sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Lenha na Fogueira - 30.09.17

Segunda feira dia 2, o município de Porto Velho completa 103 de criação. 103 anos sofrendo de tudo quanto é mazela e mesmo assim, nosso município segue crescendo vertiginosamente. Passamos por algumas administrações sofríveis e mesmo assim Porto Velho não parou de crescer.
*******
Como porto-velhense nato, pois nasci nas barrancas do Madeira exatamente no distrito de São Carlos, sinto orgulho da minha cidade município. Nossas ruas podem não receberem o tratadamente que merecem, pois ainda existem muitas e olha que são muitas mesmos que não contam com nada. Não têm nem mesmo escascalhamento (teve um governador que falava CASCAIAMANETO), Não tem serviço de drenagem e jamais viram uma pá de piche, quanto mais asfalto, mesmo assim, seus moradores não querem deixá-las por nada.
*******
Porto Velho campeã da falta de saneamento básico, sem iluminação pública, sem corredor de ônibus, sem rodoviária, sem estádio municipal, sem transporte coletivo urbano de vergonha.
*******
Mesmo assim, é amada por todos nós, creio que até pelo professor Nazareno. Em Porto Velho, ao tempo que tem de tudo, também não tem nada! Não tem nada a ver com isso! Porto Velho pode até não ter tudo que falamos acima, mas, não quero arredar o pé daqui.
*******
Posso sofrer com lama no inverno e poeira no verão mas, sou filho e vivo numa cidade rica. Muito rica. Não dependemos de governo federal para crescermos, até precisamos dos seus recursos, mas, depender exclusivamente de Brasília não!
*******
Aqui vivemos e ajudamos os que chegam a viver bem. Somos atração turística na cheia e na vazante do Madeira.
*******
Na cheia, os turistas vêm para ver o barranco levando as casas e as plantações dos ribeirinhos beiradeiros. Tem alguns que chamam essa falta de respeito, de “Fenômeno das Terras Caídas”
********
Não temos porto, mas, somos responsáveis pela exportação de produtos agrícolas como soja, milho, feijão, banana entre outros e tudo embarca nos portos mal conservados existentes ao longo da orla do Madeira nas proximidades do centro da capital Porto Velho.
********
Os estivadores sofrem com a falta de estrutura que lhes garanta segurança no transporte de mercadorias dos barcos motores para a terra firma ou vice-versa.
********
Você sabia que Porto Velho não tem um Mercado Municipal de verdade? Vamos explicar, o Mercado Municipal de Porto Velho pegou fogo em 1966 e a prefeitura aproveitou o galpão da “Feira Modelo” entre a Euclides da Cunha e a Farquar fechou e colocou os donos de box do Mercado Municipal (hoje Mercado Cultural) provisoriamente, enquanto reconstruíam o Mercado Municipal.
*******
Portanto o Mercado que chamamos de Mercado Central, na realidade é a Feira Modelo. O Mercado Municipal jamais foi recuperado ou reconstruído. Quando o Roberto Sobrinho era prefeito reformou uma lado do Mercado Municipal e o transformou em Mercado Cultural.
*******
O Carlinhos Camurça veio e construiu na Baixa da União,s a Feira do Agricultor que até hoje funciona somente aos domingos. De uns tempo pra cá, vi alguns agricultores ocupando o espaço durante a semana, fui lá ver o que era e me disseram, que eram os produtores que atendiam o sistema de “Merenda Escolar”. Legal!
*******
Porto Velho da falta de segurança, principalmente na Zona Leste, e, mesmo assim, todo mundo quer ganhar um apartamento no Orgulho do Madeira.
*******
Porto Velho que já teve trem, que já teve desfile de escola de samba, que já teve carnaval fora de época, que já teve isso, que já teve aquilo.
*******

Sabe de uma coisa Porto Velho? Se tu não tivesse nada, eu te amaria assim mesmo. Viva os 103 do município de Porto Velho!

Nenhum comentário: