A pedida deste sábado em Porto Velho, é participar do Arraial da UNIR marcado para começar às 19 horas, no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural.
*********
O evento que já se fortaleceu como tradição pela comunidade acadêmica, terá show da banda Casca de Alho, quadrilha organizada pelo DCE, comidas típicas, bebidas e diversas brincadeiras para animar a festança.
**********
Essa Banda Casca de Alho é ótima. O repertório formado por forró Pé de Serra é dos melhores. Só pela Casca de Alho vale à pena curtir o Arraial da UNIR,
********
E mais, o Arraial da UNIR é tradicional e por isso, é aguardado pela sociedade portovelhense. Vamos prestigiar o Arraial da Universidade Federal de Rondônia a partir das 19 horas no Mercado Cultural.
*********
Agora se você gosta de coisas diferentes, pega a Estrada da Penal e vai pra São Carlos minha terra natal, curtir o “Made In Roça” que estará acontecendo na noite de hoje com o apoio da Funcultural.
*********
Se você tiver disposição, dorme lá mesmo, para curtir domingo, o Projeto Som Livre. É uma programação muito boa pra quem gosta de sair da rotina urbana. Tem mais, em São Carlos podemos degustar um peixe pescado no Rio Jamari frito ou na caldeirada.
*********
Agora pra quem gosta de curtir um bom samba, a pedida é a Feijoada da Gratidão promovida pela escola de samba Asfaltão, começa às 11 horas deste sábado.
**********
A festa é em comemoração à reinauguração da Tenda do Tigre. Logo depois começa a 37ª edição do Projeto Samba Autoral.
**********
Na realidade, antes dos nossos compositores começarem a mostrar suas novas canções, vai acontecer à homenagem ao compositor Arlindo Cruz. A turma que ensaiou vai apresentar apenas composições do Arlindo. Vai ser uma tarde memorável hoje na rua Jacy Paraná
*********
Excepcionalmente o Samba Autoral não será apresentado na calçada do Bar do Calixto. Vai ser na nova Tenda do Tigre. Uma das Tendas do Tigre foi destruída por um temporal que caiu sobre o bairro Nossa Senhora das Graças ano passado, após campanha bem sucedida, quando os amigos e admiradores da escola campeã do carnaval 2018 colaboraram na aquisição de uma nova Tenda.
**********
Dai o nome: “Feijoada da Gratidão”. Justamente para agradecer aos colaboradores. Isso não quer dizer que a feijoada será de graça. O convite para o feijão do Asfaltão custa apenas R$ 25.
**********
Quer ouvir sambas de autores que residem em Porto Velho, sintoniza a partir do meio dia de hoje, a rádio Cultura 107.9 FM e curte o programa “Samba na Cultural” apresentado pelo Carlinhos Maracanã e Paulinho Santana.
*********
A nova diretoria da Federação das Escolas de Samba de Porto Velho – FESEC tomou posse na noite de ontem, durante o Projeto A Fina Flor do Samba no Mercado Cultural.
*********
Reginaldo Cardoso montou uma equipe de responsa para lhe ajudar na direção das nossas escolas de samba.
*********
Depois de muitos anos sem endereço próprio, a FESEC agora tem sede, fica numa sala do Mercado Cultural gentilmente cedida pela Funcultural. Ponto para o Makumbinha!
*********
Quinta feira a direção da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – FEDERON fechou as comissões que irão atuar durante a XXXVII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá marcado para acontecer entre o dia 27 de julho e 5 de agosto, na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques).
*********
Aliás, até que enfim, o impasse sobre a estrutura foi solucionado. Agora está praticamente tudo combinado e a Sejucel em parceria com a Funcultural ficarão responsáveis pela instalação das arquibancadas, sonorização e iluminação mais os banheiros químicos. Fechou superintendente!
Feijoada e 37ª edição
do Projeto Samba Autoral
A escola de samba Asfaltão realiza neste sábado 7, a “Feijoada da Gratidão”. O evento é em comemoração a reinauguração de uma das Tendas do Tigre localizada a rua Jacy Paraná entre a Brasília e a Getulio Vargas, no bairro Nossa Senhora das Graças. “Gratidão porque vamos aproveitar a oportunidade para agradecer a todos que colaboraram com a aquisição e a montagem da nova tenda”, esclareceu Silvia Pinheiro. A animação será por conta do Grupo Guaporé, Grupo Kizomba e convidados.
SAMBA AUTORAL
Por ser o primeiro sábado do mês, o Projeto Samba Autoral de julho, também vai acontecer na tarde de hoje na Tenda do Tigre. “Vamos juntar o útil ao agradável, aproveitando a Feijoada da Gratidão com a reinauguração da Tenda do Tigre para também realizar a 37ª edição do Projeto Samba Autoral que geralmente é realizado no Bar do Calixto e excepcionalmente este sábado será na Tenda do Tigre”, explicou Silvia.
A programação na Tenda do Tigre começa com a Feijoada da Gratidão a partir das 11 horas. Em seguida será prestada homenagem ao compositor Arli do Cruz, quando os sambistas que participaram dos ensaios, irão interpretar sambas de autoria de Arlindo Cruz que após mais de um ano internado em virtude de um AVC voltou para casa na semana passada.
Por volta das 17 horas os compositores passarão apreeantar suas novas composições para o público que estiver prestigiando mais uma rodada do Samba Autoral. “De acordo com o Regimento as apreseantações pelo Samba autoral serão encerradas impreterivelmente as 19 horas.
UM POUQUINHO DE ARLINDO CRUZ
Arlindo Domingos da Cruz Filho, mais conhecido como Arlindo Cruz (Rio de Janeiro, 14 de setembro de 1958). Aos sete anos, o menino ganhou o primeiro cavaquinho. Empolgado com o instrumento, esperava ansioso o pai chegar do trabalho para aprender a tocar. Aos doze já tirava muitas canções de ouvido, e, como seu irmão, Acyr Marques, aprendia violão. Entrou para a escola Flor do Méier, onde estudou teoria, solfejo e violão clássico por dois anos. E já nessa época começou a trabalhar profissionalmente como músico, fazendo rodas de samba com vários artistas, inclusive Candeia. Com ele, gravou seus primeiros discos, um compacto simples, pela gravadora Odeon, e um LP chamado Roda de Samba (hoje encontrado em CD). Em ambos, tocou cavaquinho. Ao completar 15 anos foi estudar em Barbacena, Minas Gerais, na escola preparatória de Cadetes do Ar, mas não abandonou a música. Cantava no coral da escola.
Ganhou festivais em Barbacena e Poços de Caldas. Quando deixou a Aeronáutica, passou a frequentar a roda de samba do Cacique de Ramos. Ia todas as quartas-feiras, aprender ao lado de Jorge Aragão, Beth Carvalho, Beto sem Braço, Ubirany e Almir Guineto. Outros jovens seguiam o mesmo caminho, entre eles, Zeca Pagodinho e Sombrinha - que viria a ser seu parceiro. Logo no primeiro ano de Cacique, teve doze canções gravadas por vários intérpretes". Arlindo Cruz saiu do Fundo de Quintal em 1993 e começou um carreira solo, logo depois fez parceria com Sombrinha. Anos depois se casou com a porta bandeira Babi Cruz e com ela teve dois filhos, Arlindo Neto e Flora.
Em 17 de Março de 2017, com 60 anos, o cantor sofre um acidente vascular cerebral. O fato ocorreu quando o cantor e compositor se preparava para viajar a São Paulo, onde faria um show na Cidade de Osasco, com seu filho, no projeto "pagode 2 Arlindos".
Após 1 ano e 4 meses, no dia 2 de julho deste ano, o Grande poeta Arlindo Cruz volta para casa. Quem canta e faz o bem, está se restabelecendo e assim como fizeram quando de sua internação, com esta homenagem homens e mulheres, Bambas do Projeto Samba Autoral de Porto Velho, realizado pela Escola de Samba Asfaltão, transmitirão boas Energias e as melhores Vibrações a Arlindo Cruz!
Silvia Ferreira de Oliveira Pinheiro – 99982-9381
Dir. de Comunicação
FESTA NA ROÇA
Circuito Junino no distrito de São Carlos
e domingo, tem Projeto Som Livre
O fim de semana vai ser de festa no distrito de São Carlos. Neste sábado (7), a partir das 20h, tem o arraial “Made In Roça”, promovido pela comunidade, com apoio da Fundação de Cultura do Município de Porto Velho (Funcultural) e, no domingo, a partir das 17h, tem o Projeto Som Livre, promovido pela fundação.
Na programação do arraial estão atrações musicais como Bond Banda é Bonde Show e Forró dos Três, além de apresentações de grupos de danças folclóricas da comunidade. O arraial faz parte do Circuito Junino, previsto para encerrar no dia 12 de agosto. o circuito tem o apoio da prefeitura, que está cedendo à parte logística de palco, iluminação e som.
Já no domingo 08, os moradores e turistas poderão prestigiar as margens do Rio Madeira, apresentações dos artistas Marcell Lobato e Edmílson Gama, tudo gratuito.
O acesso ao Distrito de São Carlos pode ser de carro pela estrada da Penal entrando a esquerda em Aliança chegando à foz do Rio Jamari de onde se travessa o Rio Madeira utilizando “Bandeirinhas” ou Catraias (esse percurso é feito em uma hora e meia). Ou então saindo de barco do Porto do Cai N’água (são aproximadamente 4 horas em barco motor e de voadeira aproximadamente, uma hora e meia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário