Em 9 de novembro, o Itaú Cultural, a PUC-Rio e a consultora JCastilho lançam o site O Brasil que Lê em http://obrasilquele.catedra.puc-rio.br/. De fácil manuseio e interação, esta plataforma abre o campo para que brasileiros de todo o país inscrevam seus projetos que promovem e incentivam a leitura. O objetivo é mapear e refletir sobre aspectos sociais, educacionais, econômicos e tecnológicos dessas iniciativas da sociedade brasileira em favor da leitura e do conhecimento.
No mesmo dia, das 11h às 12h, é
realizada uma apresentação online do projeto, com a participação de Gilda
Carvalho, diretora do iiLer/PUC-Rio, José Castilho, diretor da JC Castilho, e
Denise Ramalho, coordenadora do grupo de pesquisa. A mediação é do gerente do
Núcleo de Audiovisual e Literatura, Claudiney Ferreira.
O link de acesso é https://www.youtube.com/c/TVCatedraUnesco.
O levantamento parte do princípio de que estas
ações de incentivo à leitura se multiplicam, de forma anônima, em escolas,
bibliotecas, associações de moradores, praças, igrejas e espaços variados. Elas
incentivam a formação e mediação da leitura, fomentando a sustentabilidade
cultural e crítica dos cidadãos. Assim, o levantamento busca mapear,
sistematizar e analisar as metodologias, tecnologias e práticas de incentivo à
leitura empregadas em projetos desenvolvidos por estes agentes, captadas em
bases de dados de diversas instituições, de modo a explorar e reconhecer as
melhores experiências do gênero nos últimos anos no Brasil. Esta ação se soma a
iniciativas como a pesquisa Retratos
da Leitura no Brasil, o maior e mais completo estudo sobre os hábitos de
leitura no país, cuja quinta edição foi realizado em conjunto pelo Instituto
Pró Livro e o Itaú Cultural, lançada em setembro.
A pesquisa
A captação de projetos no site do Brasil
que Lê será realizada até 15 de janeiro de 2021. A partir daí, os
pesquisadores da PUC-Rio utilizarão questionários e entrevistas virtuais,
avaliando, ainda, a possibilidade de realização de visitas locais aos projetos
de acordo com as condições sanitárias e de saúde decorrentes da pandemia da
COVID-19.
Estima-se analisar pelo menos mil projetos de
leitura, no decorrer de um ano, permitindo um mapeamento histórico, geográfico
e social dessas ações. Por fim, a pesquisa apresentará um levantamento completo
de práticas, perfis e uso de tecnologias de informação e comunicação em
promoção de leitura.
O mapeamento tem caráter híbrido gerando um
descritivo-analítico para apresentar este panorama sob diferentes categorias de
análise, respeitando estratos regionais e com o diferencial de procurar
explicar os fenômenos destacados por meio de referenciais teóricos nesse campo:
metodologias de mediação da leitura, análise de iniciativas de leitura no
Brasil, perfil dos mediadores e aplicação das novas tecnologias nestes
projetos.
Essa abordagem diferenciada permitirá uma análise
do comportamento leitor a partir de iniciativas proativas, isto é, projetos de
leitura cujos responsáveis indicam uma visão de capilaridade, visibilidade e
sustentabilidade, sobretudo em ações que, em alguma oportunidade, foram
submetidas a editais de premiação.
A exploração de categorias de análise poderá,
ainda, possibilitar a verificação de aspectos regionais por meio de dados
específicos para estados e regiões brasileiras, inclusive com indicativos de
fomento e ampliação das iniciativas estudadas.
Os diferentes nichos de informação apurados pelo
levantamento serão fundamentais para a compreensão do que é feito para promover
a leitura no país e podem apontar possibilidades e demandas que orientem
futuras ações e investimentos. Os resultados dessa pesquisa serão publicados e
divulgados conjuntamente pelas instituições parcerias.
SERVIÇO
Lançamento do site O Brasil que Lê
Pesquisa para mapear projetos de formação de
leitores e mediadores em todo o Brasil
http://obrasilquele.catedra.puc-rio.br/.
Dia 9 de novembro
Das 11h às 12h, live de apresentação
Com Gilda
Carvalho, diretora do iiLer/PUC-Rio
José Castilho, diretor da JC
Castilho,
Denise Ramalho, coordenadora do
grupo de pesquisa.
Mediação é do gerente do Núcleo de
Audiovisual e Literatura, Claudiney Ferreira.
Link de acesso: https://www.youtube.com/c/TVCatedraUnesco
Itaú Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário