DISTRITO DE NAZARÉ
Boi Curumim, Wak’umã e Seringandô em Nazaré
Boi Curumim, Wak’umã e Seringandô em Nazaré
Considerado o distrito mais cultural de Porto Velho e até entre as cidades do estado de Rondônia, a localidade de Nazaré localiza a margem esquerda do Rio Madeira, quatro horas de Barco Motor de Porto Velho, realiza neste final de semana, a festa de São Pedro. “Na realidade adiamos a festa em virtude da data do inicio do Arraial Flor do Maracujá que antes da mudança para o mês de agosto começaria justamente no dia 29 de junho dia de São Pedro”, explica Tim Maia.
A festa de São Pedro em Nazaré vai acontecer neste sábado dia 7 de julho, com apresentações de danças folclóricas e comercialização de comidas típicas regionais.
Na programação folclórica vai acontecer a apresentação do grupo Wak’umã de Dança que recentemente promoveu oficina entre a juventude da localidade. “Na festa de São Pedro vamos mostrar o resultado das oficinas que ministramos”, informa o diretor da Wak’umã Paulinho Rodrigues. O Instituto Cultural de Nazaré que tem a frente o músico e ativista cultural Tim Maia, vai apresentar a dança do “Seringandô” uma dança típica da localidade de Nazaré na qual a mulher (dançarina), passa o tempo todo, tentando laçar o seu parceiro que laçado passa a ser o seu troféu maior, o ritmo é parecido com o do Carimbó, mas a dança é totalmente diferente.
No intervalo entre uma dança e outra, o Grupo Minhas Raízes que é formado por jovens nascido ou criados no Distrito de Nazaré e recentemente esteve representando Rondônia na Rio+20 no Rio de Janeiro se apresenta, cantando o repertório do mais recente CD.
A grande atração do Arraial ou da festa será a apresentação do Boi Bumbá Curumim que conta com aproximadamente 100 integrantes entre tribos, personagens, batuqueiros e banda. As toadas, todas muito bonitas, são de autoria do Tim Maia, Túlio e Teimar e conta ainda com a participação do Taiguara (todos irmãos). O Diário da Amazônia fará a cobertura da festa direto de Nazaré com o colunista Zekatraca e o fotografo Roni Carvalho.
Hoje dia 6, a partir do meio dia, vários barcos de “Recreio” estarão zarpando do Porto do Cai N’água em Porto Velho rumo ao distrito de Nazaré.
Nenhum comentário:
Postar um comentário