sábado, 21 de maio de 2016

Lenha na Fogueira - 22.05.16



Uma das melhores programações deste sábado, é participar da abertura da exposição fotográfica da Marcela Bonfim no espaço Cojuba do poeta Dom Lauro. A turma vai estar por lá a partir das 20h30. Bacana é que além do trabalho da Marcela vamaos curtir, show musical com Bubu, Junior Jonshon, Basinho e até a bateria Pura Raça da Escola de Samba Aasfaltão com as pastoras e outras atrações.

*******
Amazônia Negra – Povos e Costumes e Influencias Negras na Floresta. Marcela imprimiu as fotografias diretamente na madeira. É um trabalho realmente diferenciado o da fotografa Marcela Bonfim. Vamos lá moçada.

*******

Ontem 20, a tarde, integrantes dos movimentos culturais em Porto Velho divulgaram, que ocupariam a sede o IPHAN em protesto pela extinção do Ministério da Cultura. Essas manifestações de protesto estão acontecendo praticamente em todo o Brasil. Nos locais onde não existe a representação do MinC a turma ocupa os prédios que abrigam qualquer órgão vinculado ao Ministério.

*******
Apesar de concordarmos com impecheament não aceitamos a barbaridade praticada pelo presidente interino, em extinguir o Ministério da Cultura. Ele que começou dando mancada, ao não nomear para sua equipe, nenhuma mulher e nenhum negro, ainda transformou o MinC numa mera Secretaria vinculada ao Ministério da Educação que passou a ser Ministério da Educação e Cultura.

*******
Fernanda Montenegro nossa maior artista de teatro/cinema/televisão postou nas redes sociais: “Temer vai pagar caro pela extinção do Ministério da Cultura”. Já está sofrendo as consequencias. Os pesos pesados da cultura brasileira junto com os militantes culturais, mobilizaram a comunidade de todo o Brasil e as ocupações estão acontecendo. Inclusive, alguns políticos respeitados nacionalmente estão se manifestando contra a extinção do MinC. Políticos aliados ao governo Temer.

*******

A coisa começou a feder a chifre queimado. Quem for podre que se quebre. Vamos ver quem tem roupa no quaradouro ou quem tem pano pr'as mangas. A classe artistica quando quer, é a mais forte em se falando de formadores de opinião. Fernando Motenegro quando fala todo mundo baixa a crista, suas declarações estão repercutindo no mundo todo e isso não é bom prum governo que está começando e não conta com a unanimidade nem dos seus “aliados”.

*******
Em Rondônia o único órgão ligado diretamente ao Ministério da Cultura é o IPHAN por isso a turma, segundo estava programado, deve ter invadido suas dependencias na tarde de ontem. Espero que desta vez o pessoal tenha tido coragem.

*******
Nós artistas, produtores culturais, não podemos ficar de braços cruzados esperando a “banda passar” com a aberração que foi a extinção do Minoistério da Cultura, uma das coisas que estava dando certo no governo do PT.

*******

Jamais contamos com tanto avanço na cultura brasileira como no governo do PT. Só passou cobra pelo MinC. Gilberto Gil, Juca Ferreira, Marta Suplici a única que não foi bem, foi a Ana de Holanda que queria elitizar o Ministério deixando de lado os Pontos de Cultura.

*******
O negócio é ocupar e não destruir o próprio público. Vamos nos unir aos lideres do movimento em prol da volta do Ministério da Cultura. Culturalmente falando o Brasil precisa cada vez mais fortalecer os movimentos culturais.

*******
A Cultura Viva tem que florescer. Os Prêmio, Editais e outros programas do MinC não podem deixar de existir. A Lei Rouanet é a salvação dos produtores culturais brasileiros, principalmente os que produzem em centros fora do eixo Rio/São Paulo.

*******


Vista a camisa da cultura e grite: Não a Extinção do MinC!

Nenhum comentário: