domingo, 8 de julho de 2012

LENHA NA FOGUEIRA 07.07.12


Lenha na Fogueira

Olá amigo Silvio Santos um fraterno abraço do Recife. Eu não consigo entender certas coisas que só acontece em Porto Velho: PAIXÃO DE CRISTO, CARNAVAL, FESTA JUNINA, NATAL, ANO NOVO, tudo fora de ÉPOCA, É BRINCADEIRA. Se a moda pega. São João em Caruaru e Campina Grande fora de época. Quero uma explicação lógica e coerente. Ate essa ponte sobre o meu querido Rio Madeira está fora de ÉPOCA. Vai ligar a margem direita a esquerda, nunca a Manaus. Fica meu prostesto. Favor colocar na coluna ZEKATRACA - Leonildo Bezerra


***********


Desta vez estamos à margem esquerda do rio Madeira, justamente no distrito de Nazaré, onde logo mais a noite acontece a Festa de São Pedro.


*********

Após mais de cinco horas viajando num barco “recreio” que faz a linha Porto Velho/Manaus, desembarcamos em Nazaré, eu o fotografo Roni Carvalho ciceroneados pelo Paulinho Rodrigues diretor do grupo Waku’ma de dança.


*********
Na realidade, estamos na cidade mais cultural do estado de Rondônia. Nazaré apesar de ser considerada uma localidade de pequeno porte, se destaca pelo envolvimento de seus moradores com a preservação da cultura ribeirinha amazônica.

*********
Enquanto em Porto Velho, assistimos movimentos que se dizem “beradeiros”, mas, que a maioria de seus integrantes jamais pisou descalços ou se atolou na lama que se forma nas barrancas do Madeira e como leigos no assunto mistérios das profundezas do rio, até cantam para o boto, mas desconhecem seus encantos.

*********
Em Nazaré o canto é ribeirinho, porque quem nasce e vive na beira de rio é ribeirinho e quando o ribeirinho se propõe a cantar o canto “beradeiro”, canta porque conhece qual a folha que dá o melhor chá para curar a gripe ou fazer o melhor ungüento para aplicar sobre a desmentidura e a reza pra curar espinhela caída.

********
O ribeirinho sabe que o alho não deixa o boto encostar na canoa quando mulher menstruada vai embarcada, Se você não sabe fique sabendo, que boto ataca a canoa que leva mulher menstruada.

*********
Em Nazaré é praxe os mais jovens passarem horas e horas ouvindo histórias contadas pelos mais velhos.

********
Pois foi ouvindo as histórias que seu pai contava, que o TIM Maia e seus irmãos, Túlio, Teimar e Taiguara conheceram a dança do Seringandô que era dançada nos seringais e localidades ribeirinhas do baixo Madeira.

*********
Foi ouvindo que a preservação das tradições culturais é muito importante para a formação da juventude, que o Tim Maia revitalizou a brincadeira do Boi Bumbá  Curumim.

********
Foi ouvindo os mais velhos, que os jovens de Nazaré aprenderam a aproveitar o que a natureza descarta e transformaram em instrumentos musicais que acompanham o canto do grupo Minhas Raízes. São os bio instrumentos fabricados pelos meninos de Nazaré.

********

Em Nazaré ainda se ver crianças brincando de roda, coisa que na capital é raro se ver.

********
Hoje a festa é em comemoração a São Pedro apesar do dia mesmo do santo padroeiro dos pescadores, ser o 29 de junho. Acontece que o festejo foi mudado em virtude da programação do Flor do Maracujá que antes de ser adiado, aconteceria ou seria aberto no dia 29 de junho e o grupo de dança de Nazaré foi convidado para apresentar a Dança do Seringando, por isso tiveram que transferir o festejo de São Pedro para o dia 7 de julho.

*********
Para completar, até porque diz o ditado: “A água corre para rio que corre para mar”, o multicultural Paulinho Rodrigues presidente do grupo Waku’ma de Dança ganhou através do seu grupo, o prêmio Klaus Viana e foi aplicar as oficinas justamente em Nazaré.

********

E na noite deste sábado, aproveitando os festejos de São Pedro, as meninas e os meninos que participaram das oficinas, vão mostrar dançando, o que aprenderam com a oficineira Lívia.

*********
É juntar a fome com a vontade de comer.

********
Já pensou que programação cultural será apresentada na noite deste sábado no distrito de Nazaré?

********
Vamos apreciar a Dança do Seringando, Dança de Quadrilha, Dança do Grupo Waku’mã, Contação de Estória, apresentação do grupo Minhas Raízes e para encerrar a noitada. A apresentação do Boi Bumbá Curumim com mais de cem brincantes.

********
Nessas alturas vou pedir licença ao Amo do Curumim para tirar alguns versos.

*********

Tudo isso sem contar que vamos rever amigos como o Marcio, Talison, Tim Maia  e todos que foram com a gente participar da Rio+20 no mês passado no Rio de Janeiro.

********
Pois é, os Meninos e Meninas de Nazaré com o nome de Minhas Raízes representaram Rondônia na Conferencia Rio+20.

********
Tava esquecendo que o cantor Caribé com sua “Cariberana” ficou de marcar presença na noite de hoje em Nazaré, ele que mora na localidade Cujubizinho.

********


Se o Caribé chegar, o forró ta formado, pois o “cabra” é o maior animador das festas do baixo Madeira.

********

Ia esquecendo que hoje a tarde, como é de praxe nas festas do baixo Madeira, tem torneio de futebol com a participação de times de São Carlos, Cujubim, Calama, Boa Hora, Terra Caiada, Papagaio, Santa Catarina e tantas outras localidades.

********
Pense num final de semana bacana. Tem até jatuarana moqueada na folha da bananeira e aruanã frito.

********
Se eu fosse o Chicão da Secel não perderia essa oportunidade de dançar o Seringando com a Luana.

********
To no festejo de São Pedro em Nazaré!

Nenhum comentário: