Em sua primeira edição, o projeto “Famtour”, que tem como significado “Familiarização Turística” foi sucesso garantido. Uma ideia inovadora executada pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), que visa promover o turismo na região, e traz como diferencial a integração de influenciadores digitais, que reforçam a divulgação dos pontos turísticos do Estado.
O
projeto piloto em Rondônia chamou a atenção da classe empresarial do segmento,
como agências de viagem, restaurantes, hotéis, entre outros, que “abraçou” a
iniciativa e somou com o Governo do Estado para a realização do passeio
turístico com o grupo composto por guias, agentes de turismo, turismólogos e
influenciadores digitais que atuam no setor, selecionados através de Edital
de Chamamento Público. Os participantes atenderam aos critérios
contidos no edital e por esse motivo foram integrados ao projeto, incluindo os
guias de turismo que já são registrados no Ministério do Turismo.
De
acordo com o superintende da Setur, Gilvan Pereira, o projeto faz parte das
ações estratégicas do Governo do Estado, com intuito de impulsionar o setor
turístico da região, através da participação de influenciadores. “A Famtour é
um projeto que acontece há vários anos em diferentes estados para mostrar seus
atrativos turísticos. Porém, Rondônia vem com essa novidade, com a integração
dos influenciadores digitais para reforçar a promoção do Turismo no Estado. E
isso está sendo construído através da atual gestão. Contamos com a participação
dos guias de turismo e das agências de viagem”, detalhou.
A
inciativa para a realização desta primeira edição do projeto, contou ainda com
a participação do Conselho Municipal de Turismo dos municípios de Cacoal, Ouro
Preto, Presidente Médici e Nova União, além da classe empresarial do ramo.
A parceria
dos empresários colaborou como uma grande estratégia para apresentar ao grupo
de visitantes, o seu produto e a sua empresa. Ainda de acordo com o
superintendente da Setur, Gilvan Pereira, este é um novo tempo de se fazer
Turismo em Rondônia. “Já planejamos o projeto de mais quatro Famtour para o
próximo ano, com novos roteiros, devido ao sucesso que tivemos”, destacou
Gilvan.
A
coordenadora de Ações Turísticas da Setur, Lidiane Bandeira salientou que a
proposta das viagens do projeto é, também, uma forma de treinamento para todos
os agentes de viagens envolvidos que têm a oportunidade de conhecer os
destinos, suas ofertas técnicas e turísticas.
A
ideia é empreender e comercializar os atrativos turísticos. “Desde o início do
roteiro das viagens temos recebido bons feedbacks por parte do grupo envolvido
e isso é muito gratificante, pois sabemos que através dessa iniciativa teremos
um ótimo retorno para o segmento”, observou.
O
resultado desse trabalho é fruto de uma estratégia de governança planejada desde
o início da atual gestão, em conversação com a classe empresarial e com os
municípios. Com base nessas tratativas, a Setur elaborou os roteiros para a
programação. A Famtour teve a participação da equipe técnica do Governo,
composta por 10 pessoas e 25 profissionais do setor, entre representantes de
agências, influenciadores, guias e turismólogos.
ROTEIROS
A
programação da Famtour 2020, ocorrida no período de 1 a 5 de dezembro foi bem
diversificada e recheada de aventuras. O roteiro passou por Nova União, Ouro
Preto do Oeste e Cacoal, além disso, os participantes também tiveram a
oportunidade de conhecer um pouco mais da gastronomia da região e desfrutar das
belezas naturais da região. Quem participou, garante: vale a pena explorar o
potencial turístico de Rondônia!
Entre
os lugares de visitação estão o Vale das Cachoeiras em Nova União, hotéis com
serviço de hospedagem e parque aquático, Centro de Pesquisas e Museu de
Arqueologia de Rondônia em Presidente Médici, Agroindústria Cachaça Guisepe
Lorenzon, propriedade de Cafeicultores Família Bento, na Comunidade Santa
Terezinha, Cabana do Peixe e trilha na Pedrona, em Cacoal.
Com o
projeto decolado, agora os municípios, por meio das secretarias municipais de
turismo terão um estímulo a mais para planejar seus roteiros turísticos e
fortalecer o segmento na localidade.
Recentemente,
a Setur preparou um encarte contendo imagens e informações dos melhores pontos
turísticos do Estado a serem distribuídos aos setores de hotelaria, agências,
entre outros locais voltados ao seguimento.
Para o
secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Cacoal, Elias Nunes de
Oliveira, a primeira edição do projeto representa uma grande oportunidade de desenvolver
ainda mais o turismo em Cacoal. “Acredito que esta é apenas a primeira edição
de muitas que irão acontecer nos próximos anos. Agradecemos a todos os
parceiros envolvidos. Esse é um marco da geração de emprego e renda a partir do
turismo em Cacoal e em Rondônia”, destacou.
A
influenciadora digital, Thaís Lourenzzo participou da primeira edição da
Famtour e afirmou ser uma experiência maravilhosa e única, em que pôde conhecer
de perto muitos dos pontos turísticos da região e observou ainda a boa
estrutura apresentada pela classe empresarial. “Há uma boa receptividade por
parte das empresas, sendo muito bem estruturada. Pude perceber que Rondônia não
fica atrás de muitos estados, pelo contrário, muitas empresas investem e
incentivam o turismo. Agora a população precisa conhecer e sentir essa
experiência maravilhosa”, declarou.
Para
2021, a expectativa é que sejam realizados quatro projetos, sendo um voltado à
pesca, um passeio às cachoeiras de Alto Alegre, passeio a Guajará Mirim e ao
Forte Príncipe da Beira. Esta é uma iniciativa do Governo de Rondônia em
proporcionar um novo tempo para o setor, alavancando o potencial turístico do
Estado para o Brasil, gerando oportunidades. (Fonte Secom).
Nenhum comentário:
Postar um comentário