segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Lenha na Fogueira - 01.12.2020


A fumacinha branca saiu pela chaminé da política, avisando que Porto Velho já tem prefeito para os próximos quatro anos.

***********

Numa eleição supertranquila, que não conseguiu nem mesmo reunir eleitores em fila, nas várias seções eleitorais.

************

O Dr. Hildon Chaves foi reeleito com 54,45 % dos votos válidos, o que representa 109.992 votos, contra 45,55% dos votos válidos para a candidata Cristiane Lopes ou seja, 92.015 votos.

***********

Não interessa se o percentual da diferença entre os dois não repetiu o que o IBOPE apontou na última pesquisa, onde Hildon Chaves apresentou 20% de diferença, o que importa, é que com uma diferença de menos de DEZ PONTOS percentuais, ele conseguiu a reeleição.

**********

Agora, que a Cristiane Lopes apresentou uma performance eleitoral, bem melhor que a do Léo Moraes no pleito de 2016, ninguém tem dúvida, é só lembrar a diferença entre Hildon Chaves e Léo Moraes no segundo turno daquela eleição:

***********

Quando Hildon obteve 65,15% e Léo Moraes 34,85 quer dizer mais de 30%, uma verdadeira “lavada”, o que não aconteceu no pleito de domingo.

***********

Bom! O certo é que o eleitorado de Porto Velho mais uma vez reelegeu um prefeito, na realidade, depois que o povo voltou a eleger seus representantes após a “Ditadura”. Nos últimos pleitos, só quem não conseguiu governar Porto Velho por mais de uma vez foi o Dr. Mauro.

**********

Jerônimo renunciou para ser candidato a governador de Rondônia e foi eleito, seu vice Tomais Correa assumiu, fez um péssimo governo e daí pra frente, não conseguiu mais se eleger pra nada.

**********

Chiquilito foi eleito duas vezes e ao morrer, seu vice Carlinhos Camurça assumiu e conseguiu se reeleger, assim como Roberto Sobrinho e agora o Dr. Hildon Chaves.

**********

Hildon tem apenas, que confirmar durante a nova gestão, que Porto Velho não é cemitério político de ninguém. Basta lembrar que o ex prefeito Mauro Nazif quebrou esse paradigma, ao se eleger deputado federal no pleito de 2018.

**********

Tem outro detalhe, no pleito de domingo o vencedor não foi só o Dr. Hildon a Cristiane Lopes pode se considerar a grande vencedora, pois, sai dessa eleição com seu nome consolidado.

**********

Cristiane conseguiu derrotar 13 candidatos, só deixando de ganhar de Hildon Chaves e mais, sua votação pode ser considerada como expressiva, ela conseguiu 92.015 mil votos, por tanto, se credenciou para disputar uma vaga entre as 8 que Rondônia tem direito na Câmara dos Deputados em Brasília.

***********

Uma coisa que prestei atenção nas entrevistas que o Dr. Hildon Chaves deu após se reeleito, é que todos seus entrevistadores perguntam se ele vai cumprir seus quatro anos como prefeito.

***********

Ele sempre sai pela tangente, respondendo que a política é como nuvem, a qualquer momento pode mudar sua configuração. Quer dizer, ele não descarta a possibilidade de passar o posto ao vice Maurício Carvalho o que pode acontecer em 2022 quando da eleição para governador e senador. Dizem inclusive que seu sonho, é ser SENADOR. Lembrando que em 2022 apenas uma vaga para o Senado estará à disposição dos candidatos.

***********

É natural que um político do naipe de Hildon Chaves queira assumir uma cadeira no Senado Federal e quem sabe, até de governador do estado.

***********

Uma coisa é certa, muita água ainda vai passar por debaixo da ponte ou melhor: Muita água vai começar a passar por debaixo da Ponte, até a convenção de 2022 chegar.

 

**********

Porto Velho garante com a reeleição de Hildon Chaves a continuação das obras de asfaltamento, drenagem, iluminação e inclusive a inauguração do Complexo Turístico da Madeira Mamoré que está muito lindo.

***********

É como dizia o slogan de campanha de Hildon Chaves: “O Trabalho Continua”.

***********

Parabéns aos eleitos!

Cineamazônia 17ª Edição começa nesta terça-feira, 1º de dezembro

 


 

A programação completa do Cineamazônia 17ª Edição já está à disposição do público, este ano de forma totalmente gratuita e online. É super simples: clique no link do evento, faça a sua inscrição, ative o lembrete do Youtube e participe das Mesas Redondas, Debates e Papos de Cinema.

E mais, acompanhe a Cerimônia de Abertura, nesta terça feira dia 1/12 as 10:00 horas e da Premiação com o Troféu Mapinguari, no sábado, dia 5/12, as 19:00 horas. Todos os eventos acontecem no canal do Youtube do Cineamazônia, ao vivo e com acesso gratuito. 

Assista às Mostras de filmes: Mostra Competitiva de Longas Documentários, Mostra de Longas Convidados, Mostra Competitiva de Curtas e Médias, Mostra Animando Amazônia, Mostra Itinerâncias e Mostra Imagens da Memória. São 130 filmes para você curtir e assistir durante a semana de 1 a 5 de dezembro de 2020, online e gratuitos.

Mostras Cineamazônia 

Exibição: de 1 de dezembro a partir das 10:00 horas às 18:00 horas do dia 5 de dezembro de 2020

Mostra Animando Amazônia

·  Exibição de filmes de animação, entre eles oito Mapinguaris animados de animadores brasileiros, convidados durante as edições do Cineamazônia, e que deram vida ao Mapinguari, se tornando um projeto pioneiro de animação, desenvolvido pelo festival durante as oficinas de animação com alunos de escolas públicas nas 16 edições anteriores e levados para a Amazônia Brasileira e Boliviana no Cineamazônia Itinerante;

Mostra Imagens da Memória

·  Filmes produzidos pelo Cineamazônia ao longo dos últimos anos com depoimentos de pessoas que resgatam, preservam e contam as suas histórias de vida nos diferentes territórios da Amazônia, em uma linguagem própria;

Mostra Itinerâncias

·  Filmes com diferentes pessoas e culturas e a rica diversidade contadas do ponto de vista de convidados e de personagens locais durante as expedições do Cineamazônia Itinerante pela Amazônia, Peru, Bolívia, Colômbia, Portugal e África.

Se agende: Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental 17ª Edição – A Natureza não pode não pode sair de cena. 1 a 5 de dezembro – Online e Gratuita.

Realização: Acapulco Filmes

Acompanhe as nossas redes sociais – Youtube Instagram Facebook

 

 

sábado, 28 de novembro de 2020

Lenha na Fogueira - 29.11.2020


 e acordo com o decreto nº 25.585 que entrou em vigor na última sexta feira dia 27, Porto Velho voltou a terceira fase do Plano Todos por Rondônia, criado afim de evitar a proliferação do Coronavírus.

***********

Na terceira fase foram limitadas e proibidas atividades que já haviam sido liberadas recentemente. Neste caso, local onde há um certo fluxo de pessoas, como áreas de lazer em condomínios ficam totalmente proibidas.

***********

Por exemplo: show ao vivo, como os que acontecem no Mercado Cultural e outros lugares como a Chácara do Enock na Zona Leste entre outros ficam proibidos de acontecer.

**********

Veja o que não pode abrir na fase 3: casas de shows e boates; reuniões com mais de 16 pessoas; cinemas, teatros e museus, com capacidade superior a 51% e consumo de alimentação e bebidas dentro do ambiente de salas e instalações;

***********

Cursos e afins para pessoas com menos de 18 anos; cursos e afins com mais de 16 pessoas; área de lazer de condomínios; e serviço de eventos e afins acima de 201 pessoas.

**********

Caso não haja o cumprimento das instruções apresentadas neste Decreto, incidirá nos crimes previstos nos arts. 267 e 268 do Código Penal, na Lei Estadual n° 4.788, de 4 de junho de 2020 que “Dispõe sobre as penalidades ao descumprimento das medidas de saúde para o enfrentamento do novo Coronavírus - COVID-19 e dá outras providências".

********** 

Voltando ao normal. Hoje é o dia “D” para os candidatos a prefeito de Porto Velho Hildon Chaves e Cristiane Lopes.

**********

Vamos ficar sabendo, se a SIGANA que previu para o colunista do Diário da Amazônia Carlos Esperança de que, Porto Velho pela primeira vez, teria uma mulher como prefeita, estava correta ou não

**********

Apesar da fase 3, nada impede que você compareça para votar em seu para ir a ou candidata a prefeito de Porto Velho.

************

Lembrando que os idosos têm horário especial, ou seja, entre 7 e 10 horas, porém, se não der para comparecer neste horário, pode votar em qualquer outro horário entre as SETE e as DEZESETE HORAS.

***********

Se tudo correr como o desejado pelo TSE, por volta das 19 horas saberemos que realmente administrará Porto Velho nos próximos quatro anos.

***********

A Democracia está te esperando no dia de hoje, para votar. Não esqueça de levar sua caneta e se não tiver baixado o e-título, apresentar um documento com foto ao mesário e depois se dirigir à cabine de votação e escolher seu candidato.

***********

Apesar da Pandemia e da fase 3, com certeza os eleitores do candidato vitorioso vão festejar a vitória na noite deste domingo.

***********

Que vença quem merecer!

FAMTOUR - Influenciadores digitais serão selecionados para atuar em projeto turístico de Rondônia

 


 

A Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia (Setur) mantém aberto até esta sexta-feira (27) o prazo para retirada do Edital de Chamamento Público do “Projeto Famtour”, que vai selecionar 25 guias, agentes de turismo, turismólogos e influenciadores digitais que atuam no setor, para integrarem o projeto de divulgação do potencial turístico de Rondônia.

Segundo o superintendente Gilvan Pereira Júnior, a seleção dos interessados está praticamente conclusa e tão logo sejam formalizados procedimentos legais finais, com definição de cada grupo em atendimento ao objeto do edital, a Setur fará a divulgação dos nomes dos profissionais que vão trabalhar para tornar mais familiares e atrativos os destinos turísticos de Rondônia, dentro do universo compreendido pelo Projeto Famtour, que numa tradução simplória significa “Familiarização Turística”, que tem a orientação e o apoio do governador Marcos Rocha.

Gilvan Pereira explicou que serão contratados profissionais com conhecimento e vocação para o trabalho, para “vender” bem a imagem e o potencial turístico de Rondônia. “Serão guias turísticos com experiência, os agentes de turismo, os profissionais (turismólogos), e também e principalmente, os influenciadores digitais do turismo”, disse destacando que este grupo de profissionais, em especial, tem importância fundamental na divulgação dos destinos, dos atrativos e do potencial turístico do Estado para o universo dos guias e dos agentes de turismo do Brasil e do mundo.

 

ROTEIROS DE 1 A 5 DE DEZEMBRO

O Projeto será realizado de 1 a 5 de dezembro com todos os contratados, com viagens de conhecimento aos principais pontos turísticos do Estado, com um roteiro que passa, entre outros, pelo Vale das Cachoeiras, em Nova União, por Ouro Preto do Oeste e Cacoal, para apresentar aos que já conhecem e aos que não conhecem a exuberância desses complexos que, segundo Gilvan Pereira, precisam ter visibilidade, precisam ser conhecidos conforme propõe o Projeto Famtour em sua primeira edição em Rondônia.

Ressalte-se que o programa dessas viagens do Projeto, de acordo com a Setur, é também uma forma de treinamento para todos os agentes de viagens envolvidos que têm a oportunidade de conhecer os destinos, suas ofertas técnicas e turísticas, e assim dispor de mais conhecimento e segurança na hora de repassar aos seus clientes, tudo muito simples como um produto exposto à venda no mercado.

Importa esclarecer que o Projeto Famtour, sem exagero, é uma forma de promoção que visa familiarizar e encantar os distribuidores e agentes do produto turístico, com viagens especiais aos destinos propostos, de modo que possam conhecer bem o que estão oferecendo aos seus clientes, estratégia ou iniciativa que para os profissionais é uma forma de especialização em serviços e produtos turísticos, onde todos ganham.

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira

Fotos: Daiane Mendonça

Secom - Governo de Rondônia

 

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Lenha na Fogueira - 28.11.2020

 


 

A pesquisa Ibope divulgada pela Rede Amazônica na noite de ontem 27, foi como se diz no jogo de xadrez, o CHEQUE MATE de Hildon Chaves na Cristiane Lopes.

**********

A equipe da Rede Amazônica deu ênfase ao quesito votos válidos para o segundo turno das Eleições 2020 para a prefeitura de Porto Velho, assim sendo Hildon Chaves pontuou 60% e Cristiane Lopes apenas 40%.

************

A diferença é muito grande (20%), não quero dizer que Hildon Chaves já pode festejar sua reeleição, uma vez não sabemos o que pode acontecer quando as urnas forem abertas na noite deste domingo.

***********

É difícil, mas, não é impossível, Cristiane virar o jogo, apesar de muitos considerarem essa possibilidade, como verdadeiro milagre, até porque, analisando a pesquisa do Ibope no Item Votos totais o placar aponta: 51% pro Hildon Chaves contra apenas 34% pro Cristiane Lopes, uma diferença de 17 pontos percentuais.

**********

A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 602 eleitores entre os dias 25 e 27 de novembro.

**********

A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica. Número de identificação na Justiça Eleitoral: RO-09943/2020.

**********

E o DEBATE da Rede Amazônica como foi?

**********


Foi mais frio que temperatura na Antártica. Em nenhum minuto os candidatos conseguiram do empolgar quem os estava assistindo ou ouvido através da TV Rondônia ou ouvindo pela Rádio CBN Porto beradeira da Amazônia: Ô DEBATIZINHO CHOCHO!

**********

Ao contrário do debate da SIC TV, no de ontem, o candidato Hildon Chaves estava muito mais à vontade.

Quer saber de uma coisa, o deputado Léo Morares se meteu na maior ‘roubado’, a pesquisa do Ibope mostrou que sua adesão à campanha da Cristiane Lopes não somou nada, do mesmo jeito que o apoio do Vinicius Miguel ao candidato Hildon Chaves.

**********

Independentemente do resultado das urnas, quem vai sair bem na foto, sem sombra de dúvida, é a política Cristiane Lopes pois, sairá da eleição com mais de 50 Mil votos, o que vai credencia-la para em 2022, escolher a CADEIRA que vai disputar, se na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa de Rondônia.

**********

Os dois políticos, Vinicius Miguel e Léo Moraes a pasto no Pantanal.

***********

Bom! Voltando ao normal, hoje é dia de samba no Mercado Cultural. A partir das 11 horas Beto Cezar e grupo participa da Feijoada com Samba que é servida no Mercado Cultural.

**********

A noite a pedida é a programação relativa ao Programa Sexta Musica do Sesc, que vai contar com os shows dos cantores e cantoras.

***********

Thiago Maziero – Sentinelas, o grito não é só pela beira - Kali Machado, Gabriê, Hercílio Santana – Na viola “Desraizar”.

*************

Para solicitar ingresso, entra nas redes sociais o Sesc/Ro.

***********

Lembrando que a Covid 19 ainda não passou, por isso devemos sempre LAVARA AS MÃOS COM ÁGUA E SABÃO; USAR MÁSCARA E ALCOOL A 70%. Não frequente as chamadas CORONA FEST.

SINALIZAÇÃO - Placas indicativas de pontos turísticos serão implantadas em Rondônia

 

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), com recursos do Fundo de Investimento e Desenvolvimento Industrial do Estado (Fider) e parceria com Departamento de Estradas de Rodagens e Transportes (DER), implementará na capital e municípios placas de atrativos turísticos que indicam aos usuários da via os locais que podem dispor de pontos existentes, orientando sobre sua direção ou identificando os locais de interesse para visitação.

O investimento da contratação das placas turísticas é de R$ 655.650 mil. Com recurso do Fider, o projeto passou por aprovação pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional (Conder), além da aprovação e confecção das peças através do DER.

“Todo mundo foi aprender, ver normas, guia, como foi feito em outros estados, porque nunca foi feito um projeto de sinalização turística, já foi feito projeto de sinalização viária, normalmente, isso aí ok, todo mundo conhece, mas agora de sinalização turística, não. Eu creio que a população vai se impressionar, vai ver que o turismo está se movimentando, e que as coisas estão acontecendo”, disse o assessor na coordenação de projetos, José de Anchieta.

Serão distribuídas entre Capital e mais 21 municípios do Estado o total de 484 placas, em três modelos diferentes (quadrada, retangular e tóten), que foram extraídas do Manual do Guia Brasileiro de Sinalização Turistica, do Ministério do Turismo.

“O guia é uma referência para todos os estados brasileiros, e serve para padronizar e nortear quem quer fazer este tipo de projeto, então utilizamos esse guia para que a gente não caia no erro de fazer algo fora do padrão, até porque precisamos de padronização, porque essa é a primeira vez que o Estado faz um projeto de sinalização turística, então escolhemos fazer dentro dos moldes do que a gente quer”, explicou Anchieta.

Segundo o superintendente da Setur, Gilvan José Pereira, as placas vão contribuir para o turista a conhecer as belezas de Rondônia, além de ser uma maneira de cooperar para o desenvolvimento do turismo no Estado.

“As placas refletem o interesse do governador, coronel Marcos Rocha, em querer desenvolver turisticamente o Estado. O próximo passo depois disso, é trabalhar no plano de sinalização turística, isso tudo é uma inovação pro Estado de Rondônia, pois não é comum encontrarmos placas de turismo nas BRs, nos municípios, e isso é o princípio, é o início de um grande trabalho que vai gerar frutos e também estruturação para as empresas que trabalham no setor, gerando emprego, renda e consolidação no turismo do Estado”, enfatizou o superintendente.

A ordem de serviço para a empresa já foi dada, que deve começar a executar na semana que vem para a entrega no tempo hábil, com previsão de até dezembro as placas já estejam devidamente instaladas.

“A expectativa para esse momento é muito grande, porque estamos com esse projeto desde o ano passado, vimos ele nascer sabemos que o Estado não tem placa de sinalização turística e precisa, sabemos que muitos visitantes que vêm de foram ficam às vezes desnorteados no sentido de não ter uma direção, não ter uma informação clara que ajude eles a se posicionarem geograficamente, isso será um marco histórico”, completou José de Anchieta. (Fonte – SECOM – Governo de Rondônia).

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Lenha na Fogueira - 27.11.2020


 

Vem aí a 13ª Mostra Sesc Rondônia de Música! Uma das mais tradicionais mostras do Estado.  Teremos apresentações, ações formativas e rodas de conversas.  A Mostra acontecerá de forma mista com participação de público e transmissão ao vivo da programação por meio das plataformas de streaming das redes sociais do Sesc.

**********

Esta é uma das mais tradicionais mostras do estado e tem por objetivo promover junto aos artistas locais a geração de renda, a profissionalização e a criação de campos de atuação, valorizando os trabalhadores da economia criativa.

***********

 

Programação - Sexta feira 27 - Oficina – Sons que curam – Terapia sonora - Oficineiros: Espaço Ahata - Rinaldo Santos, Anderson Silva e Anderson Benvindo. Horário: 16:00 às 18:00

Modalidade:  On-line pelo Google Meet. Inscrições:

************

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVh2LSuzLx0QgltgPx8MLvyNmJhXAZYndagGALZFbldRk_Hw/viewform?usp=sf_link.

***********

 

Roda de conversa - Produção e circulação independente. Um bate-papo sobre circulação de bandas em Rondônia, região, os desafios de músicos/bandas independentes e a vida na estrada.

************

Convidados: Laura Brandhuber e Rogerio Madeira – Os Últimos - Mediação: Ramon de Souza – Tuer Lapin - Horário: 19:30.

************ 

Apresentações musicais - Negra Mari – Extracotidiana. Fernanda Teixeira Bruno Bratiliere. Os Últimos – 10 anos de defendendo o Rock rondoniense.

***********

As pessoas interessadas em assistir presencialmente devem acessar o link abaixo para adquirir o ingresso. 

***********

.

https://www.sympla.com.br/mostra-sesc-rondonia-de-musica-dia-27__1065610

*********** 

Sábado - Oficina – Vivências percussivas / Dramaturgia Sonora - Sinopse da oficina - Construção de percurso sonoro para textos diversos, como narrativas, poesias, teatro, com recursos percussivos e experimentos. Uma proposta de vivência sonora com objetos desfuncionalizados, instrumentos convencionais e artesanais, elementos do próprio ambiente e recursos percussivos corporais. Oficineiro: Bira Lourenço - Horário: 16:00 às 18:00. Modalidade: On-line pelo Google Meet.

************ 

Roda de conversa-As estórias e histórias da música de Rondônia. Uma panorâmica pela a história dos movimentos musicais em Rondônia, a partir da capital e espalhando-se pelo estado, região. Dando ênfase as primeiras produções fonográficas, como o “Porto das Esperanças” que teve participação da primeira geração compositores do estado. Convidados: Erivaldo Melo – Bado e Bira Lourenço. Mediação: Adson Nascimento - Horário 19:30.

************

Apresentações musicais: - Thiago Maziero – Sentinelas, o grito não é só pela beira - Kali Machado, Gabriê, Hercílio Santana – Na viola “Desraizar”

**************

 

Para participar presencialmente adquirir ingresso por meio do link.

*********

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdwBiMKrRt-WAcmN9v09-ce-XUbONBZP6VXa1htIFaRxicCdw/viewform?usp=sf_link

 ***********

 Ficha Técnica - Produção e coordenação: Téc. de Música Adson Nascimento - Produção: Tec. Artes Cênicas Andressa Batista; Produção: Téc. de Áudio Visual Betânia Avelar; Assistente de produção: Emily Lamarão. Coordenador do programa de Cultura: Maria Braga.

***************

Agora vamos nos concentrar, para acompanhar o DEBATE entre os candidatos a prefeito de Porto Velho Hildon Chaves X Cristiane Lopes que vai acontecer na TV Rondônia logo após a novela A Força do Poder.

*************

Esse DEBATE é esperado com ansiedade pelas equipes dos dois candidatos, pois, a audiência da TV Rondônia é indiscutível e

com certeza, em virtude disso, os candidatos terão que se desdobrar para conquista os eleitores que ainda estão indecisos.


quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Lenha na Fogueira - 26.11.2020

  


A participação da Silvia e seus convidados no programa “Samba à Vera”, continua sendo assunto nas rodas culturais, em especial, das que acontecem entre carnavalescos de Porto Velho.

***********

Na coluna de ontem, publicamos a opinião da Ana Castro. Para quem não sabe, a Ana Castro sempre esteve envolvida com o nosso carnaval, primeiro no carnaval dos clubes sociais e por último, nas Escolas de Samba como diretora da escola de samba Os Pobres do Caiari e da Federação das Escolas de Samba – FESEC além de ter participado por vários anos, da diretoria da Banda do Vai Quem Quer.

*********** 

E mais, sua irmã Tarsila Castro foi várias vezes, na década de 1970, Coordenadora da COMTUR – Coordenação Municipal de Turismo que era a pasta que tratava da organização do carnaval de rua de Porto Velho, era a Tarsila e o Sergio Valente. Quer dizer, carnaval com certeza, era assunto na casa da família da Ana.

**********

Dito isto, vamos a polêmica “História do Carnaval em Porto Velho”.

**********

No final do seu texto (publicado na coluna de ontem), Ana escreve:

***********

...E outros personagens importantes nas Escolas de Samba foram deixados de lado por falta de conhecimento? Acredito que foram pegos de surpresa e não fizeram jus há quem realmente merecia ser lembrado. É uma pena a falta conhecimento de pessoas que tenho admiração e respeito como a Silvia, Waldison e Reginaldo...

************

 Aí foi a vez do Toninho Tavernard compositor de mão cheia, na realidade, um dos melhores compositores de samba da atualidade em Porto Velho, não gostou da posição da Ana e escreveu o seguinte:

************

“Eu li a coluna e discordo da opinião da Sra. ANA, porque penso que não falta conhecimento as pessoas citadas por ela, apenas ninguém é obrigado a lembrar de todos os personagens relevantes do nosso carnaval.

***********

Sempre muitos serão lembrados naquele momento e outros não serão. Isso, de forma alguma é falta de conhecimento ou de respeito com os demais.

***********

As vezes a memória nos trai e atire primeira pedra aquele que nunca foi traído pela memória.

***********

No mais, é muito ego e mimimi”. Disse Tavernard.

*********

Flávio Daniel o responsável por toda essa polêmica, acho que arrependido, por ser o PIVÔ da discussão, me enviou uma mensagem via WhatsApp solicitando o seguinte:

**********

Seu Silvano mano, encerre essa discussão, não coloque mais "lenha na fogueira".

*********

Meu amigo, é como diz o baluarte do carnaval de Porto Velho Oscar Knight: “QUEM FOR PODRE QUE SE QUEBRE”!

**********

Só sei que faltam apenas TRÊS DIAS para o segundo turno da eleição para prefeito de Porto Velho.

***********

Depois da minha participação no DEBATE da SIC-TV perguntando sobre os Projetos Culturais no Programas dos candidatos com nenhum dos dois respondendo a contento a minha pergunta.

**********

Parece, parece não, eles realmente se atentaram para o fato de em seus programas, não constar nenhum Projeto para o setor Cultural.

**********

Resultado, segunda feira dia 23, a Cristiane Lopes através do seu vice Delegado Mancebo participou de Discussão sobre cultura na UNIR que contou com a participação de integrantes do Movimento PaCultura.

***********

Ontem a conversa séria com o candidato Hildon Chaves. Esse papo foi articulado também pelo PAcultura e foi virtual, com a participação de quem quisesse participar e coordenação do Géri.

**********

O candidato Hildon Chaves não compareceu a reunião com o Movimento Cultural e a turma passou o tempo jogando conversa fora, já que não tinha pra quem apresentar suas reivindicações. E assim caminha a cultura em Porto Velho.

***********

A respeito desse assunto o presidente da Federon Fernando Rocha declarou o seguinte ao site Rondônia ao Vivo:

***********

“A Gestão teve os pontos positivos e negativos”. Os positivos, segundo ele, foram a revitalização do Mercado Cultural, da Praça Madeira-Mamoré, Arraial Municipal (pequenos, mas fizerem), apoio estrutural nos arraiais comunitários de pequeno e médio porte, como o circuito junino, entre outros.

********** 

Para ele, os pontos negativos, por parte da Funcultural, é que se fez necessário um incentivo maior à cultura popular, a exemplo das escolas de samba, quadrilhas juninas e bois-bumbás, fanfarras e outros.

*********** 

 “No meu ponto de vista cada secretaria tem sua autonomia para criar e ampliar os programas de políticas públicas, assim como as fundações e as autarquias”, disse.

************ 

“O que vimos dentro da Funcultural foi um distanciamento com os movimentos culturais, falta de diálogo, de troca de ideias e de opiniões”, completou.

*********** 

Para ele, faltou também o comprometimento do Conselho Municipal de cultura, “que não funciona”. “Ele (Conselho) é o órgão que normativa os recursos para os projetos, mas, nunca atuou, e, se funciona, não tenho conhecimento”, disse.

*********** 

Fernando Rocha acrescenta ainda que a Funcultural é também uma captadora de recursos, tanto público quanto privado, “no entanto não vemos essa mobilização para que isto aconteça”.

*********** 

Na sua opinião, captar recursos seria uma saída para investir na cultura. “Às vezes, a solução das questões está dentro do órgão, seja da cultura ou de outro segmento, porém é preciso que seja administrado por bons secretários – quando isso não acontece, alguns pontos se tornam mais fracassado do que outros”. (Declarações do Fernando ao Rondônia ao Vivo)

**********

Rapaz, o Fernando deu uma de “MACHO”; logo ele que não sai da “cozinha” de Hildon Chaves e é um dos principais cabos eleitoral do prefeito, criticou e pesado, a atuação de um órgão municipal, no caso a FUNCULTURAL.

**********

Será que ele quer derrubar o Ocampo? Quem sobreviver verá!