terça-feira, 11 de maio de 2021

Lenha na Fogueira - 12.05.2021

 




Quem está fazendo o maior sucesso, é a história do bloco Galo da Meia Noite que está no livro: “Galo da Meia Noite – Uma Festa a Mais”, escrita pelo Carlinhos Mocidade um dos criadores do Bloco Carnavalesco da família Corbin Caúla.

***********

Numa ação muito bem elaborada pela direção do Bloco, em especial pelo diretor Carlos Alberto, o público amante da nossa cultura popular vai conhecer a história de um dos blocos carnavalescos mais querido de nossa cidade.

**********  

É mais quem quer ganhar o exemplar (que está sendo doado), do Livro apresentado à sociedade carnavalesca de Porto Velho no último sábado, numa live transmitida direta do Mercado Cultural com o Nilson interpretando as marchinhas do Bloco da Dona Iolanda Caúla.

*********

Ontem foi a vez do superintendente da SEJUCEL Jobson Bandeira e da Coordenadora de Cultura Carmélia Cardoso receber o Carlinhos Mocidade que providenciou a entrega do livro as duas autoridades da nossa Cultura.

***********

Hoje pela manhã de acordo com convite do Carlinhos, estarei recebendo meu livro. Com certeza, será colocado em lugar de destaque em nossa biblioteca. Valeu gente boa do Galo da Meia Noite.

***********

Entre os dias 15 e 22 de maio ocorre a 11ª edição do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira. Devido à pandemia de Covid-19, o evento ocorre de modo inteiramente online e gratuito. Desta vez, os filmes foram convidados pelos curadores Marcelo Miranda e Marcelo Cordero, ao invés do habitual processo de inscrições.

**********

Ao longo de oito dias, o evento apresenta dezenas de longas e curtas-metragens, tanto latinos quanto brasileiros, distribuídos entre Mostra Competitiva de Longas, Mostra Cinema É Política, Mostra Originários, Mostra Escola de Cinema Amazônico e Mostra Tri Fronteira, além de homenagens a Paul Leduc, Fernando Solanas e Geraldo Sarno.

**********

O festival se inicia com a exibição inédita de Libório, filme sobre o líder dominicano Papá Libório, e se encerra com a projeção de King Kong en Asunción, obra mais recente de Camilo Cavalcante, vencedora do Festival de Gramado 2020.

********** 

Camilo Cavalcante também ministra o curso “Produção de filmes de baixo orçamento”, entre os dias 16 e 21 de maio. Foram organizados quatro encontros, de três horas de duração cada, iniciando-se sempre às 18h no Acre (ou 20h no horário de Brasília).

***********

As inscrições gratuitas ficam abertas até o dia de hoje 12 de maio, no site do Cinema de Fronteira.