sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

LENA NA FOGUEIRA - 31.12.11

Lenha na Fogueira

Chegou e já chegou tarde o último dia do ano de 2011.

***************

O rondoniense apesar de já ser considerado acostumado, não se conforma com tanta bandidagem praticada pelos políticos eleitos pelo povo para criarem as leis do nosso estado e acabam se transformando nos piores bandidos.

***************

Essa prática já se tornou corriqueira entre os políticos de nosso estado,

**********

Acontece que a atual legislatura dos nossos deputados estaduais, bateu todos os recordes.

*********

Em menos de um ano de mandato alguns deles, foram pegos com a mão na botija e o que é pior, ainda querem cantar de galo!

********

Ontem pela manhã ouvi um determinado deputado em entrevista a uma emissora de rádio, dizer que os deputados que “ficaram” fora da Operação Termópilas, não têm MORAL pata solicitar a cassação dos mandatos dos envolvidos nas falcatruas.

***********

Simplesmente explicou o deputado entrevista, porque de uma maneira ou de outra todos estão envolvidos, se não nas falcatruas detectadas pela Termópilas, mas, através de outros desmandos.

*********

Essas declarações são muito sérias e o MP assim como a Federal deveriam solicitar a gravação da entrevista à emissora e procurar ouvir o deputado denunciante e então aplicar os rigores da Lei.

*********

Salve-nos 2012. Que já chega dizendo0 que o mundo vai se acabar no dia 21 de dezembro de acordo com o calendário Maia.

**********

E se vai acabar pra que, eleger prefeitos e vereadores no mês de outubro se eles não vão ter tempo para assumir seus mandatos!

*********

Há quem acredite que o mundo vai se acabar mesmo em 2012.

*********

Sendo assim só nos resta viver com toda a intensidade os dias que nos restam, ou seja, até 21 de dezembro de 2012 vamos fazer o que nos dé na telha.

*********

Com um agravante, nada de abusar do cartão de crédito e nem tão pouco do crediário. Vai que não seja verdade essa previsão dos Maias.

*********

Quem deveria Acabar. mas, na cadeia eram os deputados e demais pessoas que desviaram o dinheiro público em seu próprio beneficio.

***********

Independente das surpertições e das previsões, hoje é dia de brincar carnaval no bloco Mistura Fina.

************

Ainda não decidi se vou de Valéria (Zorra Total, “Aí como estou bandidaaaaa” ou se vou de Grizelda (Fina Stampa)

************

Uma coisa é certa, logo mais a partir das 14h você se quiser falar comigo, é só se dirigir até o Bar do Antônio Chulé que fina nas esquina das ruas, Joaquim Nabuco a rua Bolívia no bairro Santa Bárbara que estarei lá com a cara toda mela de Maisena.

***********

No Mistura Fina por alguns minutos conseguimos esquecer-se das mazelas que aconteceram durante o ano de 2011. No Mistura Fina o assunto é somente carnaval.

**********

Ontem à tarde o Misteira veio à nossa redação e n os presenteou com a camiseta dos 28 anos do Bloco mais democrático da cidade o Mistura Fina.

***********

Em Guajará Mirim o Ariel Argobe e outros carnavalescos colocam na avenida na tarde de hoje o Cordão do Amarra Pato.

**********

O bloco é uma imitação do Mistura Fina de Porto Velho que pela primeira vez vai desfilar pelo centro histórica da capital da Pérola do Mamoré.

**********

O Beto do Sá (Do Cavaco) é o autor da letra da marchinha que diz o seguinte:

***********

CORDÃO DO AMARRA PATO

**********

Eu capo, eu capo, eu capo, eu capo, eu capo

**********

Quem amarrou minha mulher

**********

Com cordão de Amarrar Pato

***********
Minha mulher era caseira

**********

Agora só quer viver na bagaceira

**********

Saiu ano passado

************

É, isso eu não me engano

**********

Foi pra comemorar a entrada de ano

**********


Saiu 2011, voltou 2012

*********

Ela falou que estava no meio do povo

*********


Eu não me engano, eu não me engano

***********

Foi comemorar a entrada de ano

***********

Eu capo, eu capo, eu capo, eu capo, eu capo

**********


Quem amarrou minha mulher

**********

Com cordão de Amarrar Pato

*********


Bom! Nos encontramos no Bloco Mistura Fina.

***********

Feliz 2012 para todos nós!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 30.12.11

Lenha na Fogueira

Faltam poucas horas para começar uma nova caminhada que pode nos levar a vários lugares e situações.

***********

Estou me referindo à chegada de um novo ano, que daqui ha pouco mais de 24 horas começa.

**********

2012 chega com o status de ano bissexto. Ano bissexto é aquele no qual quem nasceu no dia 29 de fevereiro pode festejar o aniversário realmente no dia correto.

**********

As tristezas e alegrias em ano bissexto demoram mais a passar, pois, o ano bissexto tem 366 dias.

**********

Hoje a expressão bissexto vez ou outra é associada ao duplo seis (66) da expressão 366, o que expressa uma coerência mnemônica popular, porém, aos estudiosos é um grande e histórico equívoco.

**********

Independente de ser ano bissexto 2012, é ano político, ano no qual vamos eleger um novo prefeito para o nosso município.

********

Em Porto Velho após a operação Termópilas os nomes de alguns pretensos candidatos, foram defenestrados e os que restaram, vão ter que ralar muito para provar que são merecedores da confiança, primeiro, dos convencionais dos seus partidos e depois dos eleitores de um modo geral.

**********

Segundo a vidente “Madame Yaya do Santa Bárbara” provavelmente os municípios de Porto Velho, de Rolim de Moura e Pimenta Bueno serão administrados por mulheres. Se fosse o Ciro Pinheiro escreveria: “Quem viver verá”.

*********

Fazer pesquisa neste momento é muito arriscado, pois as chuvas do inverno amazônico e do verão oficial deixam a população indignada com tanto problema de alagação, lamaçal, bichos peçoentos invadindo as residências, enfim, um bocado de transtornos, que deixam o prefeito vulnerável a criticas de tudo quanto é maneira e tom.

*********

Nosso amigo Roberto Sobrinho deve estar passando por isso, afinal de contas, nem só de presépio vive o povo de Porto Velho.

*********

E o que São Pedro anda aprontando, com tanta chuva, transforma qualquer obra mal acabada, em presepada.

********

Como o Roberto é bom de conversa, com certeza já tomou as providencias para que as famílias atingidas pelas alagações passem o réveillon, melhor do que passaram o Natal.

*********

Agora se formos analisar as ações culturais desenvolvidas pela prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna, podemos dizer que foram boas.

*********

Muita coisa aconteceu culturalmente falando, graças ao apoio da Fundação Iaripuna dirigida pelo Tata e pela Berenice.

*********

Da música ao teatro, do folclore a dança clássica, da capoeira ao hip hop, do festival de cinema ao arte de todos, passando pela programação desenvolvida ao longo do ano na Feira do Porto e as ações da Tenda da Cidadania que levou apresentações culturais a praticamente todos os distritos de Porto Velho.

**********

Sem esquecer a Fina Flor do Samba e a Roda de Samba do Beto Cezar no Mercado Cultural.

*********

Esses dois projetos ao longo do ano, realizaram vários shows com sambistas vindos do Rio de Janeiro, graças ao apoio financeiro da prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna.

*********

Também patrocinaram show na Tenda do Tigre, com o Poeta Mado; O show do Sandro Bacelar e Gioconda no Mercado Cultural, o show do Silvio José também no Mercado e tantos outros espetáculos.

********

Juro que não vi e nem ouvi durante todo o ano de 2011, algum artista ou grupo cultural reclamando que não teve apoio da prefeitura através da Iaripuna. Se teve, não reclamou e tão pouco abriu o “bico”, sendo assim, não podemos cobrar do Tatá ou da Berê.

*********

Ainda falta muito, pata chegarmos ao ideal, mas, já estamos começando a caminhar no rumo certo.

*********

O que ficou faltando foi a Regularização do Sistema Municipal de Cultura que foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, mas, ainda falta regulamentar para funcionar de fato e de direito.

**********

Sendo assim, só nos resta ficar torcendo para que o prefeito Roberto Sobrinho continue apoiando as ações da Fundação Iaripuna e em especial o carnaval das escolas de samba e blocos de trio.

*********

Feliz 2012 cambada da prefeitura!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 29.12.11

Lenha na Fogueira

Pelas entrevistas que o governador Confúcio Moura vem concedendo aos diversos meios de comunicação. Em 2012, Rondônia será um mar de rosas.

*********

Assim esperamos que seja. Aliás, a torcida de todos é para que o governador veja seus projetos realizados com sucesso.

*********

Tá certo que o primeiro ano serviu para tentar arrumar a casa, coisa que parece, está sendo muito difícil.

*********

Justamente porque se trata de um governo de coligações ou de cooperação como diz o slogan.

*********

Outro agravante, foi que Confúcio recebeu do governo anterior, segundo dizem, pepino recheado com abacaxi.

*********

Com o orçamento praticamente todo comprometido e ainda tendo que administrar as picuinhas partidárias.

*********

Confúcio Moura quase não pode realizar o planejado, para o primeiro ano.

********

Além disso, algumas mancadas foram observadas. Copiar o que está sendo colocado em prática em outros estados, nem sempre pode dar certo em Rondônia.

*********

Paraná é Paraná é região fria! São Paulo é aquele congestionamento, assim como Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro têm as capitais impregnadas de mau cheiro. Por isso seus técnicos não servem para atuar em Rondônia.

**********

O vicio da corrupção, do mal feito, do jeitinho, vem junto com essas pessoas, que chegam pensando que os que aqui fizeram residência, têm o nariz furado feito porco.

*********

Nossa realidade é bem diferente de tudo quanto é estado brasileiro.

********

Rondônia, além de ter que administrar seus problemas, ainda tem que aturar problemas do Acre e do Amazonas, pois a localização do nosso estado chama para essas preocupações, por ser entroncamento e passagem para o Acre, Bolívia e Amazonas

*********

É um corredor por onde passa todo tipo de mercadoria e gente.

*********

Essa facilidade de comunicação, deixa precária nossa segurança, nosso atendimento hospitalar, além de encarecer o preço dos imóveis e do setor hoteleiro e aí se juntam os restaurantes e o transporte.

*********

Quem sabe lidar com esses problemas são pessoas que vivem no estado há alguns anos e não quem chega apenas para assumir temporariamente cargos no governo estadual.

*********

Administrar sem poder mandar é muito difícil, esse é o dilema do nosso governador, pois ele não tem autoridade para demitir uma pessoa que esteja ocupando cargo de importância em seu governo, porque o cargo não é do governo estadual e sim do Partido que apoiou a campanha para governador.

*********

Como nas entrevistas que estão sendo levadas ao ar e publicadas na mídia impressa, o governador diz que vai ajustar seu secretariado, esperamos que em 2012 ele realmente comece a governar.

*********

Ele (o governador), já deve estar careca de saber, que sem poder ser o comandante das rédeas, os animais ficam incontroláveis e nesse caso, as falcatruas continuam a acontecer sem que sejam molestados seus idealizadores.

********

Por isso, ficamos na torcida dos que acreditam, que o governo de Confúcio Moura será a salvação do estado no que diz respeito à saúde, educação e segurança.

*********

Não quero nem me reportar sobre cultura, pois, em Rondônia a cultura mais praticada não é a da produção agrícola, mas, a da corrupção.

*********

Por isso a partir de agora não vamos mais pedir em nome da cultura. Vamos lutar por mais investimentos nos seguimentos artísticos.

*********

Queiram ou não queiram, ninguém ouviu, leu ou assistiu, qualquer noticia dando conta que em Rondônia houve problemas de desvio de verba na secretaria de cultura.

*********

Nossa Secel deveria merecer do governador Confúcio Moura atenção especial, pois foi a secretaria que mais divulgou o estado positivamente durante o primeiro ano do seu governo.

*********

Se eu fosse o governador disponibilzaria através da Secel para as escolas de samba e blocos de todo o estado de Rondônia pelo menos R$ 1 Milhão.

*********

Ao governador Confúcio Moura desejo muito sucesso no ano que está chegando.

********

O resto à gente empurra com a barriga!