A
equipe comandada pelo Superintendente de Turismo do Estado e Rondônia - SETUR
Gilvan Pereira Júnior apesar da quarentena, decretada pelo governo estadual em
virtude da pandemia provocada pelo coronavírus – Covid 19 e seguindo todas as
recomendações do Decreto governamental, desenvolveu algumas medidas que devem
ser aplicadas pós pandemia.
As
medidas têm como objetivo estimular o retorno do setor, de recuperar os
impactos econômicos, apoiar e motivar o segmento, empreendimentos e
empreendedores.
Rondônia
possui um potencial turístico exclusivo, com combinações marcantes: rios,
praias, ‑ florestas e cachoeiras, um mosaico de formas e elementos que só
Rondônia tem. Diversão, lazer, entretenimento, aventura, negócios, história e
cultura… “Nossa expectativa é impulsionar o TURISMO INTERNO, valorizando nossos
produtos turísticos e despertando interesse em desfrutar das belezas naturais
rondoniense”, disse Gilvan Júnior prosseguindo: “Para isso temos investido em
estratégias, planos, ações e medidas que farão resgatar e até mesmo reinventar
o empreendedorismo no Estado”.
A
Retomada conta com o que a equipe da Setur denominou de TOP 10, que tem como
eixo o seguinte:
Ações estaduais do turismo
1 -
Placas de Sinalização Turística em todo Estado – indicando o atrativo turístico
local;
2 -
Cursos de Capacitação Turística destinado aos 25 municípios que compõe os 7
Polos do Estado;
3 -
Chamamento Público - Apoio aos municípios através de Atas de Registro de Preços
para atender estruturas de eventos turísticos;
4 -
Material Gráfico de Promoção e Marketing dos Produtos Turísticos;
5 –
Fun Tour – Influenciadores digitais e trade turístico conhecendo e promovendo
os produtos turísticos do Estado;
6 -
Feira Estadual de Turismo e Artesanato no Memorial Rondon;
7 -
Ampliação do Programa Viaja Mais Servidor, atendendo os servidores estaduais,
municipais e outras esferas federativas;
8 -
Cartão de Turismo - Linha de microcrédito para o fomento do turismo no Estado;
9 -
Capacitação para Plataformas Digitais – Apoio aos municípios na promoção de
seus atrativos;
10 -
Plano Estadual de Turismo e Formalização das Instâncias de Governança – Os 7 polos
turísticos do Estado em cumprimento ao Programa de Regionalização do Ministério
do Turismo.
Além
disso a equipe também sugere que sejam desenvolvidas algumas ações Turísticas
do tipo:
-
Fortalecimento dos produtos turísticos (Pesca Esportiva, Unidades de
Conservação, Turismo de Aventura, Turismo Rural e Etnoturismo)
-
Atualização de Cadastros das Empresas do Segmento Turístico e Estatística de
informações turísticas para construção de indicadores.
Propostas de Projetos
-
Concurso de fotografia - (Será realizado nos polos turísticos, com o objetivo
de enaltecer os atrativos turísticos)
Projeto
Desenho de Arte em parceria com a SEDUC. (Desenvolver nos alunos a valorização
pelo Estado, através da arte)
-
Projeto Rally da Amazônia (convidando grandes competidores de todo o Mundo a
estarem no estado de Rondônia.
-
Projeto de Visitação. Campeonato de Pesca (Porto Velho, Pimenteiras, Cabixi e
Alta Floresta)
-
Ampliação do Memorial Rondon – Instalação de um CAT para turistas,
revitalização da Locomotiva.
-
Rondônia tem tudo – Confecção de livros para distribuição em serviço de
hospedagem que pertencem aos 25 municípios do Mapa Turístico.
-
Projeto de planejamento - Elaboração de licitação para Atas de Registro de
Preços, para atender estruturas para eventos.
-
Projeto de revitalização da Casa de Rondon no município de Vilhena;
-
Atualização do portal oficial da Superintendência Estadual de Turismo.
Promoção e Marketing
-
Publicidade de roteiros turísticos
-
Inauguração dos Centros de Atendimento
ao Turista – CAT no Porto Velho Shopping e Memorial Rondon.
-
Promoção das Plataformas Digitais, site de Turismo “Rondônia Tem Tudo” https://rondoniatemtudo.ro.gov.br, You
Tube, Facebook e Instagram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário