Lenha na Fogueira
Os grupos folclóricos de Porto Velho em especial os de dança de quadrilha junina, em sua maioria, já estão ensaiando.
**********
Podemos citar entre os que já estão treinando as coreografias que serão apresentadas durante a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que vai acontecer durante o Areal Flor do Maracujá o campeoníssimo, “Os Caipiras do Rádio Farol” que é comandado pelo professor Severino Castro.
**********
Tanto a Quadrilha Rádio Farol adulta como a mirim já estão se reunindo. A adulta ensaia sempre a partir das 23h00 na quadra do colégio Castelo Branco e a mirim ensaia aos finais de semana na praça do Conjunto Ipase.
*********
Segundo Severino a coordenação do grupo está enfrentando um problema que pode ser considerado hilário, pois logo nos primeiros ensaios apareceram mais de 80 pares.
*********
Vale salientar que no Flor do Maracujá só podem dançar no máximo 50 pares. A direção da Rádio Farol anda pensando em criar a Rádio Farol II para poder atender a demanda.
*********
Outro grupo que já está se movimentando é o Arrasta Pé de Candeias que este ano vai contar a história do Milho no Flor do Maracujá.
*********
A campeã a Roça é Nossa do Fernando Rocha também já está em atividade.
*********
A JUABP do João Big e da Cyane está cantando e dançando na quadra do colégio Jesus Bulamarques no Areal da Floresta.
*********
Enquanto isso, em Guajará Mirim a turma do Malhadinho postou no face book, uma foto com todos da nova diretoria do bumbá azul e branco e na foto não está nem o Peta e nem o Cleiton.
*********
Tá o Silvio o Léo e a Edileuza e mais um bocado de gente é a nova direção do Malhadinho
*********
O destaque vai para o levantador de toadas Tany Melhem que volta a cantar nas apresentações do boi azul de Guajará Mirim.
**********
O K- Bral volta a confeccionai os cenários enfim, a dúvida paira em quem será o pajé. Será que o Cleiton vai continuar sendo o responsável pelas “pajelanças” no Malhadinho.
**********
Tão falando que o Régis Lopes pode ir para o boi do Léo e o Cleiton para o boi vermelho. São especulações dos bastidores.
*********
Vamos deixar os bois de Guajará Mirim que só dança no mês de agosto, para falar dos bois bumbás de Porto Velho.
*********
Corre Campo, Diamante Negro, Az de Ouro, Vencedor, Marronzinho e Tira Teima.
**********
Aliás, no próximo domingo dia 1º de abril os dirigentes desses grupos folclóricos mais os grupos de quadrilhas vão passar o dia discutindo o Regulamento do Flor do Maracujá deste ano e o Regimento Interno da Federação de Grupos Folclóricos que deve passar a ser obedecido a partir do Arraial 2012.
*********
O presidente Fernando Rocha da Federon já conversou com o secretário da Secel Chicão e conseguiu oficializar o encontro dos grupos folclóricos
*********
Alguns itens do Regulamento da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás devem ser revisados e até eliminados.
********
Será um dia inteiro de discussão no Colégio Jesus Bulamarques.
********
Pelo lado dos bumbás o Silfarney do Az de Ouro está arregimentando os dirigentes para que os Bois tenham mais espaço durante o Arraial.
**********
Alguns personagens dos bois passarão a ser julgados pelos jurados, e outros podem até deixar de ser.
*********
É intenção de alguns integrantes dos Bois transformarem alguns quesitos, em quesito de avaliação que é aquele que tem que estar na arena de apresentação mas, não será julgado e sim avaliado por uma comissão especial.
*********
Outro ponto polêmico é do critério de apresentações. Atualmente o Regulamento diz que as apresentações têm que obedecer a classificação do ano anterior, ou seja, o último colocado se apresenta no primeiro dia e o campeão no último dia do arraial.
*********
Acontece que os últimos colocados que são os grupos considerados pequenos, estão sendo privilegiado com a transmissão dos canais de televisão que jogam as imagens do Flor do Maracujá para o Brasil e o mundo.
*********
Enquanto grandes grupos ficam de fora dessas transmissões, porque os canais de televisão só transmitem o evento nos finais de semana, ou seja, sexta e sábado.
*********
A idéia é colocar os grandes grupos nos dois finais de semana e os demais no meio da semana. Particularmente concordamos com esse modelo.
*********
Tudo isso será discutido domingo que vem no grande encontro dos grupos folclóricos de Porto Velho.
********
Outro assunto que tomará parte do tempo dos participantes será a realização em Porto Velho do Festival Nacional de Dança d Quadrilha.
*********
O governo estadual através da Secel garantiu o apoio. Segundo Fernando Rocha presidente da Federon o que falta é a Confederação informar quais os grupos participante e quantos serão para se começar a providenciar a estadia em Porto Velho.
*********
Sugerimos aos integrantes da Federon e dos grupos folclóricos como um todo, que durante a reunião de domingo seja criada uma comissão para tratar do Festival Nacional inclusive da criação da logomarca de divulgação do evento.
*********
Quem sabe, depois desse encontro, o Arraial Flor do Maracujá considerado um dos maiores Arrais Folclóricos da Região Norte, passe a ser divulgado no site da Secel e não apenas o Duelo da Fronteira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário