domingo, 2 de fevereiro de 2020

Lenha na Fogueira - 02.02.2020


Nem a chuva torrencial, que desabou sobre Porto Velho, no meio da tarde de sábado 1º, esvaziou o Primeiro Ensaio aberto ao público, da Banda do Vai Quem Quer.
***********
Mais uma vez, a Banda sai na frente dos órgãos oficiais responsáveis pelo carnaval da capital de Rondônia, em se falando de abertura do Carnaval de rua.
**********
Isso começou há 40 anos, pois até o inicio dos anos 2000, a Banda era quem abria o oficialmente o carnaval de rua de Porto Velho, isso durou até o Galo da Meia Noite surgir desfilando na 5ª Feira.
**********
Sábado passado DIA 1º, a Banda recuperou sem querer o título, ao promover na Praça das Caixas D’água, o primeiro de quatro ensaios, em comemoração aos 40 anos de desfile.
**********
A equipe comandada pela presidente Siça, desde as primeiras horas de sábado, já estava na Praça montando a estrutura para receber os foliões, que começaram chegar antes do meio dia.
**********
Quando a chuva desabou sobre a cidade, os integrantes da equipe de coordenação da Banda ficaram meio tristes, pensando: “Poxa vida, tanto trabalho pra nada”. Era muita água caindo.
***********
De repente a chuva parou e o tempo abriu e a turma festejou, o público foi aumentando, parecia que todos estavam abrigados ali por perto e a praça foi tomada pelos foliões.
**********
A Banda da Banda atacou de “     Chegou à Banda, a Banda a Banda...” e os foliões foram para a frente do palco brincar o mais autentico carnaval brasileiro, ao som de muita marchinha e frevo.
**********
Não tem pra ninguém, a Banda é realmente a rainha do nosso carnaval de rua, em especial do carnaval puxado por trio elétrico. Parabéns Siça e toda sua equipe pela organização e pelo sucesso de público.
*********
Aliás, podemos confirmar que o povo de Porto Velho é “FESTEIRO” na concepção maior da palavra.
**********
Sábado o Marcado Cultural durante a feijoada com samba, estava superlotado. Muita gente teve que degustar a feijoada em pé no balcão dos dois bares e algumas foram                     para as mesinhas da praça Getúlio Vargas. Beto Cezar e o grupo Doce Melodia montaram o som ao lado do box do ‘Casamenteiro” e acho que ainda não é o local ideal.
**********
O Ideal Beto Cezar, é montar a estrutura na parte de trás, local que tudo indica, foi construído para servir de palco. Ali ninguém será atrapalhado. Vamos fazer assim no próximo sábado.
*********
Quem estava feliz da vida, era o Sinésio o cara que investiu e acreditou na ideia do Ocampo em transformar o Mercado Cultural em ponto turístico da nossa cidade. Até agora está dando certo, durante toda a semana, o público tem prestigiado a programação cultural do Mercado “Grego”.
*********
Outro espaço que recebeu bastante gente na tarde de sábado, foi o ensaio da Banda do Vai Quem Quer na praça das Caixas D’água.
**********
Aí fui dar uma volta ao redor da praça, e encontrei o Quintal na esquina da D. Pedro II com a Euclides da Cunha onde estava se apresentando o Grupo Kizomba, com gente saindo pelo “ladrão”.
**********
No Posto São Paulo muita gente no lançamento do Bloco “Pé na Cova”, essa festa começou ao meio dia e foi até as 21 horas.
***********
A festa da escola São João Batista no Parque dos Tanques também contou com muita gente, isso sem falar no Pernambuco que já é tradicional as tardes de sábado.
*********
Só quem não vê com bons olhos, o que o nosso carnaval gera de renda e emprego temporário, são nossas autoridades, que não querem liberar recursos para nossas escolas de samba.
*********
Daqui pra frente vai ser sempre assim aos finais de semana, Carnaval saindo pelo ladrão, em tudo quanto é canto da cidade de Porto Velho.
*********
E VIVA A FOLIA DE MOMO!

Nenhum comentário: