sexta-feira, 7 de maio de 2021

Lenha na Fogueira - 08.05.2021

  


Ontem o presidente Jair Bolsonaro inaugurou a famosa Ponte do Abunã. Apesar de ficar totalmente no estado de Rondônia, a Ponte sempre foi considerada acreana, queiramos ou não nós rondonienses.

************

Apesar da falta de respeito observado por várias autoridades, quanto ao cumprimento dos protocolos que devem ser observados, contra a pandemia da Covid 19, tipo Uso de Máscara entre outros que deveriam ser observadas por todos que prestigiaram a “Festa”.

***********

Vamos deixar a falta de respeito para com a saúde do nosso povo, para um outro momento, para lembrar um dos maiores baluartes da construção da Ponte do Rio Abunã.

*********

Quero me referir ao empresário MIGUEL DE SOUZA o cara que desde quando, começaram a falar em Ponte facilitando o acesso via terrestre ao Acre e países Andinos, passou a ser o seu maior porta voz.

**********

MIGUEL SOUZA que chegou a ser vice-governador de Rondônia entre outros cargos importantes na República, sempre levou a bandeira da Construção da Ponte.

***********

Infelizmente vivemos num país, onde o que vale é o hoje, daí ninguém ter lembrado desse defensor ferrenho da construção de tal obra. É claro que tivemos muitos outros que defenderam a construção da Ponte com unhas e dentes, como foi o caso do Luiz Tourinho.

**********

Porém, como Miguel de Souza não teve nenhum. Se não lembraram dele ontem durante a inauguração, como rondoniense de Porto Velho, registro aqui meus agradecimentos ao grande Miguel que,  por sinal, anda desaparecido

*********

Porém, não podemos deixar de reconhecer a participação decisiva do presidente Bolsonaro na conclusão da obra, que vinha se arrastando desde de 2014.

*********

Bolsonaro não mediu esforços em concluir uma obra que parecia, entraria para o rol das eternas OBRAS PARADAS sem solução. Rondônia e Acre agradecem ao Presidente Jair Bolsonaro pela conclusão e entrega de tão importante obra.

**********

Com a Ponte, a saída para o Pacífico fica mais fácil. Parabéns a todos nós brasileiros por tão importante obra.

 

**********

Agora vamos a programação cultural deste final de semana.

**********

Hoje temos a live do Galo da Meia Noite. Na realidade será a live de lançamento do livro “Galo da Meia Noite, Uma Festa a Mais”. Quem pesquisou e escreveu a história foi nosso amigo Carlos Adalberto Corbin Castro o Carlinhos do Galo.

*********

Durante a apresentação da live acontecerá o show musical “VOZ & VIOLÃO” do Nilson do Cavaco que interpretará músicas do acervo do Galo da Meia Noite.

O livro conta a história dos 28 anos de existência, do segundo mais importante bloco do carnaval de Porto Velho. A live será transmitida direta do Mercado Cultural a partir das 19 horas de hoje.

************

Essa também é muito boa:

************

A partir das 16:00hs deste sábado dia 8/5, você pode assistir canal do YouTube do Sesc o tradicional “Baile da Saudade” com CYRO RODRIGUES E BANDA, em homenagem a todas as mães. Participe convide sua mãe para participar.

***********

Outra muito boa:

***********

Quer publicar um livro e não sabe por onde começar?

*********

Participe da oficina "Autopublicação de livros" com Édier William e saiba como dar vida ao seu projeto literário.

***********

Para participar é simples: Ser maior de 16 anos e ter interesse em publicar um livro. Inscrição até 14/05/21.

**********

Haverá tradução em libras e emissão de certificado de participação.

**********

Projeto realizado com recursos do Edital nº 86/2020/SEJUCEL-CODEC, 1ª Edição Marechal Rondon do Edital de Chamamento Público para Publicação e Difusão de Expressões Culturais, através da Lei Federal 14017/2020 – Lei Aldir Blanc, Governo do Estado de Rondônia, Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura – FEDEC/RO e Governo Federal.

**********

E assim será o sábado cultural em nosso mundo virtual!

2 comentários:

Unknown disse...

Valeu ZÉ CATRACA ( CARA DE PACA ) UM
GRANDE ABRAÇO

Unknown disse...

Sílvio (Zé) Santos Ktraca;
Oportuna catracada, ao lembrar de Miguel de Souza, que não só foi defensor ferrenho da construção desta "obra de arte" (ponte sobre o Madeira na foz do Rio Abunã, fronteira com a Bolívia), como também, defendeu o marco primordial do viés "integração" entre os países limítrofes/andinos, em direção ao Pacífico, encabeçando com outros, a primeira Caravana nesse sentido.
Dias atrás, depois das "Live's" musicais por mim produzidas, fui elogiado por resgatar valores demopsicológicos; faço isto, também, para que tais histórias de cada canto, saberes, fazeres, "causos", e, importantes atitudes de pessoas (como a de Miguel de Souza), não caiam no esquecimento.
Abs.