sábado, 30 de novembro de 2019

Lenha na Fogueira - 1º.12.19


Ontem a Banda do Vai Quem Quer abriu a comemoração dos seus 40 anos, desfilando pelas ruas de Porto Velho sempre às tarde de sábado de carnaval.
***********
A abertura da comemoração aconteceu durante feijoada servida no Clube da OAB onde se apresentou o cantor Silvinho Santos, Louro Rodrigues e Banda e a Banda Gata Forrozeira.
**********
As dependências da OAB estavam literalmente lotadas o que prova, o quanto a Banda é querida. Três jovens desfilaram Denise, Fernanda e Jaqueline,  como candidatas a Musa da Banda em 2020, além da apresentação especial da Musa das Musas Dulce Silva que se apresentou ao som do samba “Bole Bole” levando os presentes, principalmente os do sexo masculino, a loucura com sua sensualidade.
**********
A presidente Siça Andrade anunciou que a programação dos 40 anos da Banda, acontecerá até o desfile do dia 22 de fevereiro. “Serão sete eventos especiais, nos quais vamos exaltar cada década da existência do nosso bloco”, disse a presidente.
*********
A festa de abertura começou às 11 horas da manhã e só terminou por volta das 22 horas. “Essa Banda é realmente o melhor bloco de Porto Velho”, disse animado o pai do deputado Eyder Brasil senhor Maranhão que não parava de dançar.
**********
Outra festa que reuniu bastante gente foi à abertura do Natal Porto de Luz que aconteceu na noite de sexta feira 29, no Espaço Alternativo.
************
Foi um momento mágico para centenas de crianças presentes no Espaço Alternativo principalmente na hora da chegada do Papai Noel.
*************
Para marcar a abertura do “Natal Porto de Luz”, as luzes da passarela que foi decorada para o período, foram acesas por um dispositivo acionado pelo prefeito.
***********
A noite foi marcada ainda por várias apresentações envolvendo alunos das escolas municipais de música e da Escola Municipal Bilíngue de Porto Velho, além do Ballet Funcultural, Orquestra de Metais Instrumental Casa Versátil e da Mapo - Madeira Popular Orquestra. “Sempre no Natal todos nós passamos por um momento de reflexão aonde chegamos à conclusão de que o mais importante é pregarmos a união e o amor. E é por isso que estamos aqui, para juntos celebrarmos esse momento tão especial”, disse o prefeito.
*************
A programação cultural continuou a boca da noite de ontem sábado 30, com o Coral da Igreja Assembleia de Deus, seguido da Banda da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e apresentação do Ministério de Dança Corpo de Cristo.
************
É isso aí, o momento é de nos concentrarmos nas festas natalinas, buscar a paz para nossos corações e fazer o bem sem olhar a quem. Enfim é Natal!
***********
Por falar nisso uma empresa que está operando em Porto Velho há poucos meses e não está bem na foto com a população, por estar agredindo o bolso do concumidor, com seus preços considerados exorbitantes.
************
Talvez na tentativas de fazer as pazes com a população, contratou uma empresa especializada em decoração de natalina, para iluminar a Praça das Caixas D’água. Tive acesso ao Projeto de como será feita a iluminação da Praça das Caixas D’água e posso garantir que é muito bonita.
***********
O responsável pela empresa contratada para iluminar a praça me encontrou sexta feira e disse que a prefeitura não autorizou a instalação da iluminação na Praças das Caixas D’água. Na hora que a prefeitura autorizar, montaremos toda a estrutura em no máximo dois dias, disse o responsável pela iluminação.
***********
Se tudo tivesse corrido como o programado,  a iluminação da Praça das Caixas D’água seria acionada na noite deste 1º de dezembro.
***********
Agora é ficar esperando o Dia Sete chegar, para participar da festa pelo Dia Nacional do Samba, cuja data oficial, é amanhã dia 2 de dezembro. Fui!

TRATADO DE PETRÓPOLIS - Revisando a história da história do Acre e Rondônia


Na manhã da última quarta feira 27, o auditório da Escola do Legislativo de Rondônia que conta em sua diretoria com a administração do jovem Fábio Ribeiro, recebeu os historiadores Anísio Gorayeb - Anisinho; professor Celio Leandro da Silva e o escritor Francisco Matias e jornalista Lucio Albuquerque - Mediador. Para discutir sobre o Painel “O Tratado de Petrópolis, firmado em 17 de novembro de 1903 em Petrópolis que 116 anos”.  O Tratado de Petrópolis formalizou a permuta de territórios entre Brasil e Bolívia — uma faixa de terra entre os rios Madeira, o rio Abunã do Brasil para a Bolívia — e o território do atual Acre da Bolívia para o Brasil.
Quem abriu o Painel foi o professor Celio Leandro do colégio Major Guapindaia que começou sua explanação lembrando: “O Tratado de Petrópolis é da maior relevância, não somente para a região, mas para a história do Brasil”. A palestra do professor Célio foi sobre “Barão do Rio Branco, sua importância para o interesse nacional”. Foi Rio Branco quem conseguiu negociar a conquista de parte do Rio Grande do Sul e do Amapá. Rio Branco tratou e formatou a compra do Acre da Bolívia pelo Brasil. O Estado de Rondônia foi favorecido com o tratado e pela compra do Acre da Bolívia, que originou a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré ligando Guajará-Mirim até Porto Santo Antônio, que originou Porto Velho. 
O segundo tema discutido foi:  “O Tratado de Petrópolis, motivos e a importância da Guerra do Acre para sua construção”,  defendido pelo economista escritor e jornalista Anísio Gorayeb - Anisinho. Na realidade Anisinho discorreu sobre as três tentativas dos brasileiros em conquistar as terras acrianas que pertenciam à Bolívia. “Essas batalhas tinham como principal objetivo o domínio dos seringais produtores do Látex que transformados em pelas de borracha eram comercializadas nos Estados Unidos que as transformava em peças automotivas já que o veiculo carro movido à propulsão motora acabara de ser inventado e precisa de pneus, câmaras e outros componentes para ser fabricado, daí a importância da borracha para o mundo”.
A República do Acre foi proclamada três vezes, a primeira pelo espanhol Luís Gálvez Rodrigues Arias em julho de 1899. A segunda foi proclamada em novembro de 1900 tendo o brasileiro Rodrigo de Carvalho assumido como presidente, porém, em dezembro do mesmo ano (Véspera de Natal), os bolivianos dominaram de novo a província.
A Terceira República Acriana foi proclamada pelo “miliciano” Plácido de Castro em 1903, que invadiu a cidade de Xapuri e rendeu os soldados bolivianos e com isso entrou para história do Brasil como Herói.

TRATADO DE PETRÓPOLIS – REVISÃO HISTÓRICA

No próximo dia 20 deste mês de dezembro, o historiador professor Francisco Matias vai promover o lançamento do Livro “O Tratado de Petrópolis” cujo conteúdo esclarece ou atualiza fatos, que até então eram desconhecidos por exemplo: Matias em suas pesquisas descobriu que o Brasil Jamais entrou em conflito armado com a Bolívia. “Não morreu nenhum boliviano e nenhum brasileiro, até porque, a tão falada guerra entre Brasil e Bolívia nunca aconteceu”, garante Matias explicando, o conflito armado se deu com os Peruanos. Acontece que o Brasil negociou através do Tratado de Petrópolis diplomaticamente com a Bolívia, a parte das terras pertencente ao Acre que o Brasil almejava e foi paga em Libra Esterlina e foi muito cara, porém nessa área também existiam terras pertencentes ao Peru e isso não foi negociado, daí o governo Peruano enviou suas tropas para defender seu legado o que provocou a “Guerra do Acre”.
 “Para se fazer idea da posse peruana, à área do nosso Distrito de Calama e do município de Humaitá no Amazonas pertencia ao Peru”, explica Francisco Matias e lembra: “Onde você pisar em terras que hoje formam o estado de Rondônia você está pisando num seringal”.
Tem mais, os termos ou acordos firmados entre Brasil e Bolívia com a assinatura do Tratado de Petrópolis até hoje continuam em plena execução. Exemplo: A Ponte do Abunã, a Ponte sobre o Rio Madeira aqui em Frente a Porto Velho tudo faz parte do Tratado. Apesar do Brasil ter pago à Bolivia o valor de US$ 2.8 bilhões o conflito ainda não terminou querem ver: O Peru até hoje reclama a posse de Humaitá (AM).
No livro do Matias você vai encontrar os tópicos: A Ferrovia Madeira-Mamoré nunca foi boliviana, mas sim americana. Em 1914 passou a ser inglesa e canadense. 
Assim que Matias terminou sua explanação, o mediador Lucio Albuquerque passou a transmitir as perguntas enviadas pelos alunos da Escola do Legislativo, Major Guapindaia e plateia presente aos palestrantes. O encontro terminou com o Coffee Break. e uma reunião entre os palestrantes e alguns convidados, na sala do Diretor da EL Fabio Ribeiro.

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Lenha na Fogueira - 30.11.19


Na última quarta feira 26, os alunos de Letras Português da Unir promoveram um curso sobre a leitura de literatura produzida por mulheres negras e indígenas com o título: “A escrita feminina em Porto Velho”.
*************
Muito bacana a iniciativa dos acadêmicos da nossa UNIR que contaram com a parceria de dois Projetos de Extensão: “Ensino de Línguas e Literaturas” sob a coordenação da professora Drª Ana Maria Aguilar e o Projeto “Lendo Mulheres Negras e Indígenas” nas Escolas de Porto Velho, coordenado por Patrícia Pereira e Beatriz Lima.
***********
Outra iniciativa que merece elogios, foi a desencadeada hoje pelos órgãos de segurança no complexo habitacional, “Orgulho do Madeira”. Já era tempo do poder publico tomar alguma decisão sobre a falta de segurança naquele Conjunto. Parabéns a todos  que participaram da Operação.
**********
Aliás, acompanhando o noticiário sobre nossa cidade município Porto Velho, fiquei estarrecido com a falta de responsabilidade de nossas autoridades no que diz respeito a nossa população.
*********
Temos o caso do transporte escolar o “calo seco” do prefeito da capital; Outro problema que teima em não ser resolvido, é a tal de Revitalização do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
***********
O Banzeiro do Madeirão já havia avisado aos “Engenheiros” de plantão, que o tal “Enrocamento” das BARRACANCAS da sua margem direita, não tinha como dar certo e mesmo assim, os “entendidos” teimaram em repetir, o que não havia dado certo no bairro Triângulo há poucos anos.
***********
Porto Velho é sinônimo de obras que não andam ou não tem solução, exemplo: A estrada do Belmonte que só é lembrada quando começa a temporada de chuva e o lamaçal impede o trânsito, ou então quando o Rio Madeira Começa a secar e leva o barranco com o fenômeno conhecido como “Terra Caída”.
**********
Aquela obra da avenida Mamoré perto da Inocêncio, é um transtorno para os moradores daquela área e em especial, para os estudantes de um faculdade particular que fica nas imediações e até atrapalha o faturamento dos vários Motéis que existem na área.
**********
Lembra o Teatro Palácio das Artes – Rondônia. Quando foi que aconteceu a última atividade ali. Acho que faz mais de ano que os produtores culturais aguardam o REPARO que deve ser feito na instalação de UMA VARA que segura as Cortinas. A Vara caiu ou quebrou e nunca mais se soube notícia se estão providenciando ou já providenciaram sua substituição.
**********
A VARA do Teatro está quebrada, mas, a conta de luz não para de chegar, pois a dita VARA não precisa de iluminação, mas, o prédio como um todo precisa e é o dia todo, todo dia. Quem é o responsável pela administração do Teatro! A Sejucel ou a Seduc?
***********
O prédio do Antigo Sated na 7 de Setembro em frente ao Ferroviário  está fechado para reforma faz tempo. Tiraram um bocado de entidades que funcionavam nele e nada fizeram. Por quanto tempo ainda vai ficar fechado?
**********
O Espaço Alternativo uma das obras mais bonitas do governo Confúcio Moura está entrega a marginalidade. Ninguém sabe quem é o responsável pela sua manutenção. O governo até hoje não o inaugurou em sua plenitude e assim sendo, também não passou a administração para a prefeitura, daí, quem comanda são os ambulantes que não precisam pagar nada para armar a barraca e ainda transformam do ambiente, num verdadeiro Mercado Persa.
***********
Após determinada hora da noite, quem toma conta da pista são os usuários de drogas, inclusive utilizam muita bebida alcóolica. Muitos aparelhos estão quebrados. É uma vergonha a falta de respeito das nossas autoridades para com o espaço.
**********
Depois disso tudo, só indo degustar a Feijoada da Banda do Vai Quem Quer na OAB e a noite, assistir a peça “A Borracheira” lá no Tapiri do Chicão Santos!

Feijoada abre comemoração dos 40 anos da Banda do Vai Quem Quer – na OAB


A direção do maior bloco carnavalesco da Região Norte a Banda do Vai Quem Quer, abre as comemorações relativas aos 40 anos de sua existência, na manhã deste sábado dia 30, a partir das 11 horas.
A programação começa às 11 horas com a Feijoada que será servida aos que adquiriram convites. “Na oportunidade vamos apresentar as candidatas a Musa da Banda para o carnaval de 2020 num show muito bem elaborada pela nossa equipe de produção que contará com a participação especial da Musa Dulce Silva. Seis candidatas vão desfilar mostrando a beleza e a sensualidade característica das Musas da Banda”, disse a presidente Siça Andrade.
Durante a feijoada o cantor/compositor Silvinho Santos que também é o diretor musical da Banda, vai apresentar repertório diversificado com muita MBP, Marchinhas da Banda, Forró, Música Sertaneja e a MPB-BERA.
As 15 horas que sobre ao palco é o músico Louro e banda que vai apresentar muito samba, pagode e axé. Quando a noite chegar quem vai tomar conta do palco da OAB é o maestro Andrezinho e a Banda Gata Forrozeira. “Nossa intensão é só terminar a festa, por volta das dez horas da noite”, disse Siça.
A Banda do Vai Quem Quer foi criada em janeiro do ano de 1981, por uma série de carnavalescos liderados pelo General Manelão. “Portanto, em 2020 vamos completar 40 anos de desfilando no carnaval de Porto Velho. O fundador Silvio Santos lembra que muita gente confunde o número de desfiles com o número de anos de existência. “Acontece que o primeiro desfile da Banda foi no carnaval de 1981, precisamente no dia 28 de fevereiro daquele ano, isso quer dizer, que vamos completar 40 anos de desfile e não de idade”. eis a diferença”, explica Sílvio.
Na portaria da OAB a equipe da Banda estará vendendo convite para a Feijoada. “As camisetas foram vendidas a parte e já acabaram”. O interessado apenas em curtir os shows musicais paga apenas R$ 10 pelo ingresso, que pode ser adquirido na portaria do Clube da OAB a partir do meio dia, a rua Rio de Janeiro em Porto Velho.

Frente Parlamentar em Defesa da Cultura é lançada durante congresso em Brasília


Profissionais da cadeia de eventos de todo o país estiveram reunidos na capital federal, nos dias 26 e 27 de novembro, para a quarta edição do Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos; debates sobre o ECAD, a meia-entrada e o reconhecimento da profissão de produtor de eventos foram os destaques a pauta do encontro, que marca o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e do Entretenimento
Uma data histórica para o setor de eventos no Brasil. Assim pode ser definido 27 de novembro de 2019, dia em que foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e do Entretenimento. A solenidade, realizada durante o IV Congresso dos Promotores de Eventos, em Brasília, reuniu produtores de eventos de todo o país e quase 30 autoridades políticas.
As atividades do segundo dia do Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos foram iniciadas com a presença de importantes nomes da política e turismo do país, como, o Ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antonio, Senador Rodrigo Pacheco, Presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, Presidente da Embratur, Gilson Machado, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e do Entretenimento, deputado federal Felipe Carreras (PSB) e outras importantes figuras políticas atuantes em Brasília.
De acordo com o deputado federal Felipe Carreras (PSB), a Frente foi lançada com o objetivo de criar uma maior representatividade dentro do Congresso Nacional para os profissionais que atuam na cadeia de eventos. "É na Câmara de deputados que grandes temas do Brasil são discutidos e leis são elaboradas. Eu acho que com essa frente a gente aproxima a casa do povo brasileiro a esse importante setor para e economia do país que é o setor de entretenimento. É um passo importante. Pretendemos pautar desafios históricos e fazer com que nós venhamos a ter conquistas através de leis que venham proteger e incentivar o setor, para gerar mais empregos e mais renda. Que possamos fazer mais eventos e levar mais alegrias para o povo brasileiro", explicou o parlamentar.
Duas demandas foram apontadas como prioritárias pelo deputado para serem tratadas pela Frente Parlamentar. A primeira é sobre o reconhecimento da profissão de produtor de eventos e a segunda sobre o tão polêmico e questionado método de cobrança do ECAD, que devem entrar em pauta em breve no Congresso Nacional.
O presidente da ABRAPE, Carlos Alberto Xaulim, comemora esta aproximação do setor de eventos com o parlamento brasileiro. "Este é o movimento político mais importante na história das relações entre os produtores, artistas, integrantes da cadeia produtiva da indústria criativa e o Parlamento Brasileiro na construção de um modelo mais justo e harmonioso para todos. Temos que avançar e corrigir rumos em muitas questões. Essa é a hora de mostramos toda a nossa força, e a maioria desse aperfeiçoamento precisa passar pelo Parlamento. A ABRAPE está sendo a catalisadora e impulsionadora desse movimento. O deputado federal Felipe Carreras foi essencial, para essa materialização", disse Carlos Alberto Xaulim.
Reconhecimento
A ABRAPE busca também, por meio da criação da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e do Entretenimento, o reconhecimento da profissão de produtor de eventos. O presidente da entidade, Carlos Alberto Xaulim, explica que o principal objetivo com este reconhecimento é criar legalidade. "Nós não podemos transacionar com o poder público. Temos legitimidade, mas não temos legalidade. O corretor de imóveis pode vender, o jornalista pode negociar serviços para o estado e nós não. Somos tidos como atravessadores. Somos uma categoria que é muito importante para o país economicamente, com a geração de empregos, principalmente os temporários. Não tem uma categoria que gere tantos empregos temporários como a nossa, e sem o reconhecimento da nossa profissão, ficamos limitados em várias questões", explicou Carlos Alberto Xaulim.
Meia-entrada
Outro tema importante muito debatido durante o congresso foi a meia-entrada. Segundo o presidente Carlos Alberto Xaulim, a ABRAPE considera o setor como única atividade econômica do Brasil que sofre com o confisco de 50% da sua receita bruta pela obrigatoriedade da concessão do privilégio de conceder descontos a estudantes, idosos, portadores, de necessidades especiais, jovens de baixa renda, doadores de sangue e professores sem contrapartida ou benefício. "Se o Estado entende que parte da sociedade deve ter privilégios, ele que arque com custos dessa iniciativa. Não pode imputar ao privado esse dever. A meia-entrada é um absurdo jurídico. Trata ao mesmo tempo pessoas iguais de maneira desigual e pessoas desiguais de maneira igual. Na prática, ela não traz benefício a ninguém, afirmou.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Lenha na Fogueira - 29.11.19


