segunda-feira, 29 de março de 2021

Lenha na Fogueira - 30.03.2021



Os artistas que vivem em Rondônia em especial, os da capital Porto Velho e mais especial, os músicos, compositores e cantores, sofrem com a falta de compreensão dos produtores de programas, seja se rádio ou de televisão.

**********

Com raríssimas exceções, esses produtores e programadores das nossas rádios e TVs se preocupam em colocar nas grades de suas empresas, o trabalho desenvolvido pelos nossos artistas.

**********

Destaquei acima, os músicos, compositores e cantores, mas, o mesmo acontece com os profissionais da dança, das artes visuais, das artes cênicas e circo. Ninguém escapa.

**********

Porém, vamos nos debruçar nesta coluna, sobre o que acontece com os nossos músicos, compositores e cantores, que em minha opinião são os mais discriminados.

*********

Foi-se o tempo que a nossa produção (em gravação) musical, era de baixa qualidade, hoje nossos estúdios, não deixam nada a desejar a qualquer estúdio de qualquer cidade brasileira.

*********

Porém, nossos programadores de rádio e televisão, não se deram conta disso e preferem tocar em seus programas, o que as grandes empresas indicam. É a verdadeira desvalorização dos nossos artistas, exercidas por pessoas, que na maioria das vezes, nunca parou para analisar o que nossos compositores estão produzindo e pior, não param para escutar as músicas que são gravadas pelos nossos artistas.

**********

Para uma rádio local tocar uma música produzida por compositores locais, é preciso que o cantor seja amigo da direção da emissora ou então do programador.

*********

Não queremos aqui generalizar. Existem produtores de programas de rádio e TV que costumam valorizar o trabalho dos nossos artistas.

*********

Posso citar o programa “Muito Mais Cultura” apresentado pela nossa amiga, Linda Kozan que vai ao ar todos os sábados entre 9 e 10 horas pela rádio Cultura 107.9 FM. Linda realmente valoriza o trabalho dos artistas locais de todos os segmentos, (todo sábado a parte musical do programa, é com a produção dos compositores e cantores locais).

 

**********

Outro que valoriza a produção musical local, é o radialista e apresentador de televisão Marcelo Melo. Marcelo apresenta dois programas diários na rádio comunitária “Rio Madeira” 105,9 FM.

**********


O primeiro vai ao ar entre 13 e 14 horas, e é de entrevistas, nesse caso com vários segmentos da sociedade como o político sem esquecer de sempre levar um artista para participar contando sua trajetória.

************

O outro é o “Fim de Tarde” que é apresentado entra as 18 e 19 horas, com apresentação em sua maioria, com musicais de artistas que residem em Porto Velho. Quer ficar por dentro da nossa produção musical, é só sintonizar no programa do Marcelo Melo.

**********

Agora, o programa que mais valoriza nossos artistas, é o “PORTO SHOW” apresentado todos os sábados pelo MARCELO MELO na TV REMA canal 5.1 sábado a partir das 21 horas. É show de verdade esse programa.

*********

Sábado passado dia 27, o “PORTO SHOW” além de algumas entrevistas com empresários local, apresentou uma entrevista pra lá de sensacional, com o Cantor e Compositor Toninho Tavernard.

**********

Toninho considerado um dos melhores compositores de Porto Velho, vem conquistando dia-a-dia fãs por toda a Amazônia, em Manaus já é destaque e já entrou em Belém com uma de suas músicas classificadas para o Festival de Música da capital paraense.

************

Toninho falou sobre como nasceu sua veia musical e a história de algumas composições e o melhor, cantou várias composições de sua autoria. Foi muito bacana a participação do filho do Careca no Porto Show do último sábado.

***********

Para encerrar o programa, Marcelo Melo chamou para o cenário os dançarinos Charlene & Fernando. O casal que começou na dança profissionalmente há 20 anos, como dançarinos da Banda “’Os Cobras do Forró”, apesar da pandemia, continua dançando (respeitando os protocolos da Saúde). Marcelo os convidou para dançar duas músicas de autoria desse amigo de vocês. Ambas as músicas fazem parte do CD “Silvio M. Santos – 60 Anos de Música Autoral” recém lançado pela plataforma musical digital Spotify.

***********

Fernando & Charlene deram um show dançando a música “A Dança do Remo”, Uma Salsa misturada com Carimbó, Forró e outros ritmos. Juro que me emocionei com a coreografia apresentada pelo casal para a minha música.

**********

Outra música coreografada e dançada pelo casal, foi o bolero de minha autoria “Porto, Velho Porto”, um espetáculo de dança de salão.

**********

Você pode curtir essa apresentação através do Link:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=4124338797591030&id=100000448507167

 

**********

Precisamos que mais programas de rádio e TV abram mais espaços para nossos artistas.

3 comentários:

Unknown disse...

Silvio Santos você é um baluarte da nossa cultura.

mi disse...

Temos que valorizar o que é nosso. Parabéns aos apresentadores e, principalmente, aos artistas 👏🏾👏🏾👏🏾

J. Zoghbi disse...

É isso aí Zé, a exemplo de Manaus e Belém que valorizam e fazem os outros Estados gostarem da música regional. O Nordeste nos ensinou toda vida. Lá é: 'Gostou? Se não... à porta da rua e serventia da casa. SUCESSO grande Sílvio Zé Katraca Santos!