segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Escolas de samba de Porto Velho Declaradas Patrimônio Cultural


Os vereadores de Porto Velho aprovaram na tarde de segunda feira 11, por unanimidade, quatro Projetos de Lei (3927, 3928, 3929 e 3935) do vereador Aleks Palitot que reconhece as escolas de samba Império do Samba, Asfaltão, Acadêmicos do Armário Grande e Unidos da Rádio Farol respectivamente, em Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Porto Velho.
A escola de samba Os Diplomatas a mais antiga de Rondônia, já havia sido reconhecida. “Agora vamos marcar audiência com o prefeito Hildon Chaves para que ele sancione os Projetos inclusive o da escola Diplomatas em ato que deve ocorrer em seu gabinete com a presença de toda e imprensa”, disse o vereador Palitot.
Agora cinco das principais escolas de samba filiadas a Federação da Escolas de Samba de Porto Velho – FESEC passam a contar com o reconhecimento da capital do estado de Rondônia. “As escolas Acadêmicos do São João Batista e Acadêmicos da Zona Leste não entraram no Projeto do vereador Aleks Palitot porque a constituição diz que para uma entidade ser reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial deve estar funcionando a pelo menos 25 anos e as duas agremiações ainda não alcançaram essa idade”, disse o presidente da Fesec Reginaldo Cardoso.
Os carnavalescos de todas as escolas de samba filiadas a Fesec prestigiaram com suas presenças a seção da Câmaras de Vereadores na qual os Projetos foram aprovados na tarde de segunda feira dia 11. “O próximo passo é propor a transformação dessas agremiações em entidades de Utilidade Pública”, disse Palitot.
O carnavalesco Antônio Chagas Campo – Cabeleira um dos fundadores da escola de samba Os Diplomatas que completou 61 anos no último dia 4, e hoje é o presidente da escola Acadêmicos do Armário Grande agradeceu o vereador Aleks Palitot pela consideração para com nossas escolas de samba. “Esse menino merece nosso respeito, pelo trabalho em prol da cultura popular da nossa cidade”, disse Cabeleira.
Presente a seção, o diretor de Cultura da Funcultural Eudes Claudino convidou os dirigentes de escolas de samba, para a reunião que deve acontecer nesta quarta feira 13, com o superintendente da Sejucel Jobson Bandeira. “Vamos falar sobre a parceria do governo estadual, na montagem da estrutura de arquibancadas, camarotes, iluminação e sonorização para os desfiles das escolas de samba que no próximo ano, deverão acontecer na avenida dos Imigrantes”, disse Eudes.

Nenhum comentário: