O
IPÊ tá roxinho de saber, que a dragagem do Rio Madeira é mais que
novela. É realmente o que se pode classificar de “palhaçada”.
********
Ha
quantos anos estão anunciando o início dos serviços, que vai
deixar por algum tempo, o leito do Rio Madeira navegável? Já até
perdi as contas. Todo ano é a mesma ladainha quando chega o período
da estiagem, que chamamos de verão amazônico.
********
Enquanto
o “MADEIRÃO” tá transbordando, ninguém quer saber, que a
cheia, também é provocada pelo seu assoreamento. Quando chega o
verão, que o rio seca, aparecem os bancos de areia e o leito fica
com a navegação quase que impraticável aí todo mundo chia.
*******
O
“Prático” Comandante que pega no Timão (Leme) do barco, nesse
período, tem que saber muito sobre o Rio Madeira, se não, encalha a
embarcação num BANCO de areia. A travessia pro Acre é Café
pequeno quando sabemos que ali praticamente não se corre risco
nenhum da embarcação adernar.
*******
Já,
numa viagem de Porto Velho a Humaitá ou outra localidade do Baixo
Madeira, passageiros e tripulantes ficam a merce de a qualquer
momento, verem o BARCO adernar e muitas vezes só não afundando
porque o rio está seco.
*******
A
falta de canal navegável no Rio Madeira afeta diretamente a economia
dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima, pois o
ASSOREAMENTO afeta o curso d´água pelo acúmulo de sedimentos, o
que resulta no excesso de material sobre o seu leito o que dificulta
a navegabilidade.
*******
Aí
os responsáveis pela dragagem do Madeira acham de brincar com a cara
do povo. Não falo do governo, porque se quisessem, o problema já
teria sido resolvido. É uma questão de responsabilidade política
administrativa. É falta de pulso.
********
Assim
como os poderosos das hidrovias, não querem que a BR 319 volte a ser
trafegável em sua plenitude, não querem também que pontes sejam
construídas em substituição as suas balsas.
********
Aí
pergunta-se! Por que será que a dragagem do Rio Madeira vem sendo
adiada constantemente. Que história é essa, de uma empresa vencer a
CONCORRENCIA passar os direitos para outra empresa e essa outra não
ter equipamento, para promover a dragagem do Rio e o que é mais
pitoresco, ALUGA DRAGAS dos garimpeiros, que também são grandes
responsáveis pelo assoreamento do leito do Rio.
*******
Parece
até jogo de carta marcada. É necessário que nossos governantes
obriguem as empresas vencedoras das licitações, a cumprirem a risca
o que foi publicado no Edital de Chamamento Público.
*******
O
interessante, é que parece, que só o estado de Rondônia será
beneficiado com a dragagem do Rio Madeira, ou você já viu o governo
do estado do Acre ou do Amazonas publicar alguma nota cobrando a
dragagem do Madeirão?
*******
É
por aí, hoje em dia nem mesmo as praias (bancos de areia), que
surgem durante o período de estiagem, servem para a população de
Porto Velho se divertir, pois estão todas poluídas, e contaminadas
pelo mercúrio derramado pelos Garimpeiros do Ouro do Madeira.
*******
Quem
sabe meus netos, conseguiam ver o rio Madeira com o leito totalmente
navegável. Com a Ponte do Abunã ligando Rondônia ao Acre. Por que
eu mesmo, nessas alturas dos meus mais de setenta anos de vida, tenho
quase certeza que não verei.
*******
A
dragagem do Rio Madeira é como o cultivador de Tâmaras. Planta mais
não consegue viver para consumir seus frutos.
*******
A
geração atual, testemunhou a montagem do Projeto de DRAGAGEM DO RIO
MADEIRA, mas, dificilmente verá o leito do rio navegável em todas
as estações.
*******
Só
nos resta ficar torcendo, para nos dias do Festival de Praia de
Fortaleza do Abunã, o Rio dar calado, para a balsa transportar pelo
menos, os “turistas” da prefeitura de Porto Velho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário