O
estado de Rondônia está participando da Conferencia Turismo Summit
2018 - Destinos Turísticos Inteligentes e Inovadora, que começou
no dia de ontem terça feira (4) e termina nesta quarta feira (5), em
Brasília (DF), com a presença do superintendente da
SETUR Gerçon Zanato e do técnico Idebert Santos.
Sobre
a abertura do evento a assessoria de comunicação do Ministério do
Turismo publicou matéria assinada por Lívia Nascimento. Acompanhe:
Teve
início na manhã de ontem, terça-feira (04), na sede do Sebrae
Nacional, em Brasília, a conferência Turismo Summit 2018 - Destinos
Turísticos Inteligentes e Inovadores. O evento reunirá, até hoje
(05), gestores públicos, coordenadores dos projetos de destinos
turísticos inteligentes, lideranças do setor, empresários e
estudantes para debater os impactos da transformação digital no
turismo e como a parceria entre Ministério do Turismo, Sebrae e
Embratur - organizadores do evento - poderá auxiliar o setor a se
adaptar à nova realidade.
Esta
é a primeira ação da mais recente parceria entre as entidades. O
Convênio de Cooperação Técnica, no valor de R$ 200 milhões,
permitirá promover ações para aumentar a competitividade das micro
e pequenas empresas que atuam no turismo. Com validade inicial de
dois anos, a ideia é que seja realizada inovação da oferta
turística, qualificação de produtos e serviços e promoção de
destinos, entre outras iniciativas.
“O
turismo é uma das duas grandes vantagens competitivas do Brasil, mas
ainda precisa evoluir muito. Uma atividade que gerou um em cada cinco
empregos no mundo na última década tem que ser vista com mais
atenção. Somos um país ainda muito fechado e isso sem dúvida
atrapalha o crescimento do Brasil e de todo o setor”, declarou o
ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. Mais de 70% das empresas do
setor são micro ou pequenas empresas. Durante os dois dias de
eventos são esperados cerca de 600 participantes.
No
turismo, as mudanças tecnológicas fizeram com que o setor evoluísse
da dinâmica de destinos analógicos (tradicional, off-line), para os
digitais (multicanal, online) e, agora, o desafio é transformá-los
em inteligentes (sensoriais). "A ideia dessa iniciativa é criar
uma rede de inteligência de informações para conectar esse setor e
por isso é tão importante realizar essa integração entre Sebrae e
Ministério do Turismo, uma parceria onde todos saem ganhando”,
afirmou o presidente do Sebrae Nacional, Afif Domingos.
Segundo
especialistas, o turismo tem interações diretas ou indiretas com 52
outras atividades econômicas, constituindo uma malha ampla e
complexa de encadeamento, que, a partir da internet, passou a ter uma
lógica diferente de atuação. Os intermediários tradicionais, como
as agências de viagens, ganharam a concorrência de plataformas
digitais e das Online Travel Agencies (OTA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário