Porto
Velho e o 4 de Julho – A Image
Por
Francisco Matias(*)
1.
A foto acima revela um fato negado por quem se opõe ao dia 4 de julho de 1907
influenciando no lançamento da pedra fundamental da ferrovia Madeira-Mamoré e
no surgimento de Porto Velho, como núcleo de povoamento. “Esta data não
existe”, dizem uns. “É mentira”, dizem outros. “Em 1907 não havia ninguém do
grupo May, Jekkil & Randolph por aqui”, insistem em negar as origens de
Porto Velho. Este colunista vem tratando a questão com base em pesquisas
documentais, jornais de época e livros de importantes historiadores regionais e
de abrangência nacional. “Tudo começou em 1908, quando foi emitida a ordem de
serviço”, já foi afirmado com o único objetivo de negar a influência
norte-americana e o 4 de julho no primeiro processo de formação de Porto Velho.
2.
Como instrumento de pesquisa da história regional, esta coluna utiliza a
pesquisa criteriosa como meio e fim de elucidar fatos históricos. Portanto, a
imagem da foto é inegável. A data do 4 de julho para Porto Velho existe sim. A
foto é real e traz uma anotação de registro com o número 13. Portanto deve
fazer parte da riquíssima coleção Danna Merril, que contém fotografias de
outras pessoas que registraram os primeiros momentos da Madeira-Mamoré, em sua
segunda fase de construção, a partir do município de Humaitá, AM, no local
conhecido como Porto Velho dos Militares. Não é montagem. É real. A anotação
“COMEMORAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DOS USA, 4 DE JULHO DE 1907”, não foi gravada por
este pesquisador. Portanto, convém um reexame da história deste município que
dentro de dezesseis meses completará um século de criação.
3.
Mas, antes, dentro de quatro meses, será comemorado o aniversário de 99 anos.
Será o último aniversário do município com dois dígitos. No próximo, em 2014,
começará o longo período dos três dígitos. Dos cem anos. Do primeiro século. A
criação do município não ocorreu sem mais nem menos. Foi um projeto político,
de autoria do deputado estadual Pedro de Alcântara Barcellar, do PRA de
Humaitá, atendendo a reivindicações de comerciantes estabelecidos na povoação
de Porto Velho. Mas, que povoação era esta? De onde surgiu? Como foi criada?
Pois é. Esta deveria ser uma discussão de historiadores, escritores,
pesquisadores de um modo geral. Porto Velho of the Madeira River era uma nova
espacialidade surgida na margem direita do rio Madeira por obra e graça da
construção da ferrovia Madeira-Mamoré, por volta do mês de abril de 1907.
4.
Este grandioso empreendimento, idealizado pelo governo norte-americano para
ajudar a Bolívia no escoamento de sua economia, a estrada de ferro, teve sua
estação inicial transferida da Vila de Santo Antonio, MT, para o porto de
abarrancamento localizado à jusante do Porto dos Vapores, conhecido como Porto
Novo, nos limites do estado do Amazonas com o Mato Grosso. Não se pode esquecer
o costume das construtoras de ferrovias norte-americanas lançarem a pedra
fundamental em uma solenidade em que era cravado, simbolicamente, um prego de
prata. No final da obra, utilizavam um prego de ouro, para coroar o êxito de
suas construções.
5.
Foi assim nas ferrovias ligando o Oeste americano, pelo sul e pelo norte. Foi
assim na ferrovia ligando o rio Madeira ao rio Mamoré. A épica Madeira-Mamoré.
Como não poderia deixar de ser, o consórcio May & Jekkil (ainda não estava
a empreiteira de John Randolph), aguardou o 4 de julho de 1907 para lançar a
pedra fundamental da ferrovia. Era o independence
Day na Amazônia e, pela segunda vez, na Madeira-Mamoré, como
ambicionava o governo norte-americano e seu projeto de colonizar a região.
Nesse dia, um prego de prata foi simbolicamente cravado no km zero da ferrovia,
e a povoação de Porto Velho, inaugurada ao estilo das vilas ferroviárias
norte-americanas. É fato. É História.
(*) Historiador e analista político
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