quarta-feira, 13 de novembro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA

Dizem que a presidente da Funcultural Jória Lima está se virando mais que “charuto em boca de bêbado”, no sentido de liberar a verba para sanar os compromissos assumidos com a entidade responsável pela realização da “Virada Cultural”, em comemoração aos 99 anos do município de Porto Velho, que aconteceu em vários pontos da cidade com a apresentação de vários shows com artistas e grupos locais.

********
A turma que se apresentou, foi contratada por uma associação que segundo as “matildes”, serviu de laranja para um determinado “produtor” cultural, que saiu de cena desde quando descobriram que a dita associação, estava impossibilitada de firmar convênio com órgãos públicos. É por isso, que a presidente da Funcultural tomou a frente do negócio e está se virando, no sentido de liberar o mais rápido possível, a grana referente ao cachê do pessoal que fez a festa para a prefeitura aparecer na foto.


********

Por falar em prefeitura! De acordo com release distribuído a imprensa. Nesta quinta feira 14, as 9h00 no Palácio Tancredo Neves – Gabinete do Prefeito acontece o lançamento do Plano de Arborização de Porto Velho, para os anos 2013/2014.

*******
O Secretário da Sema Edjales Brito vai apresentar o que será aplicado neste período, ou seja, derrubar, (tirar), jogar no lixo os benjamins que foram plantados há muitos anos e fazem sombra em algumas ruas e praças da nossa cidade, para plantar Ipê Amarelo e Rôxo.


********

Não somos contra a plantação de árvores em nossa cidade, muito pelo contrário. O que não concordamos é com o argumento que o secretário está usando para justificar a eliminação dos benjamins.

********
Segundo o Edjales as raízes dos benjamins são as causadoras dos alagamentos em vários pontos da cidade.

**********
 “Pelo fato de suas raízes invadirem as galerias de escoamento de águas pluviais”.


********

É justamente aí que a natureza desmente o argumento do secretário, pois, com essa justificativa, arrancaram os benjamins que estavam plantados na rua Tiradentes no trecho entre a Jorge Teixeira e a Miguel Chaquiam e para surpresa da equipe que promoveu tamanha aberração.

********

Depois de mais de 20 anos ali plantadas as raízes dos benjamins não quebraram nenhuma MANILHA que serve de escoamento para a água pluvial daquela área.

********
Se o amigo leitor quiser conferir o que estou dizendo, é só ir até lá, o crime contra a natureza foi cometido bem na esquina da Tiradentes com Jorge Teixeira.

********
Inteligentemente as raízes das árvores contornaram as MANILHAS sem quebra se quer uma pontinha. Aí vem o secretário da Sema, dizer que a cidade está alagada por culpa das raízes dos benjamins.

*******
Os benjamins em Porto Velho, de vez em quando são vítimas das administrações municipais.

*******
Na década de 1970 o prefeito Odacir Soares, mandou derrubar todos os benjamins que sombreavam a avenida Sete de Setembro entre a Presidente Dutra e a Gonçalves Dias, alegando que aquelas árvores, atraiam os “mosquitos’ conhecidos como “Lacerdinha”.

*******   

Não foram só as árvores da Sete de Setembro não, foram os benjamins de toda a cidade. No meio foram os pés de Ingá que existiam da rua D. Pedro II a Rua Herbert de Azevedo.

********
Teve um Diretor da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que mandou derrubar as Mangueiras que existiam na rua Farquar entre a Sete de Setembro até a pinheiro Machado e ficou por isso mesmo.

*******

Será que os benjamins que foram derrubados na Tiradentes têm a ver com a visão de um hotel que existe justamente naquele trecho da rua?

Nenhum comentário: