segunda-feira, 19 de março de 2012

LENHA 20.03.12

Lenha na Fogueira

O movimento nos corredores do prédio do relógio está intenso.

***********

São os dirigentes dos Pontos de Cultura procurando atualizar a documentação, para poderem contar em suas contas com o repasse da segunda parcela do convênio com o governo estadual.

**********

O governador Confúcio Moura simbolicamente fez a entrega do “CHECÃO” de sessenta mil, referentes à segunda parcela, ao Ponto Arte e Vida Rio Madeira que fica na localidade de Santa Catarina no baixo Rio Madeira.

*********

O interessante foi que na hora da apresentação esqueceram de citar o nome do Arte Vida Rio Madeira e então sua principal articuladora, artista plástica Rita Queiroz solicitou a palavra e disse:

*********

“Pela falta de reconhecimento e em sinal de protesto vou me retirar desse ambiente. Ambiente onde não reconhecem um dos Pontos de Cultura mais bem organizados de Rondônia que é o nosso”.

********

Disse e foi saindo dando rabissaca pra tudo quanto era lado e em quem se metesse em sua frente.

*********

Foi então que alguém lembrou, que o “CHECÃO” que dentro de poucos minutos seria entregue pelo governador, estava no nome do Ponto de Cultura defendido com unhas e dentes pela Rita;

********

Foi aquele corre, corre. Literalmente um assessor do secretário saiu correndo do teatro Banzeiros atrás da Rita e depois de alguns segundos, retornou ofegante (de tanto correr), mas, entrou abraçado com a artista plástica.

*********

Gafe esclarecida, Rita foi toda elogios ao receber o “CHECÃO” das mãos do governador.

*********

O Curso de Gestão Cultural promovido com o apoio da Secel – Leia-se Coordenação dos Pontos de Cultura e aplicado pelo Pontão de Cultura Comuna de Minas Gerais, foi elogiado por todos que participaram.

********

Aliás, como publiquei nesta coluna, o dia que realmente lotou o teatro Banzeiros, foi o último dia, sexta feira. Por coincidência foi o dia anunciado pelo secretário Chicão que o governador marcaria presença e passaria os cheques da segunda parceria do convênios para os Pontos de Cultura.

**********

Agora, temos que elogiar os Pontos de Cultura do estado do Acre.

*********

Lá eles tem apenas 20 Pontos e desses 16 marcaram presença no curso aplicado em Porto Velho.

*********

E mais, os caras estão super organizados, inclusive numa diretoria que coordena todos os Pontos.

*********

Em Rondônia a Coordenação dos Pontos de Cultura da Secel, luta há mais de dois anos para que os Pontos de Cultura se integrem através da Teia e até agora nada.

*********

A culpa é dos dirigentes dos Pontos que não conseguem se articularem nesse sentido e olha que tem um bocado deles, cujos dirigentes só falam em comunicação via “redes sociais”.

*********

A falta de organização ou união entre os Pontos de Cultura Rondônia está impedindo que nossos Pontos de Cultura se façam representar condignamente nos encontros nacionais. É uma briga só!

*********

Agora com a liberação da segunda parcela, ta todo mundo correndo atrás da papelada necessária para a regularização perante os órgãos do governo estadual.

*********

Daqui a pouco será liberada a terceira e última parcela e aí é que o bicho vai pegar, pois essa última parcela só será repassada mediante prestação de contas das demais.

********

É necessário que os amigos dirigentes de Ponto de Cultura tenham mais responsabilidade no que tange a aplicação dos recursos

*********

Vale lembrar, que a idéia que originou os Pontos de Cultura tem como principal objetivo, cada entidade após os três anos subsidiados pelo governo, passarem a se auto financiar.

**********

Porém, pelo que estamos acompanhando, poucos serão os Pontos de Cultura em Rondônia que sobreviverão após o encerramento do convênio que acontece este ano ainda.

**********

Ponto de Cultura não é para colocar grupo de dança para dançar, é para formar dançarinos para os grupos já existentes.

*********

É para ensinar o menino e a menina a confeccionar sua indumentário da brincadeira de Boi Bumbá e Quadrilha.

*********

É ensinar o músico a manter seu instrumento em condições de uso.

*********

É preservar a cultura praticada na comunidade.

*********

Ponto de Cultura, é Cultura Viva!

Nenhum comentário: