quinta-feira, 18 de abril de 2019

Lenha na Fogueira - 19.04.19


A tradição da Sexta Feira da Paixão nos marca no dia de hoje com a Procissão do Senhor Morto que na Catedral Metropolitana de Porto Velho vai acontecer às 17 horas.
***********
De acordo com os relatos nos evangelhos, os guardas do templo, guiados pelo apóstolo Judas Iscariotesprenderam Jesus no Getsêmani. Depois de beijar Jesus, o sinal combinado com os guardas para demonstrar que era o líder do grupo, Judas recebeu trinta moedas de prata (Mateus 26:14-16) como recompensa.
************
Depois da prisão, Jesus foi levado à casa de Anás, o sogro do sumo-sacerdote dos judeus, Caifás. Sem revelar nada durante seu interrogatório, Jesus foi enviado para Caifás, que tinha consigo o Sinédrio reunido (João 18:1-24).
************
Muitas testemunhas apareceram para acusar Jesus, mas seus relatos conflitavam entre si e Jesus manteve-se em silêncio. Finalmente, o sumo-sacerdote desafiou Jesus dizendo: «Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.» (Mateus 26:63).
************
A resposta de Jesus foi: «Tu o disseste; contudo vos declaro que vereis mais tarde o Filho do homem sentado à direita do Todo-poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.» (Mateus 26:64) Por conta disto, Caifás condenou Jesus por blasfêmia e o Sinédrio concordou em sentenciá-lo à morte (Mateus 26:57-66).

***********
Pedro, que esperava no pátio, negou Jesus por três vezes enquanto o interrogatório se desenrolava, exatamente como Jesus havia previsto.
***********
Na manhã seguinte, uma multidão seguiu com Jesus preso até o governador romano Pôncio Pilatos e o acusaram de subversão contra o Império Romano, de se opor aos impostos pagos ao césar e de autodenominar "rei" (Lucas 23:1-2). Pilatos autorizou os líderes judeus a julgarem Jesus de acordo com seus próprios costumes e passar-lhe a sentença, mas foi lembrado pelos líderes judeus que os romanos não lhes permitiam executar sentenças de morte (João 18:31).
***********
Pilatos interrogou Jesus e afirmou para a multidão que não via fundamentos para uma pena de morte. Quando ele soube que Jesus era da Galileia, Pilatos delegou o caso para o tetrarca da região, Herodes Antipas, que, como Jesus, estava em Jerusalém para a celebração da Páscoa judaica.
***********
Herodes também interrogou Jesus, mas não conseguiu nenhuma resposta e enviou-o de volta a Pilatos, que disse para a multidão que nem ele e nem Herodes viam motivo para condenar Jesus. Ele então se decidiu por chicoteá-lo e soltá-lo, mas os sacerdotes incitaram a multidão a pedir que Barrabás, que havia sido preso por assassinato durante uma revolta, fosse solto no lugar dele. Quando Pilatos perguntou então o que deveria fazer com Jesus, a resposta foi: «Crucifica-o!» (Marcos 15:6-14).

Em Porto Velho praticamente todas as paróquias realizam a Procissão do Senhor Morto na tarde de hoje.
***********
Na catedral as celebrações começam às três horas da tarde com a cerimônia da adoração da cruz e em seguida será realizada a comunhão.
*************
De acordo com informação do Pe. Fontenele hoje não será celebrada missa. Logo após a comunhão, começa a Procissão do Senhor Morto.
************
Que seguirá pela rua D, Pedro II sentido centro bairro. Durante a Procissão será encena a Via Sacra e suas 15 estações.

***********
Durante o percurso da Procissão jovens atores encenam as 15 estações da Via Sacra contando a história da vida de Jesus Cristo.

***********
A Procissão obedecerá ao seguinte percurso. D. Pedro II, Mal Deodoro, Carlos Gomes, Presidente Dutra, D. Pedro II até Catedral onde Jesus será Crucificado.
***********
É uma cena muito bonita e ao mesmo tempo triste. Muitos fiés se omocionam com a crucificação e aplaudem a cena da ressurreição.
************
Feliz Páscoa!

Nenhum comentário: