Lenha na Fogueira
Ontem divulgamos a participação do Grupo de Teatro O Imaginário na Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo.
********
Isso é notícia positiva para o estado de Rondônia.
********
Hoje vamos repercutir mais uma noticia que coloca o nome do nosso estado lá em cima. Vem através do amigo Jurandir Costa.
*********
Portugal discute as lutas na Amazônia
*********
Parceria com Universidade de Coimbra exibe Festcineamazônia Itinerante.
*********
Poucos meses antes de a ONU reunir as maiores lideranças globais na Rio+20, a tradicional Universidade de Coimbra, em Portugal, vai sediar um grande encontro sobre a Amazônia, antecipando temas que serão objeto da conferência no Brasil.
*********
De 25 a 28 de março, "Lutas pela Amazónia no Inicio do Milênio: Colóquio Internacional" discutirá os desafios da Amazônia no século XXI.
*********
Na abertura, serão exibidos documentários sobre a Amazônia, em uma mostra organizada pelo Festcineamazonia, seguida por mesas coordenadas pelo economista e professor catedrático da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos.
*********
O Festcineamazonia é um festival de cinema ambiental que ocorre em Rondônia e foi responsável pela curadoria dos filmes que abrem o colóquio.
**********
Entre os destaques, estão o premiado documentário "Corumbiara", de Vicente Carelli, que conta o genocídio dos índios em Rondônia; "Toxic Amazon", de Felipe Milanez e Bernardo Loyola, sobre o assassinato do casal de ambientalistas no Pará, José Cláudio e Maria, ocorrido em maio de 2011; e uma apresentação do poeta e cantor de Roraima, Eliakin Rufino.
**********
Essa é a terceira vez que o Festcineamazônia se apresenta em Portugal. Nas outras oportunidades, além de Coimbra, foi também exibido na cidade histórica de Évora. Este ano, depois de Portugal, o festival seguirá para Angola e Cabo Verde.
*********
Rufino e Milanez vão acompanhar o encontro. O diretor do documentário sobre os assassinatos na Amazônia, Felipe Milanez, é convidado especial pela Universidade de Coimbra, e fará uma exposição sobre a questão da violência na região, tema que também é objeto de debates nas mesas do colóquio.
*********
A equipe do festival produzirá um filme sobre a herança lusitana e africana no Brasil, conduzido pelo poeta e cantor Rufino. Além disso, será exibido o documentário produzido pela equipe do Festcineamazônia "Nada é Longe", com locações em Portugal, Cabo Verde e as capitais da região norte.
***********
"É um gesto de "devolução, de voltar aos lugares onde foi exibido o festival e exibir o que o festival registrou", conta Jurandir Costa, um dos organizadores.
**********
Nas mesas de debates, serão discutidos diferentes aspectos da Amazônia hoje, como "Amazônia e a geopolítica num mundo globalizado"; e "Amazônia e o desenvolvimento sustentável: Rio 92 e Rio 92 + 20", que contará com a presença de José Augusto Pádua, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Violeta Loureiro, da Universidade Federal do Pará.
*********
O Festcineamazônia Itinerante 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da Universidade de Coimbra, CES – Centro de Estudos Sociais.
*********
Precisamos de mais noticias boas sobre o estado de Rondônia.
*********
Se eu fosse o governador, mandava chamar o Jurandir com a Fernanda e o Chicão Santos com a Zaine e fecharia parceria no sentido dos mesmos, através de suas entidades, promoverem através de material institucional a divulgação das coisas boas que acontecem em Rondônia.
*********
Negociaria a exibição de vídeos sobre os Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
********
A exibição de apresentações de grupos folclóricos durante o Flor do Maracujá.
********
Do festival folclórico de Guajará Mirim.
*********
Da Festa do Divino que veio de Portugal para Rondônia.
*********
Até dos desfiles carnavalescos de blocos como a Banda do Vai Quem Quer, Galo da Meia Noite e até os desfiles das escolas de samba.
**********
Negociaria a participação de artesãos de Rondônia na embaixada, que vai a Portugal no caso do Festcineamazônia e a são Paulo no caso do grupo O Imaginário.
*********
Aliás, quem deveria estar providenciando isso, era a Superintendência de Turismo – Setur.
********
Aqui cabe outro questionamento: A Setur ainda funciona como promotora do turismo em Rondônia ou existe apenas como cabide de emprego?
*********
Hoje ninguém sabe quem é o superintendente de turismo em Rondônia.
**********
Em junho vai acontecer o encontro Rio + 20 que vai discutir mais uma vez a preservação ambiental do nosso planeta e em especial a preservação da Amazônia.
*********
A pergunta é: O governo de Rondônia vai se fazer representar e se vai, quem será o seu representante?
*********
Sei que reuniões estão acontecendo a respeito do assunto, mas, as reuniões são para a programação paralela que vai acontecer durante a Rio + 20.
*********
Rondônia sem querer entrou na fita através do senador Acir Gurgacz que foi designado como um dos representantes do Senado na Conferencia Mundial promovida pela ONU (Rio + 20)
*********
É outro gancho que o governo de Rondônia deveria pegar para divulgar o que temos de bom!
********
Tá na hora de vendermos Rondônia como um estado de grande potencial turístico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário