terça-feira, 9 de junho de 2020

SETUR - A retomada do turismo em Rondônia


A equipe comandada pelo Superintendente de Turismo do Estado e Rondônia - SETUR Gilvan Pereira Júnior apesar da quarentena, decretada pelo governo estadual em virtude da pandemia provocada pelo coronavírus – Covid 19 e seguindo todas as recomendações do Decreto governamental, desenvolveu algumas medidas que devem ser aplicadas pós pandemia.
As medidas têm como objetivo estimular o retorno do setor, de recuperar os impactos econômicos, apoiar e motivar o segmento, empreendimentos e empreendedores.
Rondônia possui um potencial turístico exclusivo, com combinações marcantes: rios, praias, ‑ florestas e cachoeiras, um mosaico de formas e elementos que só Rondônia tem. Diversão, lazer, entretenimento, aventura, negócios, história e cultura… “Nossa expectativa é impulsionar o TURISMO INTERNO, valorizando nossos produtos turísticos e despertando interesse em desfrutar das belezas naturais rondoniense”, disse Gilvan Júnior prosseguindo: “Para isso temos investido em estratégias, planos, ações e medidas que farão resgatar e até mesmo reinventar o empreendedorismo no Estado”.
A Retomada conta com o que a equipe da Setur denominou de TOP 10, que tem como eixo o seguinte:

Ações estaduais do turismo

1 - Placas de Sinalização Turística em todo Estado – indicando o atrativo turístico local;
2 - Cursos de Capacitação Turística destinado aos 25 municípios que compõe os 7 Polos do Estado;
3 - Chamamento Público - Apoio aos municípios através de Atas de Registro de Preços para atender estruturas de eventos turísticos;
4 - Material Gráfico de Promoção e Marketing dos Produtos Turísticos;
5 – Fun Tour – Influenciadores digitais e trade turístico conhecendo e promovendo os produtos turísticos do Estado;
6 - Feira Estadual de Turismo e Artesanato no Memorial Rondon;
7 - Ampliação do Programa Viaja Mais Servidor, atendendo os servidores estaduais, municipais e outras esferas federativas;
8 - Cartão de Turismo - Linha de microcrédito para o fomento do turismo no Estado;
9 - Capacitação para Plataformas Digitais – Apoio aos municípios na promoção de seus atrativos;
10 - Plano Estadual de Turismo e Formalização das Instâncias de Governança – Os 7 polos turísticos do Estado em cumprimento ao Programa de Regionalização do Ministério do Turismo.
Além disso a equipe também sugere que sejam desenvolvidas algumas ações Turísticas do tipo:
- Fortalecimento dos produtos turísticos (Pesca Esportiva, Unidades de Conservação, Turismo de Aventura, Turismo Rural e Etnoturismo)
- Atualização de Cadastros das Empresas do Segmento Turístico e Estatística de informações turísticas para construção de indicadores.
Propostas de Projetos
- Concurso de fotografia - (Será realizado nos polos turísticos, com o objetivo de enaltecer os atrativos turísticos)
Projeto Desenho de Arte em parceria com a SEDUC. (Desenvolver nos alunos a valorização pelo Estado, através da arte)
- Projeto Rally da Amazônia (convidando grandes competidores de todo o Mundo a estarem no estado de Rondônia.
- Projeto de Visitação. Campeonato de Pesca (Porto Velho, Pimenteiras, Cabixi e Alta Floresta)
- Ampliação do Memorial Rondon – Instalação de um CAT para turistas, revitalização da Locomotiva.
- Rondônia tem tudo – Confecção de livros para distribuição em serviço de hospedagem que pertencem aos 25 municípios do Mapa Turístico.

- Projeto de planejamento - Elaboração de licitação para Atas de Registro de Preços, para atender estruturas para eventos.
- Projeto de revitalização da Casa de Rondon no município de Vilhena;
- Atualização do portal oficial da Superintendência Estadual de Turismo.

Promoção e Marketing

- Publicidade de roteiros turísticos
- Inauguração dos Centros de  Atendimento ao Turista – CAT no Porto Velho Shopping e Memorial Rondon.
- Promoção das Plataformas Digitais, site de Turismo “Rondônia Tem Tudo” https://rondoniatemtudo.ro.gov.br, You Tube, Facebook e Instagram.

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