segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Natal no complexo Madeira Mamoré

FESTAS

Natal no complexo Madeira Mamoré

Visitar o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré nesses dias é algo que podemos classificar como prazeroso. Primeiro porque, além de ser um programa no qual as crianças mantêm contato direto com monumentos que fazem parte da nossa história, ainda podem se divertir brincando com figuras que fazem parte do cenário natalino como, duendes, papai Noel e tantas outras que fazem com que a meninada se mantenha ocupada enquanto os adultos aproveitam para registrar os movimentos de seus filhos em fotografias que com certeza, serão guardadas como lembrança para o resto da vida. Porém, o auge da programação natalina, começa a partir das 19h, com a abertura do galpão nº 1 da Estrada de Ferro, pois, no espaço onde antigamente se armazenava pelas de borrachas que embarcariam rumo aos Estados Unidos e os grandes centros industriais, além de Castanha e outros produtos regionais, hoje encontramos os Presépios criados pelos artesãos da Associação São Tiago Maior criada pelo padre Enzo Mangano e que funciona na Zona Leste de Porto Velho.

A visitação que é guiada por um turismólogo, nos leva desde a origem do primeiro presépio que foi montado por São Francisco, até o Presépio que representa as Sete Maravilhas do Mundo Contemporâneo como o Cristo Redentor, As Pirâmides Mexicanas, o Coliseu Romano, a Muralha da China entre outros, sem esquecer, a maravilha que serve de entrada, que é o Presépio de Algodão que dá a impressão que estamos assistindo algo em terceira dimensão, daí somos apresentados ao presépio Siciliano trabalho esse, que foi inicio de tudo que está exposto no ambiente. Paramos na estação da EFMM e encontramos o presépio que representa as Sete Maravilhas de Rondônia e mais adiante, a grande obra, Presépio Amazônico no qual o Menino Jesus e todos os personagens, são representados por figuras indígenas. Tem até o “Micro Presépio”, que para vê-lo em sua essencia a coordenação disponibiliza uma lupa.

Enfim, recomendamos a todas as famílias de Porto Velho e quem estiver visitando nossa cidade, a visitar a Exposição de Presépios que faz parte do Projeto da Prefeitura de Porto Velho “Natal de Todos”

Nenhum comentário: