sexta-feira, 9 de novembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 10.11.12


Por mais famoso que seja, seja lá quem for, a humildade e o respeito ao próximo é importante.

*********
Se não for por isso, pelo menos a ética deve ser respeitada, principalmente entre seres que navegam no mesmo espaço ou praia cultural.

**********
Ontem de manhã, o público que literalmente lotou as dependências do Teatro Banzeiros em Porto Velho, foi surpreendido com a atitude antiética do famoso e respeitadíssimo poeta Thiago de Melo.

*********
Ou seria ThiEGO. Tudo estava indo muito bem, até o poeta Carlos Moreira mediador da Mesa “É de Poesia que o Mundo Precisa”, passar a palavra ao autor “Dos Estatutos do Homem”.

**********
O público não soube explicar e nem tão pouco entendeu, o motivo pelo qual nosso querido poeta, destratou a poeta Alice Ruiz e o poeta paraense Marcos Quinan.

********
Apesar dos citados poetas não responderem os destrato, Thiago de Melo achou por bem abandonar a Mesa indo sentar na platéia. Inexplicável a atitude, principalmente por se tratar de uma pessoa, considera culta.

*********
Independente de tudo isso, os coordenadores do Festcineamazônia estão de parabéns pela realização e a organização do evento.

********
O Teatro Banzeiros todos os dias durante os três horários, ou seja, pela manhã, tarde e noite sempre está lotado, sinal de que os filmes estão agradando.

********
Desde o mestre cerimônia Gero Camilo ator, compositor e poeta que abre o evento todas as noites, com atuações que mescla humor, encenação teatral, descontração e música preparando a platéia para se deleitar com as produções cinematográficas que competem dentro da Mostra.

*********
Até o mais humilde colaborador integrante da equipe comandada pelo Jurandir e a Fernanda Kopanakis. Não é mole não, essa turma começa a trabalhar bem cedinho e só para alta madrugada.

**********
Hoje, com certeza, todos vão tentar sentar em uma poltrona do Teatro Banzeiros ou numa cadeira na área de dispersão aonde colocaram um telão, para assistir sossegado, pelo menos parte do show do Eliakin Rufino com o Princezito.

********
O interessante nisso tudo é que, pelo menos até a noite de quinta feira, nenhuma autoridade da cultura, estou me referindo ao secretário da Secel e ao presidente da Fundação Iaripuna ou seus representantes, haviam prestigiado o evento.

*********
Olha que essas pessoas são pagas e bem pagas para “valorizar” as atividades culturais ou de lazer, que acontecem em Porto Velho e Rondônia.

********
Com certeza hoje à noite eles vão aparecer, pois a noite de hoje da mais visibilidade por ser a noite da premiação.

********
Aí eles ou seus representantes, farão questão de serem citados e até convidados a entregar um dos Mapinguaris.

*********
Estamos acompanhando a produção do festival e na noite de quarta feira fomos ao Cinema no Terreiro quando a telona foi montada no Centro de Umbanda Senhor Ogum no bairro Três Marias.

*********
O filme exibido foi o premiadíssimo “Filhas do Vento” dirigido por Joel Zito Araujo que marcou presença no Terreiro.

********
O filme é emocionante, tanto quem a atriz Cristina Lago que está participando do Festcine como convidada especial, quase acaba de chorar, emocionada com a história do filme.

********
Cristina Lago que protagoniza o filme “Casamento de Mário e Fia” que foi exibido ontem (9) é rondoniense de Ouro Preto D’Oeste.

********
Cristina vai estar na próxima minissérie da Globo que deve estreiar em breve.

********
Depois da exibição do filme, a direção do Centro Senhor Ogum ofereceu saboroso jantar e promoveu uma seção de dança, com as filhas, filhos, mães e pais de santo “baiando” (dançando) e recebendo suas entidades. Foi realmente uma noite super cultural.

*********
Durante a apresentação foi festejado o aniversário da Mãe Nilza Menezes uma das nossas melhores poetas e escritoras rondonianas. Parabéns Nilza!

********
Por falar em felicitações: Ontem o secretario da Secel Emanuel Nery empossou o José Monteiro Coordenador dos Pontos de Cultura Rondônia.

********
Monteiro ofereceu café da manhã regional à turma da Secel e se disse feliz por reassumir o cargo. Valeu!

Nenhum comentário: