segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Lenha na Fogueira - 22.12.2020

 



A Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural informa aos interessados e a comunidade portovelhense que vai realizar audiência pública nesta terça-feira (22), às 10 horas, no Teatro Banzeiros, no formato presencial e com transmissão online por meio de plataforma digital na internet para concessão dos espaços da EFMM – Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

***********

Será que o Manuel Português vai marcar presença hoje no Teatro Banzeiros?

**********

Hoje o Estado de Rondônia completa 39 anos de sua criação. Para lembrar data tão importante solicitamos ao Memorialistas Anizinho Goarayeb autorização para publicar nesta coluna o que ele escreveu e postou nas redes sociais, sobre a criação do Estado de Rondônia:

**********

PARABÉNS RONDÔNIA - 39 ANOS

**********

O Estado de Rondônia foi criado através da Lei Complementar No. 41, aprovada no plenário da Câmara Federal no dia 19 de dezembro e sancionada pelo Presidente João Batista de Figueiredo no dia 22 de dezembro de 1981.

**********

Sua instalação aconteceu no dia 04 de janeiro de 1982.

**********

O primeiro governador do Estado foi o Cel. Jorge Teixeira de Oliveira, nomeado em 29 de dezembro de 1981, que já governava na transição de Território para Estado.

***********

O segundo governador foi o Professor Ângelo Angelim, indicado pela Assembléia Legislativa em 15 maio de 1985.

**********

Somente em 1986, aconteceram as eleições para se eleger o primeiro governador do Estado, quando foi eleito o advogado Jerônimo Garcia de Santana, conhecido popularmente como "Bengala".

***********

A Bandeira do Estado foi criada pelo amigo Silvio Carvajal Feitosa, que na época era acadêmico de arquitetura e o Brasão do Estado foi uma criação do também amigo e jornalista Marco Aurélio Anconi.

**********

Parabéns ao meu querido Estado de Rondônia pelos 39 anos de criação. ANÍSIO GORAYEB.

 

Nenhum comentário: