sábado, 27 de março de 2021

Lenha na Fogueira - 28.03.2021

 


A comunidade artística/cultural de Porto Velho, está levando aos nossos lares, espetáculos da mais alta qualidade. Tudo graças a Lei Aldir Blanc que habilitou vários projetos, através de Editais publicados pela Sejucel e pela Funcultural de Porto Velho.

**********

Por exemplo: Hoje será o ultimo dia da apresentação da Exposição “Escamação” da artista plástica Rita Queiroz. A transmissão é via canal da artfista no yutube e face book a partir das 19 horas.

**********

No decorrer de todo esse final de mês, vários outros espetáculos estarão sendo apresentado. Veja:

************

Para driblar os desafios que a pandemia trouxe, os artistas estão se reinventando. O que antes seria apresentado em um teatro presencialmente, hoje pode ser visto de forma on-line, portanto totalmente segura.

**********

A atriz Cristina Lago, que cresceu em Ouro Preto do Oeste (RO), faz parte do grupo Epifania, que mistura dança, teatro e performance. Eles farão quatro apresentações gratuitas do seu novo espetáculo Porta Retratos, de 26 a 29 de março.

*********** 

O projeto aborda o tema do isolamento social. Dentro de uma mesma casa, seis bailarinos da companhia farão performances trazendo reflexões e colocando uma lente de aumento em situações ocorridas no período da quarentena.

************

O resultado será disponibilizado ao público através plataforma Sympla de maneira gratuita para todo o Brasil.

**********

Para assistir “Porta-Retratos”, basta acessar o link do Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/palavraz), escolher o dia e reservar o ingresso gratuitamente.

***********

POETA MADO

**************

O ator e direto de teatro Carlos Macedo, o Poeta Mado, propõe a apresentação de 03 (três) lives/transmissões ao vivo, com performance teatral que envolve poesia e música.

**********

“Memórias e Imagens” é uma propsota de 03 episódios teatrais, tendo a poética de contos da cidade como principal elemento de demonstração da Arte.

***********  

Na próxima terça feira, dia 30 de Março de 2021, às 19h, através do canal do Poeta Mado no youtube, e transmistido nas redes sociais, será apresentada a 2ª performance teatral desta trilogia.

***********

No segundo episódio, é a Memória e Vivência performando, no espaço de textos que contam a cidade em “Solos e Outros”, contando passagem de histórias de pessoas esquecidas no tempo. Este tempo sem relógio, sem medida e sem régua, possibilitando ressignificar memórias vivas em cada canto da cidade de Porto Velho.

************

O ator contracena com 02 atores convidados, Évelyn Silvestre e Iago Garcia, que constroem uma narrativa teatral, dentro de um diáligo de memórias e suas vivências, quando se encontram com a Poética da cidade, através da poesia, da música e do silêncio.

***********

Carlos Macedo Dias, ator, diretor teatral, educador popular, Poeta e escritor. Sempre atuou na Arte e na Educação Popular para materializar e transformar o real em favor da sensiblidade, da sociedade e da valorização da memória e cultura amazônica.

***********

Manifestações artísticas como a que se apresenta por meio deste projeto buscando, além da presenvação resiliente de sua produção artística, dar a sua contribuição para a travessia neste momento crítico que assola todo o planeta.

**********

Este projeto foi contemplado através do EDITAL Nº 77/2020/SEJUCEL-CODEC - 1ª EDIÇÃO MARY CYANNE DO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO DE FOMENTO À CULTURA E À PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL PARA TRANSMISSÕES AO VIVO/GRAVADAS. > Eixo 2 > Apresentações Artísticas (ao vivo/gravadas) > Subeixo d > AO VIVO.

**********

Poeta Mado - YouTube - Direção: Poeta Mado (Carlos Macedo); Atuação: Évelyn Silvestre, Iago Garcia e Carlos Macedo; Produção e Filmagem: Anderson Benvindo; Apoio de Produção: Edison Arcanjo e Cida Louzada; Assistente de Produção e Comunicação: Val Barbosa; Local: Casa de Leitura Arigóca; Quando: 30 de Março (terça-feira); Horáro: às 19h; Onde: Canal Poeta Mado no youtube (3) Poeta Mado - YouTube.

**********

Ouro Projeto também hab ilitado pela Lei Aldir Blanc é o do Mestre da Cultura Popular Ernesto Melo o Poeta da Cidade cuja produção iniciou as filmagens na última sexta feira. Aguardem que vem aí histórias muito bacanas vividas pelo nosso MESTRE Ernesto Melo.

Nenhum comentário: