Trabalhadores
que já atuam ou pretendem ingressar no setor turístico terão uma nova chance de
aprimorar conhecimentos, melhorar o currículo e contribuir para o
desenvolvimento do mercado de viagens no país. O Ministério do Turismo reabre
nesta terça-feira (16) as inscrições para o curso de atendimento a visitantes
oferecido pelo Canal Brasil Braços Abertos (BBA), plataforma online totalmente
gratuita. Para se inscrever agora no BBA 2019 acesse:
http://bba.turismo.gov.br.
A capacitação,
aberta a qualquer pessoa com mais de 15 anos, pode ser feita a partir de
equipamentos conectados à internet, como computadores, tablets e smartphones. O
prazo de cadastro termina em 31 de dezembro e o aluno deve concluir o curso até
30 de março de 2020. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressalta
que a iniciativa impulsiona avanços no setor. “Nossa gestão tem adotado várias
ações para reforçar o turismo, mas isso exige crescente qualificação. Com isso,
nós aprimoramos a capacidade de atender bem os visitantes e contribuímos para a
geração de emprego e renda no Brasil”, ressalta.
O
curso, com um total de 80 horas-aula, se divide em quatro módulos: Introdução,
Atendimento, Comunicação e Temas Transversais. A capacitação usa linguagem simples
e engloba conteúdos como noções de inglês, ética e marketing, transmitidos por
meio de jogos e vídeos. O secretário Nacional de Desenvolvimento e
Competitividade do MTur, Aluizer Malab, destaca os esforços conjuntos por
adesões ao canal. “É muito importante o engajamento dos secretários estaduais e
municipais de Turismo pela participação dos profissionais nesta iniciativa, uma
vez que qualquer município do Brasil pode acessar a plataforma”, observa.
A
conclusão do curso exige que o inscrito some um total de 696 pontos no sistema.
Ao final da capacitação, o próprio aluno pode emitir um certificado, chancelado
pelo MTur e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de
Janeiro (IFRJ), que é válido como curso de extensão. A plataforma do BBA também
oferece atendimento direto aos alunos, pelo email pea@turismo.gov.br ou
pelo telefone gratuito 0800 200 8484.
QUALIFICADOS
O
BBA formou 2.349 pessoas na sua última edição (2018/2019), concluída em 30 de
abril deste ano. Uma delas foi Gladys Dinah, secretária de Turismo de Pomerode
(SC), cidade conhecida como ‘a mais alemã do Brasil’. Ela conta que a
qualificação permitiu uma melhor orientação da própria equipe. “O curso me
subsidiou para orientar nossos recepcionistas, como em museus. A questão da
gentileza, de ser prestativo, foi apresentada no curso de uma forma muito
didática e prática. Essa é uma base para o primeiro contato com os turistas, o
que pode deixar uma ótima impressão”, aponta.
Já
a guia de turismo Alcimari Franco, coordenadora da Associação Turística da Rota
da Uva de Jundiaí (SP), que reúne vinícolas da região, frisa que a capacitação
aprimorou a recepção de estrangeiros. “O curso abrange coisas básicas, que você
necessita diariamente, como a questão do inglês. A capacitação me orientou
principalmente sobre, por exemplo, como o ferecer um cardápio em inglês a um
estrangeiro. O turista já se sente acolhido, e no nosso caso tem muito turista
chinês, que geralmente fala inglês”, comenta.
AVALIAÇÃO
De
acordo com uma pesquisa promovida pelo MTur com alunos da última edição do
curso, 95% dos que responderam apontaram a flexibilidade de horário e local
para estudar como a principal motivação da qualificação. Outros 90% citaram a
chance de aperfeiçoamento profissional. A coordenadora-geral de Qualificação do
Ministério do Turismo, Neuza Portugal, afirma que o curso busca atender às
necessidades dos interessados e também de qualificação do mercado. “O
curso, voltado aos profissionais que atuam na linha de frente do turismo,
independente do perfil de ocupação, permite que o aluno, especialmente o que já
trabalha, planeje seus estudos conforme a disponibilidade de horário. Trata-se
de uma excelente oportunidade de se posicionar melhor no mercado, aumentando as
possibilidades de contratação na área e aprimorando, de forma geral, o nível de
excelência do atendimento ao turista no Brasil”, salienta.
De
acordo com a pesquisa, 84% citaram a possibilidade de obter um certificado como
motivação, e 80% elegeram a facilidade de acesso às aulas. Já 77% indicaram a
ampliação das oportunidades de inserção no mercado de trabalho. A pesquisa,
realizada entre 16 de maio e 4 de junho deste ano, consultou um total de 480
voluntários. (Fonte Ascom MTur).
Nenhum comentário:
Postar um comentário