Eis a coluna mais odiada e mais amada do estado de Rondônia e em conseqüência, a mais lida!
**********
É como dizia o saudoso Chacrinha, estou aqui pra confundir e não para explicar.
**********
Não faço questão de elogios, apenas de respeito, pois assumo o que escrevo e não sou de pedir arrego a quem quer que seja.
*********
Por isso leitor Paulo Assis o que você postou, é apenas um comentário sem pé nem cabeça. Se queres que a cultura da tua terra continue a ser tratada desrespeitosamente por quem vem de outro estado e canta de galo no teu terreiro, não tenho culpa.
**********
Devo dizer apenas que a filosofia dos Pontos de Cultura tem como princípio, a preservação e a continuação da cultura local e o que os Pontos de Cultura da tua cidade estão fazendo, é utilizando o dinheiro que recebem do governo federal, cujo objetivo é preservar a brincadeira de boi bumbá, e utilizando para pagar cachê para artistas que vem de fora, quando o correto, seria contratar esses artistas para aplicar oficinas aos integrantes dos bumbas e não virem para se apresentar como atração.
**********
Vai chegar uma hora que os grupos não vão poder arcar com o cachê cobrado e não vão ter pessoas capacitadas na cidade, para substituir os que só vêm aqui faturar.
*********
Estou levantando uma campanha junto à coordenação dos Pontos de Cultura Rondônia para que seja procedida uma sindicância nos Pontos de Cultura que não aplicam os subsídios como deveria ser aplicado.
*********
Quanto ao levantador de toada, a direção do grupo ao qual ele pertence, deveria ter publicado ou lido uma nota oficial explicando o porquê da substituição na última noite. Não somos obrigados a saber das decisões das diretorias.
*********
O Léo falou ao microfone, que a opinião do Jorge não era a opinião da diretoria do boi. Não vi ninguém aplaudir a irresponsável atitude do jovem Jurutinense.
*********
Muito pelo contrário, o que o apresentador do Flor do Campo disse, satirizando o que o compositor do Malhadinho havia falado no dia anterior, foi:
*********
“Vamos fazer um protesto, mas, nosso protesto é pela preservação da nossa floresta...” Não disse que aplaudia a atitude isolada do músico que não pertence oficialmente à banda do Malhadinho.
*********
Aliás, se o amigo não sabe, sou sócio honorário da Associação Folclórica Boi Bumbá Malhadinho. Por isso não aprovei a atitude do jovem compositor. Por causa dela o brincante do nosso boi, entrou na arena na noite de sexta feira psicologicamente abalado e desanimado.
**********
Não me venha pra cá com “churumelas”!
**********
Depois dessa. Devo dizer que o trabalho dos artesãos dos bois Flor do Campo e Malhadinho no 18º Festival Folclórico foi dos melhores.
**********
Não sei quanto os jurados deram para os trabalhos dos dois bois no quesito alegorias, mas, devo dizer que os dois merecem nota dez.
**********
Tanto a equipe do Ednarte Gomes como a do K-Bral merecem a nota máxima. Aliás, esse duelo é um duelo entre família, pois os dois artesãos são irmãos.
*********
E tem mais, um ajuda o outro o que é muito bacana. O Ednarte apenas se destaca um pouco no quesito acabamento, mesmo assim o K-Bral não fica muito atrás não. Se eu fosse dono de bumbá contrataria as duas equipes. Nota dez também para a Dayna.
*********
Mudando de pau pra cacete!
**********
A notícia mais divulgada durante o dia de ontem pelos sites de Rondônia era que o secretário da Secel Francisco Leilson Chicão havia sido demitido.
***********
Meu celular acho, bateu recorde de chamada com tanta gente querendo saber se a noticia era verdade. Na realidade fiquei sabendo da notícia quando o telefone tocou pela primeira vez e já era por volta das 9h00 e daí não parou mais.
**********
Fui me informar com as fontes e fiquei sabendo que desta vez o negócio é pra valer.
**********
Depois disso, ainda pela manhã me telefonaram informando que as 16h00 (ontem), aconteceria uma reunião no PC do B quando seria escolhido entre três nomes (que não me foram informados), quem iria substituir o Chicão na Secel.
*********
Isso quer dizer, que a cultura vai continuar sendo administrada pelo Partido Comunista do Brasil.
*********
Liguei no palácio do governo e fui informado que ainda não tinha nada oficial sobre a exoneração do Chicão.
*********
Depois me ligaram da Casa da Cultura já à tarde, informando que a turma que esta participando do Curso de Curadoria que a Funarte está oferecendo aos interessados em arte.
*********
E segundo o informante é muita gente que está participando desse curso, que estavam preparando um manifesto para entregar ao governador Confúcio Moura pedindo a permanência do Chicão na Secel. As assinaturas estavam sendo colhidas entre membros de todos os segmentos culturais.
*********
Outra especulação dava conta de que a exoneração só sairia após a realização do Flor do Maracujá
*********
Aliás, na nossa humilde opinião concordamos, pois se trocarem o secretário da Secel agora, dificilmente o Flor do Maracujá acontecerá.
*********
Quem acompanha a trajetória do Chicão na Secel, sabe que desde o Maracujá passado sua cabeça vem sendo colocada à beira da guilhotina e ele sempre escapa.
*********
Só que das outras vezes, o governador nem tomou conhecimento das especulações.
*********
Dessa vez, segundo nossas fontes, o negócio é pra valer, pois o próprio Chicão já foi avisado que será exonerado e que sua permanência a frente da cultura estadual depende apenas do seu partido o PC do B.
*********
Não sei se vocês leram, mas, coloquei na coluna de sábado, que após o Festival de Guajará, cabeças iam rolar na Secel e coloquei mais, posso garantir que o secretário fica! Parece que queimei a língua!
**********
Os comentários postados no site do Diário da Amazônia sobre a coluna de ontem:
***********
Paulo Assis - Como sempre, emitindo comentários desnecessário, vi sua matéria no jornal de segunda e achei desprezível. Aqui vc além de detonar os dois bois ainda paga de muito entendedor do assunto. O Paulo falou oq deveria ter falado e foi muito aplaudido tanto pelo galera azul quanto pela vermelha e o Sandro não cantou por não ter agüentando a dor no pé quebrado. se informa antes de falar aê jornalistão q até tua ‘informação’ de pontos tá errada.
***********
Anne - Não se faz mais jornalistas como antigamente. Falam o que pensam, sem antes saber das informações verdadeiras. Chicão não é esse santo que todos pensam não, e o Governo não merecia ter sido vaiado, pois pelo que eu sei, nosso Governador foi o que mais apoiou o festival desde que entrou no comando. Isso é fato, pena que nem vocês jornalistas procuram se informar. O dinheiro para o Festival tá nas mãos da Secel que esse ano não deu a mínima para o festival, inclusive nosso prefeito de Guajará. Esse ano o festival ficou de lado, não teve divulgação nem em Porto Velho. Ano passado até no Acre tinha divulgação. Falta de compromisso de algumas pessoas que quiseram tomar a frente e não deram conta, ou fizeram por maldade mesmo. Fico revoltada com tamanha falta de caráter de alguns políticos de RO.
***********
Essa é a coluna Lenha na Fogueira do Zekatraca.
**********
O resto é fofoca!
********
De última hora
*********
Segundo minhas fontes que são super confiáveis, a direção do PC do B selecionou três correligionários, cujos nomes devem ser encaminhados ao governador Confúcio Moura: São eles: Alder (secretário do Partido), Clotilde (Presidente do diretório municipal) e Emanuel Nery (filho do presidente Manoel Nery). Caso o governador decida mesmo exonerar o Chicão um desses será o novo secretário da SECEL. Comentem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário