segunda-feira, 23 de abril de 2012


Lenha na Fogueira



Dentro de quatro dias, ou seja, no dia 27. O Grupo O Imaginário de Porto Velho estará representando o Brasil com a peça “Filhas da Mata” na VII Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo.


***********

Filhas da Mata será encenada na Oficina Cultural Oswald de Andrade – OCOA as 20h00


**********
Depois de circular o Brasil participando do Festival Palco Giratório em 2010, a peça Filhas da Mata vai ser apresentada novamente em São Paulo, agora na VII Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo. O tema da Mostra esse ano é “a mulher na produção teatral da América Latina” e vai reunir 10 atrações teatrais da América Latina e Espanha. O Brasil estará presente com grupos de Rondônia, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina.


*********

Aplausos para o grupo comandado pelo Chicão Santos e pela Zaíne Diniz!



*********

Por falar nisso, o Brasil está prestes a receber a comunidade mundial para discutir o meio ambiente. Estamos nos ferindo a Conferencia Rio + 20 que vai acontecer na cidade do Rio de Janeiro no mês de junho.


**********
O que estamos querendo dizer, é que Rondônia, (pelo menos não temos conhecimento), parece não estar nem aí para o evento que tem tudo a ver com a questão ambiental, questão essa que em nosso estado, não é respeitada de maneira nenhuma.

*********

Aliás, os produtores de milho, feijão, soja e outros grãos e pasto não querem nem ouvir falar em preservação ambiental aqui em Rondônia. O negócio é “tacar” fogo na mata para ver no que vai dar ou onde vai dar.


*********

Sei que existe uma comissão coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente - SEDAM que está tratando do assunto em Rondônia.

*********
Esse tratando do assunto quer dizer o que Rondônia vai mostrar em seu stand que será montado no Rio Centro.

********
Na parte que nos toca, que é a produção cultural, com certeza vamos ver exposto no local nosso artesanato, por sinal um dos melhores do Brasil.

********

Nesse naipe estaremos muito bem representados.

********

Agora, durante a conferencia, com certeza shows com artistas de vários países e estados brasileiros estarão sendo apresentados nos diversos espaços destinados a esse fim.

********
A pergunta é: Rondônia no segmento artístico musical será representado por quem e com que.

********

A título de cooperação vamos sugerir algumas atrações que podem representar Rondônia muito bem:

*********

Vale salientar que nesses eventos o que mais se aprecia ou se valoriza são os grupos de música e de dança regionais.

*********

Portanto, nada de levar gente para cantar MPB. Isso em todo barzinho e botequim de qualquer cidade brasileira é encontrado aos montes e o mais interessante, é que o repertório é mesmo, seja na boate mais sofisticada de São Paulo ou na birosca mais simples da periferia nordestina.

*********

Por isso, não é aconselhável se levar artistas que só sabem cantar o que todo mundo canta.

*********

Em Rondônia temos sim uma produção de musica local muito boa, principalmente quando se trata da capital Porto Velho.

*********

Falando em regionalismo: O Boi Bumba deve ser apresentado pelo Amazonas com o pessoal de Parintins por isso, não adianta querer levar grupo de dança de toada para representar Rondônia que não vai ter destaque.

*********

Sendo assim, o que temos realmente musicalmente falando que pode ser considerado genuinamente de Rondônia?

*********
Temos a produção musical do Grupo Minhas Raízes do Distrito de Nazaré, com Tim Maia, Túlio, e os meninos e meninas que são show.


*********
As músicas e o ritmo do Minhas Raízes são nossos, não existe nada igual em qualquer parte do Brasil.

*********
E ainda tem os instrumentos que eles produzem que são considerados ecologicamente corretos. Isso por si só seria destaque na conferencia, caso eles cheguem até lá,

********
Ainda do grupo Raízes podemos levar a Dança do “Seringadô”, quer algo mais original. Esse é genuinamente rondoniense,

*********

Ainda em se falando de dança típica regional, lá em Costa Marques tem a “Revoada das Garças” e o “Bailado dos Biguás”.

*********

Música ainda temos as canções do Binho, cujas letras falam da nossa cultura, temos as músicas do Silvio José que também são voltadas para a vida dos ribeirinhos e sua cultura.

*********
Ainda temos o Grupo Manôa. Esse mano velho é o melhor entre os melhores no Hip Hop, mas, um Hip Hop responsável voltado para a defesa do meio ambiente, com letras super engajadas.

********
Nem sei se a Comissão, que está responsável pela representação de Rondônia na Rio + 20 está pensando em levar algum espetáculo musical ou de dança, mas, fica aí a sugestão.

********

Não vamos pra lá cantar a Madeira Mamoré do grupo de forró “Os Três do Nordeste” ou “Trio Nordestino”.


*********
Por falar em Madeira Mamoré, na próxima segunda feira dia 30 de abril, a Secel através da Comissão Pro Centenário de Inauguração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

*********
Estará realizando em Guajará Mirim, várias atividades, como exposição de fotografias, feira de artesanato e show musical.

********

Na coordenação dos shows musicais está o Denis Carvalho. Um ônibus estará saindo de Porto Velho com os artistas que estarão se apresentando na festa do Centenário do Assentamento do Último Dormente da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.


*********

Pois é, no dia 30 de abril de 1912, foi assentado o último dormente da Ferrovia Madeira Mamoré. Esse dormente foi assentado justamente no Triângulo de Guajará Mirim.

*********

As bandas dos Bois Bumbás Malhadinho e Flor do Campo estarão se apresentando, além de artistas de Porto Velho e de todo o Estado de Rondônia.

*********
Vai ser uma festa pra ninguém botar defeito.


Nenhum comentário: