terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Lenha na Fogueira - 21.01.20


Vamos todos pedir a Deus, pela saúde do amigo carnavalesco, Iran Brito Mendes – O Baluarte que está internado na UTI do hospital 9 de julho.
***************
As férias estão chegando ao fim e em consequência, desembarco no aeroporto Governador Jorge Teixeira em Porto Velho, na noite desta terça feira.
************
Chego e vou direto para Casa da Cultua onde a Siça e equipe estará dando os retoques finais para festa de lançamento da Camiseta 2020, que vai acontecer amanhã quarta feira 22.
************
Apesar de estar em férias, não fiquei alheio aos acontecimentos sobre a Banda do Vai Quem Quer e tão pouco, sobre o que está rolando nos bastidores das escolas de samba.
************
Inclusive, de acordo com nota divulgada pela direção da Fesec, hoje à noite, vai acontecer REUNIÃO a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores cuja pauta principal, será o repasse articulado pela presidência da Casa junto ao prefeito Hildon Chaves. Esperamos que a negociação tenha sido positiva e que na noite de hoje, a direção da Fesec anuncie a data que a grana vai estar na conta das escolas de samba.
************
Uma programação que está bombando é a festa de reinauguração do nosso Mercado Cultural, que vai acontecer na próxima sexta feira dia 24.
***********
Dia 24 de janeiro é feriado, alusivo a Instalação do Município de Porto Velho, foi o dia que em 1915, o Major Guapindaia de Souza Brejense assumiu como prefeito do recém criado município de Porto Velho.

************
O Major já chegou “arrepiando” com os americanos da Madeira Mamoré. Devido as pendengas entre o Major e a direção da Madeira Mamoré, foi criada a famosa LINHA DIVISÓRIA uma cerca que separava a cidade da seguinte maneira:
**************
Da Presidente Dutra para o rumo do Rio Madeira quem mandava era a administrada da Madeira Mamoré e daí pra cima, era por conta da prefeitura de Porto Velho. Porto Velho vai completar 105 anos de sua instalação.
************
Quando Porto Velho comemorou seu centenário de instalação em 2015, a prefeitura realizou um concurso de Marchinha carnavalesca com o tema e quem foi o vencedor, foi esse que escreve essa coluna, também conhecido como Silvio Santos.
************
A festa aconteceu na Talismã 21 e entre um bocado de concorrentes a comissão escolheu a minha marchinha como a vencedora do concurso de marchinha sobre os 100 anos de Porto Velho.
**********
A letra da marchinha é assim: “Depois que o trem apitou, Guapíndaia chegou; E tudo foi acontecendo. Porto Velho município, pra cima da Divisória foi se desenvolvendo. E nesse burburinho de progresso; Porto Velho é sucesso, não consegue mais parar. Foi da borracha, foi do ouro, foi do trem. Porto Velho hoje tem, energia para exportar...”
************
Sexta feira a programação no Mercado Cultural será das melhores, porém, deveriam ter colocado na programação, uma Banda de Carnaval. Afinal de contas é a balada do momento.
************
De qualquer maneira, o grande ganho será a reinauguração do Mercado que segundo o Ocampo vai contar com uma série de atividades, inclusive servindo comidas típicas e até choperia vai funcionar em seu interior. Vamos lá beber um chope.
************
É bom não esquecer, que amanhã 22, tem a festa de lançamento das CAMISETAS da Banda do Só Vai Quem Quer!

Nenhum comentário: