sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA 1°.02.14

É hoje que vamos ficar sabendo, qual o melhor samba de enredo das escolas de samba de Porto Velho.

*********
A promoção é do Diário da Amazônia via coluna do Zekatraca. O troféu “Sebastião Araújo da Silva – Baba”, é uma criação do artista plástico João Zoghbi e está muito bonito.

********
O troféu tem quase um metro de altura e representa o sambista “malandro” com um tamborim e fazendo passe de Mestre Sala. Aliás o Babá foi um dos melhores Mestre Sala entre os mestres das escolas de Porto Velho.

********
Como compositor Babá é autor em parceria com o Silvio Santos de um dos sambas mais cantados até hoje, em qualquer roda de samba o “Ceará, Lendas, Rendas e Crenças – Ceará de Iracema”.
********
Compôs para a escola de samba Os Diplomatas alguns sambas também em parceira com o Silvio “As Amazonas e os Amuletos Verdes” e “Centenário de Alencar”.
********
Para a escola de samba Pobres do Caiari com a mesma parceria fez, “Das Loucuras da Vida a Ilusão do Carnaval”, “Forças da Natureza” e o Ceará de Iracema.
*******
É autor da marchinha dos 13 anos da Banda do Vai Quem Quer “Azar pro Azar”.

*******
Bloco Lira do Amor, Bloco da Borracha, O Triângulo Não Morreu, Cacique de Rondônia também cantaram na avenida músicas do Babá.

********
Poucos compositores de samba enredo em Porto Velho, tem tanta facilidade para “lapidar’ uma melodia igual ao Babá, até hoje.

********
Babá também era eximindo interprete tanto de samba enredo como de música em qualquer ritmo, em especial na seresta.

********
Gravou no Rio de Janeiro pela gravadora Top Tape o Compacto Duplo com as música Hino da Banda do Vai Quem Quer, Ceará de Iracema, Exaltação ao Caiari e Agradecimento aos Baluartes da Caiar. Com a produção do Laíla e arranjos do Alceu Maia sob a direção do Hiran Brito Mendes.

********
Só para lembrar. Laíla é o produtor até hoje do CD das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro e o Alceu Maia é o arranjador do sambas que fazem parte do mesmo CD.

********
Entre os sambistas que já faleceram em Porto Velho, Babá até hoje, é o mais lembrado nas rodas de samba, não só pelas excelentes composições, mas, pela alegria que passava para as pessoas onde quer que chegasse.

*******
Seu parceiro Silvio Santos resolveu homenagea-lo criando um troféu com seu nome, para premiar a partir deste ano, o melhor samba enredo das escolas de samba de Porto Velho.

********
A primeira versão desse premio, acontece hoje na praça Aluizio Ferreira a partir das 20h00.

********
Aqui convidamos a família do Babá a marcar presença no evento, entre estes, sua esposa viúva Nininha seus cunhados, Luiz e Nonato Cavalcante além de suas irmãs.

********
Concorrem ao troféu Sebastião Araujo da Silva as escolas de samba: Acadêmicos da Zona Leste, Império do Samba, Unidos da Rádio Farol (grupo de acesso) e:

*******
GRES Asfaltão, Acadêmicos do Armário Grande, Acadêmicos do São João Batista e Os Diplomatas do Samba (grupo especial).

*******
Os jurados serão os compositores dos sambas das escolas mais o Flávio Daniel, Hiran Brito Mendes, Analton Alves e Silvio José Santos.

********
De ante mão agradecemos aos dirigentes das escolas de samba de porto Velho, a direção da Fesec, a Funcultural, a Coordenação dos Pontos de Cultura Rondônia e em especial o diretor do Diário da Amazônia Antônio Cavalcante.

********
Para fechar: A Fundação Cultural prorrogou para até segunda feira dia 03, as inscrições para o concurso de marchinhas: Carnaval dos Carnavais.

********

Ainda da tempo compositor carnavalesco. Faz uma marchinha e inscreve na Funcultural segunda feira até as 14h00. 

DIÁRIO PREMIA MELHOR SAMBA ENREDO DE PORTO VELHO


O Diário da Amazônia através da coluna do Zekatraca, vai realizar na noite deste sábado 1°, na Praça Aluizio Ferreira, a escolha do Melhor Samba de Enredo entre os sambas para o carnaval de 2014, das escolas de samba de Porto Velho.
A escola de samba cujo samba for classificado em 1° lugar receberá o troféu Sebastião Araújo da Silva – BABA em tamanho grande enquanto os compositores autores da obra vão receber o troféu em tamanho menor.
De acordo com o regulamento já aprovado pelos dirigentes das escolas de samba filiadas a Fesec, a comissão de jurado será composta por um Compositor do samba de cada escola, enquanto a coordenação convidou as seguintes pessoas para fazer parte do júri: Flávio Daniel Pereira da Silva carnavalesco e mestre bateria; Hiran Brito Mendes especialista em produção e escolha de samba enredo da escola de samba Pobres do Caiari, foi presidente da Comissão de Jurados da Fesec por três carnavais, é popularmente chamado de “O Baluarte”. Analton Alves da Silva editor de cultura do Diário da Amazônia, pós graduado em Linguistica Aplicada, Coordenador do Grupo de Estudos e Produções Literárias do Sesc; Silvio José Menezes dos Santos músico compositor e produtor musical vencedor de vários festivais, inclusive como melhor interprete no festival nacional do Sesi.
O concurso vai acontecer durante a apresentação dos sambas enredos 2014 das escolas de samba de Porto Velho numa produção da Fesec em parceria com a Funcultural. É parte da programação cultural da Teia – Tecendo Cultura Rondônia da Secel através da Coordenação dos Pontos de Cultura Rondônia.
A festa está marcada para começar as 20h00 na praça Aluizio Ferreira.

Galo e Axé Folia Abrem Carnaval de Rua de PVH

O carnaval de rua de Porto Velho começa neste sábado dia 1° de fevereiro,  com o inicio dos ensaios do Galo da Meia Noite e o desfile do bloco Axé Folia Mix.
Os ensaios do Galo da Meia Noite são considerados os melhores entre os ensaios dos blocos de trio elétrico que desfilam na capital de Rondônia.  De acordo com a promoter Consola Vilson Frota o ensaio de hoje, começa as  18h00 e vai até as 23h00, com a banda Carijó tocando marchinhas, samba de enredo e axé, para a galera que com certeza, vai lotar o terreiro do Galo localizado a rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado no bairro Caiari.
A direção do bloco dirigido pela família Corbim/Caula informa que todas as providencias foram tomadas no sentido de garantir aos foliões, as melhores condições de segurança. “Nosso ensaio reúne famílias inteiras o que nos leva a contratar o que temos de melhor em empresa de segurança na cidade”, informa o presidente Edson Caula. Carlinhos Kastro diretor artístico do bloco garante que a Banda Carijó este ano, vai apresentar um repertório capaz de agradar o mais exigente folião.
O primeiro lote de abada está a venda ao preço de R$ 40 na sede bloco no endereço acima.

Desfile do bloco Axé Folia Mix

O Bloco Axé Folia Mix será o responsável pela abertura dos desfiles dos blocos de trio elétrico este ano em Porto Velho. A concentração está marcada para a noite deste sábado 1°, a partir das 20h00 na avenida Pinheiro.Machado com a Presidente Dutra.

As bandas Madeira Beat, Mepega MP, Patrícia Vilar e DJ Nando Moreno vão animar os sócio do bloco, na abertura do carnaval de rua de Porto Velho, na noite deste sábado no circuito Pinheiro Machado. Informações pelo telefone 9201 – 3182 (whats).

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 31.01.14

A grande pedida da noite desta sexta feira é o espetáculo musical, que será apresentado pela Camerata Rondon a partir das 20h00 na praça Aluzio Ferreira.

********
O show da Camerata Rondon faz parte da programação da Teia – Tecendo a Cultural de Rondônia, uma ação do governo estadual através da Secel – Coordenação dos Pontos de Cultura Rondônia, cuja Teia estadual começa hoje e só termina domingo 2 de fevereiro dia de Iemanjá.

********
Outro show musical que passou a fazer patê da programação da Teia é a apresentação dos sambas enredos das escolas de samba de Porto Velho que vai acontecer neste sábado 1° na praça Aluizio Ferreira a partir das 20h00.

*******
Por falar nisso, o Diário da Amazônia – Através da coluna do Zekatraca, vai realizar amanhã dia 1°, o Concurso que vai escolher o Melhor Samba de Enredo das Escolas de Samba de Porto Velho – 2014.
********
O samba vencedor vai receber o troféu Sebastião Araujo da Silva – Babá (criado pelo artista plástico João Zoghbi).
*********
O Zé Monteiro tá que ta com a realização da Teia Rondônia dos Pontos de Cultura. Esse evento estava previsto para acontecer no ano passado, mas, por sugestão do Ministério da Cultura só agora foi possível. É uma programação e tanto!

********
Agora vamos divulgar a programação da Associação Curta Amazônia dos amigos Levy e Golda.
********
Foi dada a largada de início das atividades ao 5° Festival de Cinema Curta Amazônia edição 2014. As inscrições de filmes que começam dia 31 de janeiro e vão até o dia 15 de abril. Nessa edição o Festival traz o conceito “Olhar de Cinema na Amazônia”, com a proposta de consolidar, difundir e promover o Cinema Brasileiro em Porto Velho de 1 a 7 de junho.
********
Podem participar produções brasileiras e estrangeiras, com temática livre, filmes nos formatos de longa, média e curta nas categorias de animação, documentário, ficção, experimental e clipes, com produção a partir de 1° de janeiro de 2010. Os títulos serão exibidos na mostra competitiva e paralela. O Melhor Filme receberá o troféu “Arara Azul”.
**********
 De acordo com os organizadores do 5° Curta Amazônia, a iniciativa além de formar novos públicos e platéias através do Cinema, pretende discutir questões ligadas à cultura regional e produção audiovisual na Amazônia, por meio da exibição dos filmes com palestras e atividades que incluem a participação do público em geral. Com objetivos claros e específicos que possam estar contribuindo para a formação de políticas públicas e fortalecimento da cultura regional.

**********
 Os filmes inscritos e selecionados serão exibidos gratuitamente aos estudantes da rede pública e particular de ensino e ao público em geral durante 7 dias de realização do 5° Curta Amazônia, em mostras itinerantes em comunidades e escolas. Lembrando que o tempo dos filmes que o Festival adota será o padrão Ancine (Agência Nacional do Cinema): para curta metragem o tempo de 1 até 15 minutos; média metragem até 69 minutos e longa metragem a partir de 70 minutos. 
**********
O 5° Festival de Cinema Curta Amazônia é uma realização da Associação Curta Amazônia que a cada edição busca parcerias, apoios e patrocinadores para promover e fortalecer o Cinema Brasileiro na Amazônia. Mais informações pelo e-mail festival@curtamazonia.com.
*********

Agora vou me preparar para acompanhar a programação da Teia – Tecendo a Cultura de Rondônia que vai reunir os 30 Pontos de Cultura de Rondônia. Show é com a Orquestra em Ação!

ORQUESTRA EM AÇÃO ABRE TEIA CULTURAL RONDONIA


O governo de Rondônia através da Secel - Coordenação dos Pontos de Cultura, realiza de hoje 31, até domingo dia 2 de fevereiro, a “Teia - Tecendo a Cultura de Rondônia”, com a participação dos Pontos de Cultura dos municípios de Porto Velho, Guajará Mirim, Ariquemes, Machadinho D’Oeste, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Vilhena e Distrito de Santa Catarina do baixo Madeira.
De acordo com o Coordenador dos PCR José Monteiro a abertura oficial vai acontecer na noite desta sexta feira 31, as 20h00, no Teatro Banzeiros com a presença da Secretária da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura Márcia Rolemberg. As atividades relativas ao encontro, na realidade, começam as 14h00, no Teatro Banzeiros com o credenciamento dos interessados. A abertura oficial só vai acontecer as 20h00, com a composição da mesa, sendo que logo após os discursos de praxe, os presentes serão convidados a se deslocarem até a praça Aluizio Ferreira aonde acontecerá o espetáculo musical, com a participação do Ponto de Cultura de Ji-Paraná “Orquestra em Ação” que vai apresentar show com a Camerata Rondon com inicio previsto para iniciar as 21h00.
A programação da Teia – Tecendo a Cultura de Rondônia continua sábado e domingo, com palestras e apresentações culturais durante o dia todo, no Teatro Banzeiros e na Casa da Cultural Ivan Marrocos.

Sábado a programação cultural vai acontecer na praça Aluizio Ferreira com a apresentação dos sambas de enredos, mulatas e sambistas e rainha da bateria das escolas de samba de Porto Velho, as 20h30.

ARTISTA DE PORTO VELHO RESTAURA MARCO DIVISÓRIO


A restauração do Marco da Divisa Mato Grosso Amazonas foi iniciada semana passada pelo artista plástico de Porto Velho, Júlio Carvalho. O trabalho está ocorrendo no largo da capela de Santo Antônio, onde o marco ficará permanentemente exposto.
A reconstrução do monumento começou com o nivelamento e a recomposição da base da peça que pesa mais de duas toneladas. Em todo o trabalho estão sendo usadas pedras da região (granito Santo Antônio) que foram o tipo de rocha usado no marco original, em formato de pirâmide, datado de janeiro de 1911. As letras do monumento, que delimitava os Estados do Amazonas e Mato Grosso, estão sendo esculpidas em alto relevo nas rochas, respeitando as características originais da escultura. Os trabalhos de restauração são acompanhados pelo Iphan, Superintendência Estadual de Esportes Cultura e Lazer (Secel) e Fundação Cultural.
O artista plástico revela que o marco restaurado possui uma novidade. Trata-se de uma cápsula do tempo, que é uma garrafa contendo manuscritos que explicam os trabalhos de restauração, além de jornais e moedas que identificam o período atual para as gerações futuras. A garrafa foi lacrada com parafina e colocada dentro do monumento.
Julio Carvalho é um artista bastante conhecido dos rondonienses. Foi ele que criou, em 2006, a obra “O Indígena”, uma escultura em metal com mais de quatro toneladas e sete metros de altura, localizada na BR 364, perto do bairro Ulisses Guimarães. Ele também é autor de outras obras localizadas na cidade.
Na restauração do marco ele conta com o auxílio de dois assistentes e a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos ainda nesta semana. Todo o restauro possui investimento da Santo Antônio Energia.

Permanecendo próximo à Capela de Santo Antônio, o marco pode ser facilmente visitado por portovelhenses e turistas, agregando ainda mais valor à região que é berço histórico e cultural de Porto Velho. Vale frisar que o entorno da capela foi completamente urbanizado pela Santo Antônio Energia no ano passado. A concessionária construiu também um Centro Cultural Indígena formado por cinco prédios e uma grande oca estilizada que poderão abrigar centros de exposição, biblioteca, cafeteria, loja de conveniência e administração.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ASFALTÃO REALIZA ENSAIO SHOW AMANHÃ



“... É tanta harmonia que me arrepia e faz nosso povo cantar mais feliz...”
É exatamente com este clima descrito no Hino de exaltação da Escola (de Waldison e Mávilo), que nesta próxima sexta feira, dia 31/01/2014, a partir das 19H30, a Escola de Samba Asfaltão fará o seu primeiro ensaio, denominado Ensaio Show, pois neste dia além da apresentação da Pura Raça - Bateria da Escola, teremos também a apresentação do grupo de dança Furacão do Brasil,  de passistas,  da Madrinha da Bateria e do casal primeiro casal de Mestre Sala e Porta Bandeira.
Nesta mesma noite, acontecerá também uma grande Roda de Samba composta por sambistas que mantêm firme e mais viva do que nunca a história deste ritmo que nasceu com a força da cultura afro. Quem prestigiou ou participou das duas ultimas versões das Rodas de Sambas, ocorridas em dezembro no Bar do Calixto, constatou o que é a demonstração de resistência do Samba em Porto Velho. Viu que temos aqui muitos talentos e  não devemos nada para os sambistas que se destacam na grande mídia nacional.
Este dia marcará de fato o início dos ensaios da Amarelo, Preto e Branco, que acontecerão sempre de terça a sexta feira a partir das 19:30, na Tenda do Tigre, localizada na Jacy Paraná entre Brasília e Getúlio Vargas.
Aguardamos toda a comunidade, componentes da agremiação, parceiros(as),  simpatizantes e amantes da cultura popular para prestigiar e compartilhar junto com a Família Asfaltão de um ambiente harmonioso e amigável. Assim disse Makumbinha Presidente do Asfaltão.  
Rumo ao Centenário de Porto Velho, se preparando para o desfile de carnaval, a Família Asfaltão se reuniu neste ultimo final de semana para o primeiro Esquenta da Bateria Pura Raça, que é de fato o coração da agremiação.
Graças à guerreira Família Amarelo, Preto e Branco, este encontro foi um sucesso, as artérias deste coração se abriram e mostraram que estão preparados para os novos desafios.

Apresentação dos Sambas de Porto Velho
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão juntamente com as demais escolas co-irmãs estará neste sábado, na Praça Aluízio Ferreira, onde acontece a tradicional Feira do Porto, apresentando seu samba de enredo para o carnaval do Centenário. Esta é uma agenda construída entre a Fundação Cultural do Município e a Federação das Escolas de Samba – Fesec.

INSCRIÇÃO PARA CONCURSO DE MARCHINHA ENCERRA AMANHÃ

Os compositores interessados em participar do Concurso de Marchinha “Carnavais dos Carnavais” promovido pela prefeitura de Porto Velho através da Funcultural, de acordo com Regulamento, têm até amanhã dia 31, para fazer inscrição.
Cada compositor pode inscrever até três (3) marchinhas. As inscrições devem ser feitas na sede da Funcultural a rua Abunã, 2625 esquina com a rua Guanabara no bairro Liberdade, no horário das 8 as 14h00,
As inscrições devem ser efetuadas através da entrega em envelope fechado e identificado com o nome do participante e a transcrição “I Concurso de Marchinhas – Carnaval dos Carnavais”. No envelope deverá constar o formulário de inscrição devidamente preenchido, cópia do RG e CPF e comprovante de residência, além de uma CD com o áudio guia e letra da música.
As composições deverão versar sobre personagens históricos, folclóricos, e célebres do município de Porto Velho, seus causos, contos e lendas.
Dentre as músicas inscritas serão selecionadas cinco (5) canções finalistas através do voto de uma comissão julgadora, composta por 5 (cinco) jurados, que avaliará e realizará triagem de acordo com critérios pré-estabelecidos.

As cinco canções selecionadas participam no dia 15 de fevereiro durante o Baile Municipal da disputa que vai eleger a melhor marchinha do Centenário do Município de Porto Velho.

LENHA NA FOGUEIRA 30.01.14

Ta chegando a hora da gente saber, qual o melhor samba de enredo 2014, entre os sambas das escolas de samba de Porto Velho.
*********
A escolha vai acontecer no próximo sábado dia 1°, na praça Aluizio Ferreira a partir das 19h00.

********
O samba escolhido como Melhor receberá o troféu Sebastião Araujo da Silva – Baba uma promoção especial deste colunista, em parceria com o Diário da Amazônia.

********
Pela segunda vez em Porto Velho vai acontecer essa disputa.

********
A primeira vez foi no ano de 1983, quando o proprietário da casa de samba “Reza Forte” o Lima promoveu o concurso, no qual concorreram os seguintes compositores e seus sambas.

*********
Silvio M. Santos e Babá (A Amazônia de Orellana a Costeau – escola Pobres do Caiari) e Ernesto Melo cujo nome do samba não lembro. O Bainha concorreu e teve o samba desclassificado ficando a parceria Silvio e Babá disputando como Ernesto Melo com o samba da Diplomatas.
********
Na hora que o Babá foi cantar o samba da Caiari, alguns diretores da Diplomatas invadiram o palco, entre eles o Bola Sete e até o presidente Heitor Costa e o pau comeu pra valer.
********
Depois que os ânimos foram acalmados o concurso rolou na maior traquilidade, com os jurados dando como vencedor o Samba da dupla, Silvio e Babá.
********
Ainda vamos contar o motivo que levou a turma da Diplomatas invadir o palco e partir pra vias de fato.

********
O certo foi que depois daquele episódio, nunca mais aconteceu o concurso para escolher o melhor samba de enredo das escolas de samba de Porto Velho.
*********
Foi então que resolvemos realizá-lo este ano, no próximo sábado dia 1°, na praça Aluizio Ferreira, cujo troféu leva o nome do Babá.
*********
Pra quem não sabe Babá é um dos autores do antológico samba de enredo “Ceará, Lendas e Crenças – Ceará de Iracema” em parceira com o Silvio M. Santos e o Haroldo Dori
********
Existia o troféu ‘Estandarte de Ouro’ que de inicio era da AESB e depois passou a ser da Fesec, mas, há alguns anos esse evento não é realizado e mais:

********
O Estandarte de Ouro não premia o melhor entre o melhor samba de enredo. É dado aos sambas que recebem nota Dez de todos os jurados. O que pode acontecer para mais de uma escola de samba.

********
O troféu que vamos entregar sábado que vem, premia apenas o melhor entre os melhores sambas de enredo das escolas de samba de Porto Velho. É um negócio mais autêntico.
********
E tem mais, o concurso vai contar com os sambas dos grupos de acesso e especial. Não tem essa, de por ser do grupo de acesso o samba não merece entrar na disputa.
*******
Aqui vamos abrir um parêntese,  para desejar ao amigo e parceiro, compositor Ernesto Melo total recuperação. Ernesto foi acometido de uma mal estar no final da semana passada, mas, segundo sua esposa Erenir já está em casa.

********
Ernesto Melo estará concorrendo com dois sambas no concurso de sábado. Para as escolas “Acadêmicos da Zona Leste” e “Império do Samba” ambas do grupo de acesso.

********
Esperamos que o ‘Velho’ Ernesto Melo se recupere a tempo de participar cantando, seus sambas, na praça Aluízio Ferreira no próximo sábado. Volta logo parceiro!

********
Por falar em concurso. Amanhã dia 31, é o último dia para se fazer inscrição para o concurso de Marchinhas “Carnaval dos Carnavais” promovido pela Funcultural.

*********

Ainda dá tempo, vai até a sede da Funcultural pega o Regulamento e inscreve tua marchinha. Quem sabe no dia 15 de fevereiro, ela será cantada no Baile Municipal. 

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 29.01.14

Entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro vai acontecer em Porto Velho A Teia dos Pontos de Cultura de Rondônia – Tecendo a Cultura em Rondônia com vasta programação que envolve shows culturais na Casa da Cultura Ivan Marrocos, teatro Banzeiros e Praça Aluizio Ferreira.

********
O que está pegando é que a Coordenação dos Pontos de Cultura Rondônia pelo menos até ontem a tarde não havia divulgado qual a programação oficial. Monteiro cadê a programação mermão?

*********
Só sei que o lançamento dos sambas enredos das escolas de samba de Porto Velho entrou na programação da Teia numa parceira entre Secel e Funcultural.

********
Então os integrantes dos Pontos de Cultura de Rondônia que estiverem em Porto Velho na noite de sábado dia 1° vão apreciar o espetáculo das escolas de samba na praça Aluizio Ferreira.
********
Entre os Pontos de Cultura existem duas escolas de samba> Gaviões do Planalto e Acadêmicos da Liberdade ambas de Rolim de Moura. Os presidentes José Maria e Pachequinho com certeza vão ficar babando, com as nossas agremiações carnavalescas.

*********
Aliás, depois que as escolas de samba do interior, ficaram fora do rateio dos subsídios que serão passados às escolas de samba de Porto Velho via Secel, os carnavalescos de Rolim de Moura também não têm certeza se irão se apresentar no carnaval deste ano, em virtude de até agora, o prefeito da capital da Zona da Mata não ter divulgado se vai ou não subsidiar seus desfiles.

********
Na reunião de ontem entre a Funcultural e a Fesec, os carnavalesco de Porto Velho não ficaram muito satisfeito com a decisão da presidente Jória Lima em não abrir mão da escolha dos jurados das escolas de samba.

********
A turma (por unanimidade) queria que o presidente da Comissão de Jurados fosse o “Cara de Paca”, que nada mais, nada menos, atende também por Silvio Santos – Zekatraca.

********
A Funcultural venceu da Fesec por 1 X 8. Foi isso mesmo, era a presidente Jória Lima contra os representantes das 7 escolas de samba, mais o presidente da Fesec e mesmo assim, ela teve mais argumento que o presidente Cabeleira

*********
Assim sendo o Cara de Paca escapou de “apanhar” dos derrotados nos desfiles das escolas de samba.
*********
Acontece que seja lá quem for o presidente da Comissão de Jurados, não vai escapar de ser chamado de “ladrão” por pelo menos integrantes de cinco escolas.

********
Acontece que das 7 agremiações apenas duas serão eleitas vencedoras: Uma do Grupo de Acesso e Outra do Grupo Especial. No carnaval é assim quem não ganha o título não ganha nada. Segundo lugar é o mesmo que o último.

*******
Que venha a Comissão da Prefeitura pois assim, que vai levar “porrada” é o alcaide e não a presidente. Entendeu Cabeleira!

********
Pelos menos agora as escolas de samba tem uma data para soltar os pré- datados. Dia 10 de fevereiro.

********
Por falar em Funcultural as inscrições para o concurso de marchinha sobre o “Carnaval dos Carnavais” terminam na próxima sexta feira. O compositor interessado deve pegar o Regulamento lá na Funcultural.

********
A escolha será no dia 15 de fevereiro durante o Baile Municipal.
********
...olá nasceu Emannuel Lopes Sales os pais Aldair Sales e Ilza Lopes agradecem a nossa família, amigos e todos que nos apoiaram nesse momento tão importante.


FUNCULTURAL ASSUME JURADOS DAS ESCOLAS DE SAMBA


Durante reunião que aconteceu na manhã de ontem 28, com a Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec, a presidente da Funcultural do Município de Porto Velho Jória Lima, informou aos carnavalescos, que em virtude das cobranças que vêm sendo feitas pelos demais órgãos municipais como a PGM, a Funcultural vai coordenar a seleção dos jurados que irão julgar os desfiles das escolas de samba dos grupos de acesso e especial, que vão acontece nos dia 7 e 8 de março, na passarela Edson Fróes que será montada na avenida Imigrantes. “Não queremos ouvir o que se ouve em todos os carnavais de que a escola tal só venceu porque houve facilidade por parte de algum jurado”, lembrou a presidente. Mesmo com o presidente da Fesec Antonio Chagas Campo – Cabeleira ponderando que a coordenação artística dos desfiles que envolve o horário e a ordem de apresentação das escolas de samba e escolhe o presidente da Comissão de Jurados, sempre uma atribuição da Fesec a presidente da Funcultural fez questão em dizer, que desta vez a coisa vai ser diferente. “Estamos tirando de vocês essa responsabilidade. Qualquer reclamação virá para cima da nossa gestão”, disse.

Na realidade, a pauta principal da reunião, era sobre quando será efetuado o repasse do subsídios para as escolas de samba. Jória informou que o mais tardar até o dia 10 de fevereiro o dinheiro estará na conta da Associação Arco Iris. “Vou fazer tudo para liberar o repasse antes desta data”, finalizou a presidente da Funcultural.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 28.01.14

Sábado que vem dia 1°, vamos conhecer qual o melhor samba de enredo entre os sambas das escolas de samba de Porto Velho para o carnaval de 2014.

***********
É a disputa pelo troféu “Sebastião Araujo da Silva – Babá” numa promoção do Diário da Amazônia através da coluna do Zekatraca.
*********
Quinta feira passada dia 23, durante reunião da Fesec, por sugestão dos dirigentes das escolas, o corpo de jurados que vai escolher o melhor samba de enredo de 2014 das escolas de samba de Porto Velho, contará apenas com um compositor do samba de cada escola.
********
Exemplo: O samba da Diplomatas do Samba tem como autores os compositores: Carlinhos Maracanã, Cristóvão Nascimento e Walber do Bandolim. Desses apenas um atuará como jurado.

********
Isso quer dizer que teremos Sete compositores fazendo parte do Juri, ou seja, representando cada um sua escola de samba: Diplomatas, São João Batista, Armário Grande, Asfaltão, Império do Samba, Unidos da Rádio Farol e Acadêmicos da Zona Leste.

********
A coordenação do concurso colocará três jurados que comprovadamente não tenha vínculo inclusive de parentesco, com nenhuma das escolas de samba concorrente.

********
O premio é uma homenagem ao sambista Mestre Sala e compositor de samba enredo,Sebastião Araujo da Silva conhecido como BABA que faleceu em 2001 com apenas 51 anos de idade.

********
Baba foi casado com dona Francisca Cavalcante da Silva – Nininha com quem viveu até a morte. Nascido na cidade de Guajará Mirim aos 23 de novembro de 1948, filho de Benedito Antônio Araujo e de dona Margarida Ângela da Silva veio para Porto Velho quando tinha apenas 2 anos de idade.

*********
Viveu a infância e adolescência, aliás, até se casar no Bairro do Triângulo onde começou a se envolver com o mundo do samba.
********
Como sambista de escola de samba iniciou na Diplomatas como ritmista, depois desfilou como passista e logo começou a compor samba de enredo. Em 1977 começou a parceria com Silvio Santos e juntos fizeram vários sambas enredos, para Diplomatas e Caiari.

********
Entre os sambas da parceria Baba e Silvio destacamos: As Amazonas e os Amuletos Verdes (Diplomatas 1977); Centenário de José de Alencar (Diplomatas 1978), Das Loucuras da Vida a Ilusão do Carnaval (Caiari 1983); Forças da Natureza (Caiari 1984) e Ceará, Lendas, Rendas e Crenças – Ceará de Iracema (Caiari 1985).

********
Compôs samba de enredo também para a escola de samba “O Triângulo Não Morreu” dirigida pelo Armando Holanda o popular Periquito. Bloco da Borracha e Lira do Amor.

********
Babá também foi parceiro do Ernesto Melo no samba de enredo da escola Diplomatas no carnaval 1996.

*********
Como Mestre Sala desfilou com a parceira Porta Bandeira Neguinha pela Pobres do Caiari de 1981 a 1990.

********
Boêmio por excelência compôs várias músicas nos ritmos do bolero, samba canção, samba de quadra e até forró.

********
Além de tudo isso, era considerado como dos melhores “puxadores” de samba enredo de Rondônia gravou pelo selo Top Tape o disco da Pobres do Caiari com as músicas – Ceará de Iracema, Axaltação ao Caiari e o Hino da Banda do Vai Quem Quer.

********
Na Banda do Vai Quem Quer foi autor da marchinha “Azar Pro Azar” em comemoração aos 13 anos do bloco do Manelão.

********
Sábado dia 1° de fevereiro, concurso que vai escolher o melhor samba de enredo 2014 das escolas de samba de Porto Velho.

*********
Troféu Sebastião Araujo da Silva – Baba, na praça Aluízio Ferreira a partir das 20h00