A construção da Cidade da Cultura no Parque dos Tanques ta começando.
**********
Tanto que o governo do estado de Rondônia enviou oficio a diretoria de Federon, informando que em virtude do inicio da Construção da Cidade da Cultura, o galpão que hoje abriga a sede da entidade, que comanda os grupos folclóricos deve desocupa-lo  em três dias.
***********
Acontece, que a empresa vencedora da licitação, vai utilizar o galpão como refeitório e escritório administrativo, inclusive, os equipamentos da empresa já estão chegando ao Parque daí o prazo de apenas três dias para a Federon desocupar o local.
**********
O comunicado pegou a direção da entidade folclorista de surpresa, pois, apesar de saber que a construção deveria começar ainda este ano, para que o prazo seja cumprido, jamais esperava que tivesse apenas três dias para deixar o logradouro.
**********
Apesar do transtorno que a mudança deve provocar, os folcloristas estão esperançosos com o inicio da construção da Cidade da Cultura no Parque dos Tanques.
**********
O presidente da Federon Fernando Rocha postou nas redes sociais, que a obra representa a emancipação dos grupos folclóricos, pois, quando estiver pronta e funcionando, a Federon e qualquer outra entidade cultural, poderá utiliza-la inclusive cobrando ingresso o que para os Grupos Folclóricos, representa a libertação da dependência dos recursos do governo, até porque, escreve Fernando, não será mais necessário alocar arquibancada, camarotes e tendas e mais, a exemplo do Teatro Palácio das Artes, basta a Federon cumprir as exigências que devem constar do Regimento Interno sobre o uso do espaço e recolher a taxa de aluguel temporário, assim sendo,  a entidade poderá cobrar ingresso e com o arrecadado financiar a montagem dos temas dos grupos folclóricos a ela filiados. “Será o nosso grito de independência”, postou Fernando.
***********
Quem já está providenciando a mudança do local, é a Escola de Samba Acadêmicos do São João Batista cuja sede, é no Parque dos Tanques.
**********
Por falar nisso, ontem a noite 28, estava marcada reunião entre a diretoria da Federon e alguns deputados estaduais, entre eles o Eyder Brasil, a pauta era recursos para os grupos folclóricos que irão se apresentar no Arraial Flor do Maracujá 2020.
**********
A Federon inclusive, já distribuiu convite para a Festa de Confraternização e Prestação de Contas do Flor do Maracujá 2019 e entrega por parte da Sejucel, da Premiação dos Itens melhores classificados no Arraial deste ano.
*********
Agora devem estar verificando outro ambiente para realizar a festa, que por sinal, é sucesso todo ano.
*********
As escolas de samba sabedoras de que a construção da Cidade da Cultura iria iniciar este ano, até porque, o contrato diz que a empresa tem que realizar este ano de 2019, pelo menos 20 por centro da obra, há alguns meses, decidiu em parceria com a Funcultural e Sejucel que os desfiles no carnaval de 2020, acontecerão no Espaço Alternativo no dia 29 de fevereiro.
**********
Aliás, no próximo dia 7 de dezembro,  a Funcultural em parceria com a Escola de Samba Asfaltão e Federação das Escolas de Samba – FESEC vai comemorando Dia Nacional do Samba no Mercado Cultural.
*********
Agora falta só as escolas de samba cumprirem o que ficou decidido na última reunião da Fesec, que aconteceu na Câmara dos Vereadores de Porto Velho quando ficou acertado, que as Escolas têm até o dia 10 de dezembro, para apresentar seus enredos para o carnaval de 2020.
**********
Só quem ainda esta na dúvida sobre qual enredo vai apresentar no desfile de 2020,  é a Acadêmicos do São João Batista. Pai Beto está estudando dois bons temas. Eis o Dilema! Um já tem até o samba pronto e o outro acena com bom patrocínio.
**********
O certo, é que a nossa tão sonhada “Cidade da Cultura” terá o inicio de sua construção no máximo, no inicio de dezembro. Que bom!

Nesta sexta feira Asfaltão realiza 9° Baile Brega


O Baile Brega é um evento dançante que tem como objetivo reunir famílias e amigos dançando ao som de boleros e outros ritmos dançantes, que foram sucesso em décadas passadas. Assim, você terá a oportunidade de dançar de rosto colado ao som de músicas de Valdick Soriano, Wanderlei Andrade, Dona Onete, Reginaldo Rossi, Nelson Gonçalves, Altermar Dutra, Lindomar Castilho, Evaldo Braga, Angela Maria, Nubia Lafaiete, Jerry Adriane, José Augusto, entre outros que fizeram sucessos nas décadas de 1960/70/80 e 90. Muita música boa fará parte do repertório, que será executado na festa, no Clube da Associação dos Empregados da CERON - AEC, durante o Baile Brega da escola Asfaltão como forró e música retrô (do tempo da Discoteca). 

Concurso figurino Brega

Durante a festa, integrantes da diretoria da escola de samba, estarão observando o figurino dos participantes, para escolher aquele considerado mais “Brega”. 
        
Serviço:

QUANDO: Dia 29 de novembro (sexta)
ONDE: Clube da AEC
ENDEREÇO: Av. Tiradentes com Rio Madeira
HORÁRIO...: 22h;
ANIMAÇÃO: Banda Brega Show, composta por Nilson, Jailton, Tifani e Sombra.
Convites com a Diretoria!!!
CONTATO.: 
99982 - 9381 (Silvia) ou 98487 – 2816  (Vanilce)
Realização: Gres Asfaltão.

Papai Noel desembarca hoje no Espaço Alternativo


O Papai Noel, figura importante do natal, aparecerá de forma triunfal na passarela do espaço Alternativo em Porto Velho, local escolhido pela Prefeitura para a abertura do Natal Porto de Luz na noite desta sexta feira (29). Com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, o ‘Bom Velhinho’ chega até o ponto de apresentação num caminhão de combate.
Para cumprimentar o público presente, o Bom Velhinho faz um curto desfile na viatura dos bombeiros, do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira até a passarela, onde permanece durante toda a programação cultural para abraços e fotos com a criançada.
PROGRAMAÇÃO
A programação será aberta com a chegada do Papai Noel às 19h. Logo em seguida, 19h30, apresentam-se cerca de 300 alunos das três escolas municipais de música, que se prepararam ao longo de todo ano com o curso de musicalização infantil.
Fortalecendo a política de inclusão do município, durante a apresentação do coral, jovens da Escola Municipal Bilíngue de Porto Velho também se apresentam simultaneamente usando a Língua Brasileira de Sinais.
Na sequência, tem o Ballet Funcultural. Já as 20 h, a Orquestra de Metais Instituto Casa Versátil se apresenta e quem fecha a noite é o grupo Madeira Popular Orquestra.
Sábado (30), abre a noite o Coral da Igreja Assembleia de Deus, seguido as 19h30 da Banda da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e as 20h apresentação do Ministério de Dança Corpo de Cristo.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Lenha na Fogueira 27.11.19

A Última Entrevista do Seu Euro Tourinho.
**********
No dia 12 deste mês, participei a convite da equipe de alunos de jornalismo da Uniron, responsável pela edição do E-book com a história do jornalismo em Rondônia, escalada para escrever sobre seu Euro: “Euro Tourinho – Pelos Olhos do Alto Madeira”.
**********
Acontece que há alguns meses, os jovens estudantes vinham tentando entrevistar o decano do jornalismo regional e em virtude do seu estado de saúde não conseguia, até que no dia 11 conseguiram autorização da família para executar a entrevista.
***********
Como eu havia gravado com a equipe, contando sobre o que sabia a respeito da trajetória do jornalista, que fez história escrevendo a Coluna Social Eurly nos anos 1950/60, já que fui Office boy do jornal Alto Madeira justamente, quando seu Euro estava começando a carreira jornalística fui convidado a acompanhar a entrevista.
***********
Por volta das 9 horas, do dia 12 deste mês de novembro, cheguei à sede do Jornal Alto Madeira a rua Imigrantes e lá encontrei a equipe de estudantes integrada pelos alunos Tamara Lima, Carlos Sabino, Manoel Victor Maciel, Nelson Maciel, Giuliana Miranda e Camile Buzzi e o jornalista economista Silvio Persivo, o fotografo Rosinaldo Machado e o irmão do seu Euro Manoel Tourinho.

**********
Câmeras e microfones instalados. Antes de a turma começar a fazer as perguntas, Manoel Tourinho recomendou paciência “pois o Euro não está muito bem”.
**********
As perguntas como não poderia deixar de ser, começaram pela trajetória do menino que chegou com seus pais em nossa região, pelo Vale do Guaporé e foi estudar em Manaus onde conheceu dona Maria Kang com quem se casou.
**********
“O pai da Maria  tinha um restaurante e meu pai o nomeou meu tutor, era ele quem recebia a mesada enviada para mim e por isso, sempre ia ao seu estabelecimento e ali, via aquela chinesinha bonita por quem me apaixonei e casei”.
**********
As histórias foram sendo lembradas e a turma estava extasiada assim como eu, com a memória do seu Euro que aos 97 anos de idade, lembrava-se dos mínimos detalhes de casos que aconteceram a dezenas de anos.
**********
Em determinado momento perguntaram: Como o senhor conheceu o Silvio Santos – Zekatraca? – “Ele era o menino que varria o jornal, além de fazer os recados do tipo, ir ao Correio levar e buscar correspondência entre outros afazeres, além de ser o entregador dos jornais dos assinantes de manhazinha”.
**********
Os jovens e ninguém que se encontrava no ambiente, notaram, mas, por dentro, me senti a pessoa mais privilegiada desse mundo, pela lembrança do seu Euro sobre minha passagem pelo jornal Alto Madeira entre os anos de 1958/1960. Chamei o fotografo Rosinaldo Machado de lado e falei: Sem dúvida, ele alcançara os Cem Anos de Vida.

**********
Minha profecia não deu certo. Segunda feira dia 25, quando estava escrevendo a Lenha na Fogueira, recebo a notícia de que seu Euro havia sido internado no hospital 9 de julho e o quadro não era animador. Mais tarde, quando já havia distribuído a Coluna, veio a noticia do seu falecimento.
***********
Lembrei-me da turma responsável em editar o E-book com sua história e falei: “Graças a Deus, tive o privilegio de participar da última  entrevista concedida pelo seu Euro Tourinho”.
***********
Obrigado equipe de alunos da Uniron orientada pelos professores de jornalismo Benedito Teles, Iule Vargas e José Gadelha.
**********
Euro sempre foi Euro em todos os lugares. Descansa em Paz, Mestre dos Mestres do jornalismo da região Norte!

RUMOS ITAU - Espetáculo sobre mulheres que vivem em ambientes machistas estreia em Rondônia


Baseado no livro Seringueiros da Amazônia – Sobreviventes da Fartura, de Nilson Santos, o grupo O Imaginário montou o espetáculo A Borracheira, dentro do projeto Memórias poéticas: sobreviventes do crescimento das árvores, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018. Com estreia marcada para os dias 29 e 30 de novembro, às 20h, na sede do grupo (Espaço Tapiri), a peça apresenta narrativas de mulheres que viveram e vivem em ambientes hostis e dominados pelo "pensamento-homem" nos seringais do Vale do Guaporé, em Rondônia. Aborda temas como questões de justiça e poder, relação de gênero, o universo feminino, assim como faz uma reflexão sobre o próprio sentido da representação cênica, a atuação das mulheres e o silenciamento de suas vozes. A apresentação do primeiro dia é para convidados e a do segundo, aberta ao público.
Em cena, pessoas despidas de seus gêneros narram memórias e interpretam histórias que se passam no seringal no meio da floresta Amazônica, refletindo sobre o ser humano e suas relações. Ainda, sintetizam as energias boas e ruins contidas nas histórias dos seringais com o intuito de transportar o espectador para outro universo, onde as sensações instigadas pelas histórias, movimentos e sons emitidos pelos corpos em cena são viscerais. A construção dramatúrgica, a pesquisa sonora e a manipulação desses áudios baseados em processos iniciados pelo grupo há cinco anos, ajudam na condução do público ao ambiente.

Sobre O Imaginário

Desde sua criação em 2005, a principal ação de O Imaginário é discutir o teatro, o público e a cidade, ação estratégica para o desenvolvimento de conceitos que asseguram a luta por um teatro insurgente e pela promoção do acesso do cidadão a arte como um direito social.
O Imaginário luta para manter viva as suas práticas de levar o teatro a todos os lugares, promover trocas com outros coletivos e compartilhar estudos, pesquisa e investigação, inovando e transgredindo a relação do teatro, mantendo o fortalecimento do fazer teatral no panorama Amazônico. Assume um lugar de destaque em suas pesquisas e em seus projetos. Já participou do Palco Giratório, do SESC; da VII Mostra Latino Americana de teatro de grupos. Ganhou os prêmios Funarte Petrobras, Myriam Muniz de Teatro, Edital Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, Edital Sesc de Artes Cênica, entre outros.
Ainda, o grupo mantem no seu espaço uma escola livre de formação de jovens artistas, promove residências artísticas com coletivos de outras regiões e recebe oficinas e espetáculos.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.
Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.
Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país.
Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.

SERVIÇO:
Rumos Itaú Cultural 2017-2018
Projeto: Memórias poéticas: sobreviventes do crescimento das árvores
Espetáculo A Borracheira
Dias 29 e 30 de novembro
Às 20h
Local: Tapiri – O Imaginário
Rua Franklin Tavares, 1353, Pedrinhas
Porto Velho (RO)
60 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos:
Dia 29/11 – Serão distribuídos convites para convidados, críticos, professores e alunos do curso de teatro da Universidade Federal de Rondônia, gestores culturais, programadores, curadores e artistas.
Dia 30/11 – Serão distribuídas senhas, com uma hora de antecedência, para o público em geral

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Lenha na Fogueira 26.11.19


Superintendência de Estado do Turismo (Setur) recebeu no sábado, 23, o Prêmio Quality Brasil 2019 pela International Quality Company, que em sessão plena de seu conselho nacional de honrarias e honorificências reconheceu a contribuição do Governo de Rondônia para o desenvolvimento socioeconômico do país. O prêmio faz menção à desova das tartarugas, na região de Costa Marques, ação que recebe o acompanhamento da empresa Ecovalle.
***********
Como nem tudo são flores: Ontem a tarde o Dr. Vitor Sadeck postou a seguinte nota nas redes sociais:
***********
É grave o estado de saúde do Jornalista Euro Tourinho, foi internado no UTI do Hospital 9 de Julho com quadro de insuficiência respiratória, agravada pela Pneumonia. Está sendo acompanhado pelos uteistas e demais médicos do hospital, onde é muito querido por todos, tendo seu filho Dr. Eudes Tourinho a seu lado. Vamos orar por ele.
**********
Que Deus conduza a saúde do nosso querido decano do jornalismo brasileiro, Euro Tourinho. Estamos rezando pela saúde do MESTRE.
**********
Quem também está internado só que na UTI do João Paulo II é nosso querido amigo carnavalesco Antônio Campo o Cabeleira. Desde a madrugada de sábado para domingo Cabeleira encontra-se em observação. Segundo fomos informados ele sofreu AVC seu estado de saúde inspira cuidados.
**********
Dois grandes amigos precisam e muito de nossas orações. Vamos nos pegar com tudo quanto é santo e rogar pela recuperação dos dois.
**********
Mais um espetáculo de balé aconteceu no teatro Guaporé, realização Prefeitura de Porto Velho, por meio da Funcultural, O diretor de Cultura da Funcultural Eudes Claudino postou o seguinte:
**********
Quero aqui agradecer nosso Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, pelo apoio que ele dá as essas crianças, e realizar o sonho de cada criança, em poder sonhar e ser uma bailarina, e um prazer ver a alegria dessas crianças, e a emoção dos pais, e parabéns ao nosso Presidente, Ocampo, por sempre apoiar nossa Cultura, eu sempre fico muito emocionado, em evento dessa natureza, Parabéns toda nossa equipe.
**********
É isso aí! Hoje e a vez da Escola de Música Som na Leste apresentar  seu Recital de encerramento 2019,  no Teatro Banzeiros, às 19h, com apresentações de violão, guitarra, teclado, bateria, flauta transversal, saxofone e também canto coral de musicalização infantil que marcará o encerramento das atividades desenvolvidas gratuitamente para crianças, jovens e adultos. A entrada é franca. Essa programação começou ontem.
**********
A escola de samba Acadêmicos do São João Batista fez uma apresentação sábado passado dia 23, no Novo Clube Ipiranga como atração principal do aniversário do empresário Dheep da Rover.
*********
A festa teve como Tema “O Dheep Mandou Entrar na Folia”. Os convidados que literalmente lotaram as dependências do Novo Ipiranga se encantaram com o espetáculo que foi a apresentação da escola de samba.
*********
Como destaque principal Dheep entrou na passarela em uma alegoria muito bacana como REI MOMO. O presidente da escola de samba Pai Beto e sua diretoria capricharam nas fantasias, em especial, nas apresentações do casal de Porta Bandeira e Mestre Sala, Rainha da Bateria, Destaques, Alas e trupe de passistas. A bateria foi um espetáculo a parte enquanto o interprete de samba enredo Claudiomar Rocca (Ex Banana) e o cavaquinista Walcir foram muito elogiados pelos presentes.
*********
Ali sentimos o potencial da escola azul e branca para o carnaval de 2020. Paulinho Santana agora diretor de harmonia da escola, manda o seguinte recado às coirmãs; “Se cuidem que a SJB vem aí, aliás, já está aqui”. Parabéns família azul e branca!