quinta-feira, 17 de setembro de 2015

História do Barão do Solimões no Palácio das Artes


A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão do Solimões, em Porto Velho, terá lembrados personagens contando um pouco de sua história em um show musical programado para a esta sexta-feira (18), a partir das 19h, no palco do Teatro Palácio das Artes Rondônia. Sessenta alunos e servidores da escola serão as estrelas da noite. O espetáculo com entrada franca mostrará composições de autores regionais, incluindo-se carimbó, baião, rap e reggae.
 “Direção e alunos promovem esse resgate que também mostrará ao público aspectos da criação do Território Federal do Guaporé anteriores ao Território e ao Estado de Rondônia”, disse o diretor da escola, Marcelo Lima de Araújo.
O projeto musical “Barão do Solimões – 90 anos. Faço parte desta história”, foi elaborado com a equipe dos programas Mais Educação e Mais Cultura, com repertório de autores regionais, coral, percussão, violino e violões.
“Na verdade, são milhares de histórias convergentes neste marco da educação de Rondônia”, explicou a coordenadora do projeto, professora Jussara Assmann.

O projeto musical foi finalista entre mais de mil inscritos no Prêmio Arte na Escola, competição nacional promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).
As solenidades alusivas ao aniversário começaram no dia 25 de agosto, com a celebração de missa solene pelo arcebispo emérito de Porto Velho, dom Moacyr Grechi, e no dia seguinte, sessão solene na Assembléia Legislativa. 

Quem foi o barão, patrono da escola?

Manuel Francisco Machado, “primeiro e único barão de Solimões, foi advogado formado pela Universidade de Coimbra (Portugal) e jornalista editor de ‘O Liberal’, jornal aliado ao Partido Republicano Liberal. Paraense de Óbidos, ele foi também advogado e proprietário rural”.
Recebeu o título de barão em setembro de 1889. Era comendador da Imperial Ordem da Rosa e da Imperial Ordem de Cristo. Presidiu a Província do Amazonas, de 1º de julho a 21 de novembro de 1889, após a Proclamação da República, e depois, senador e constituinte de 1890 a 1900.
Em seu curto governo dedicou especial atenção à instrução pública. Recebeu o título de barão, por decreto do imperador dom Pedro II, em 25 de setembro de 1889″.
Terceiro lugar no ENEM
Se a conquista do terceiro lugar entre escolas estaduais no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) entusiasmou a escola, também preocupou a direção. “Já temos fila de pessoas buscando vagas para os filhos em 2016”, relatou a diretora pedagógica, Simone Piltez.

História

A escola inicialmente funcionou em prédios provisórios, abrigando filhos de ferroviários. As obras do atual prédio só foram concluídas em 1º de agosto de 1940, depois de sucessivas tentativas de mobilização da sociedade para angariar fundos. A direção da EFMM apoiava a construção, exigindo, contudo, a incorporação ao patrimônio da empresa.
Depois de ser empossado no cargo de governador do ex-Território Federal do Guaporé, em ato solene no gabinete do Palácio Presidente Getúlio Vargas, na então Capital Federal, Rio de Janeiro, o coronel Aluízio Ferreira assumiu o governo de Rondônia no dia 24 de janeiro de 1944, na sala onde hoje se encontra a Diretoria da escola. (Fonte: da redação e Montezuma Cruz – Secom).

Serviço
Show  - Barão so Solimões 90 anos – Faço parte dessa história
Local – Teatro Palácio das Artes Rondônia
Dia – 18.09.2015
Hora – 19h00

Ingresso – Entrada Franca

Nenhum comentário: