seu negócio
Um
dos grandes problemas que os fotógrafos enfrentam hoje em sua
carreira é atrair mais clientes pela internet. Como se destacar da
concorrência? De acordo com pesquisa divulgada no Meio Bit, 80%
desses profissionais não encaram a sua atividade como uma empresa e
por isso muitos desistem de seu hobby antes que eles virem de fato
sua profissão.
A
boa notícia é que já existem diversas ferramentas que ajudam a
organizar o fluxo de trabalho, construir um site atrativo e
apresentar o portfólio profissional para prospectar mais clientes.
Rafael Bigarelli - um dos mais conhecidos fotógrafos de casamento do
Brasil – separou algumas dicasâ?¯para ajudar os profissionais a
aperfeiçoarem seu negócio de forma certeira:
Escolha
um público-alvo
Delimitar
seu público-alvo é o primeiro passo para quem busca se
profissionalizar. Escolher a área que gosta de trabalhar, avaliar os
aspectos financeiros de sua escolha e acompanhar as tendências desse
mercado são importantes para definir o caminho que vai seguir e para
quem vai vender.
Construa
uma linguagem única
Estilos
de cores, texturas, contrastes e enquadramentos são alguns dos itens
que compõem a linguagem do fotógrafo, ajudando a construir sua
“marca” no mercado. Ter uma linguagem própria é o que vai
diferenciá-lo dos demais profissionais e possivelmente trazer mais
admiradores do seu trabalho.
Mostre
seu talento ao mundo
Investir
em um portfólio profissional ajuda a mostrar seu trabalho para mais
pessoas e, assim, fechar mais negócios. A Alboom (www.alboom.com.br)
oferece uma plataforma que integra diversos serviços para que esses
profissionais possam desenvolver sites de forma muito mais simples,
acessível e com fácil atualização.
Invista
no relacionamento com seus clientes
Construir
uma carteira sólida de clientes também é essencial para os
fotógrafos que buscam profissionalizar seus negócios. Por isso,
entender as necessidades e preferências de seus públicos e
trata-los de forma personalizada são bastante importantes.
Conecte-se
nas redes sociais
As
redes sociais podem ser grandes aliadas no processo de captação de
potenciais clientes, além de serem ótimos canais para manter
relacionamento com os atuais. É indicado usar essas ferramentas para
divulgação dos trabalhos já realizados e, por isso, é importante
manter o perfil ativo e sempre atualizado.
Continue
estudando
Fazer
cursos e ler livros de fotografia ou manuais de câmeras e acessórios
são exemplos de boas práticas para que o profissional esteja sempre
atualizado em sua área e se destaque da concorrência.
Pratique
sempre
A
fotografia requer muita prática. Treinar o olhar diariamente,
aplicando os conceitos que adquirir nos estudos, é imprescindível
para quem busca estar em evidência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário