quarta-feira, 4 de maio de 2016

Lenha na Fogueira - 04.05.16



 Volta ao passado! A Associação dos Ferroviários de Rondônia conseguiu que osMinistériosPúblico Federal e Estadual intercedesse junto ao IPHAN no sentido de CERCAR ou ALAMBRAR o que ainda existe da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
********
Estamos revivendo os desentendimentos entre o primeiro prefeito do município de Porto Velho Major Fernando Guapindaia de Souza Brejense e a administração da empresa anglo/canadense Madeira Mamoré Railway que culminou com a instalação da chamada “Linha Divisória”.

********
Agora a Associação dos Ferroviários solicitou e os MPS Federal e estadual recomendaram ao IPHAN que por sua vez mandoiu a prefeitura de Porto Velho constuir uma Cerca e dessa vez, não é apenas uma cerca que divide a cidade da Praça da Madeira Mamoré não!

********
Estão cercando todos os galpões, oficina, rotunda, vagões, locomotivas, enfim tudo quanto é patrimônio que pertença a Madeira Mamoré. O complexo vai se transformar num verdadeiro labirinto com alambrado pra tudo quanto é lado.

********
Essa medida que também conta com a anuência dos MPS é mais uma ação de quem não conhece e não está nem ai para a nossa história. É mais fácil isolar o patrimônio do que providenciar segurança humana, para evitar que os turistas sejam assaltados pelos noiados que habitam principalmente a OFICINA.

********
Por que não providênciar a retirada dos desocupados das dependências do Patrimônio Histórico?

********
O alambrado vem para proteger não o patrimônio da Madeira Mamoré, mas, os “Bandidos” que agora terão aonde se esconder. (Dentro dos galpões protegidos pelo alambrado)

********
O negócio não tem nada a ver com “Prevenir” e nem “Remediar”. Tem a ver com a falta de compromisso para com nosso maior Patrimônio Histórico.
*********
Aquelas pessoas que todo ano promovem aquele ABRAÇO NA MADEIRA MAMORÉ. Deveriam se manifestar contra o isolamento da mesma. Pela visitação pública sem impedimento algum;

********
Senhores Procuradores e Promotores analisem com bastante carinho essa recomendatória que está sendo levada como se fosse uma condenação judicial pelo IPHAN

********
Antes que seja tarde, mandem parar com mais esse crime contra nosso maior Patrimônio Histórico.

********
A Madeira Mamoré não precisa de cerca, precisa sim, de respeito! Já dissemos aqui que os artistas, intelectuais, pessoas de bem emfim todos nós devemos promover a ocupação daquele espaço com ações culturais.

********
Vamos parar com a hipocrisia, cercando o que deve ser mostrado e tocado pelos jovens. Coloquem pessoas, que bem podem ser os “velhos” ferroviários, de plantão em cada galpão, contando suas histórias aos visitantes. Em vez de cercar ou isolar deveríamos era ocupar todos os espaços da Madeira Mamoré.

********

Atenção Ocampo Fernandes, Manuel Português, Auxiliadora, Zé Bispo, Carioca, artistas plásticos, poetas, escritores, cantores, artesãos, prostitutas, madames da sociedade, empresários, mendigos, católicos, evangélicos, quilombolas, barbadianos enfim todos, fazer uma ação na avenida Farquar contra a CERCA que o IPHAN está fazendo via Prefeitura/Funcultural para isolar da visitação público o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

********
Vamos agir enquanto é tempo, antes que a cerca começa a ser instalada. Já estão cavando os buracos para fincar os pilares da cerca. Vamos salvar a Madeira Mamoré das mãos dos que só sabem destruir o que temos de bom.

********
Antes que seja tarde, antes de assumir que “Inez é Morta”. Vamos dar um basta a mais essa aberração contra nossa história! 

Nenhum comentário: