sexta-feira, 12 de junho de 2020

Lenha na Fogueira - 13.06.2020

Há exatos 32 anos falecia o melhor, maior e mais admirado seresteiro de Porto Velho –  Jorge Estolano de Andrade eleito “A Voz de Ouro da Amazônia” num festival de intérpretes, promovido pelos Diários Associados, grupo que à época, pertencia o Jornal Alto Madeira.
*********
O principal coordenador do Festival foi o Jornal do Comércio de Manaus (AM). A etapa de Porto Velho teve o Jornalista Vinicius Danin como coordenador.
**********
A final do Festival aconteceu em Boa Vista  (RR) capital do então Território Federal de Roraima com representantes dos estados do Acre, Amazonas, Pará e Macapá e é claro de Rondônia.
**********
Jorge Andrade venceu, ao interpretar a canção SERENATA DO ADEUS de Vinicius de Moraes.
**********
Por essas coincidências, que só Deus sabe explicar, Jorge faleceu justamente no dia 13 de junho dia de Santo Antônio o Santo Padroeiro dos enamorados e também conhecido como Santo Casamenteiro.
**********
O interessante, foi que minutos antes de dar o último suspiro, segundo seus familiares, ele pediu para me chamarem até sua residência, pois queria falar comigo com urgência. Como naquela época não tinha essa facilidade que temos nos dias atuais, com as redes sociais, seus filhos não conseguiram me encontrar.
**********
Assim que tomei conhecimento do seu falecimento, me dirigi o mais depressa possível para a residência da família e lá, os familiares do Jorge me entregaram um bilhete que ele havia deixado para mim. É isso, Jorge ficou lúcido até minutos antes de falecer.
**********
No bilhete ele me pedia que providenciasse, quando seu caixão estivesse sendo baixado a sepultura, que cantássemos a canção de Noel Rosa – “Último Desejo”.
*********
Falei com o Justino que era dono do Bar Seresteiro e também cantava muito bem, para, acompanhado pelo Haroldo Dori (meu parceiro no samba Ceará de Iracema) ao violão de Sete interpretasse a música pedida pelo Jorge.
**********
Apesar da magnifica interpretação do Justino para a canção “O Último Desejo” e talvez porque a maioria dos presentes, já terem conhecimento que a canção seria interpretada a pedido do Jorge, o público não se empolgou muito. Porém:
**********
E sempre tem um, porém, Justino também havia ensaiado com o Haroldo e não avisou pra ninguém a música que deu ao Jorge Andrade o título de A Voz de Ouro da Amazônia“SERENATA DO ADEUS” de Vinicius de Moraes.
***********
Foi uma cena muito emocionante, quando Justino parou de cantar, acho que o cemitério todo estava se derretendo em lágrimas, as palmas ecoaram enquanto o corpo do nosso maior CANTOR Jorge Andrade descia na cova.
*********
Uma coisa é certa, vivemos muitas aventuras seresteiras Eu, Jorge Andrade, João Henrique – Manga Rosa, Humberto Amorim e depois, Baba, Bainha, Haroldo, Antonino Alves, Manelão, Justino e tantos outros boêmios de Porto Velho.
**********
Pra quem não sabe, foi o Jorge Andrade que ‘puxou’ o samba Odoiá Bahia de Silvio e Bainha no desfile da escola de samba Os Pobres do Caiari e foi também o interprete que deu a vitória desse mesmo samba, no Festival de Música promovido pela prefeitura de Porto Velho o FEMPOBRO em 1974.
*********
Merecidamente, Jorge Andrade se tornou o Patrono da Escola de Música de Porto Velho hoje ESCOLA DE MÚSICA JORGE ANDRADE.
**********
32 anos de muitas saudades!

Um comentário:

Unknown disse...

Lembro que vocês se reunião algumas vezes no quintal de casa,junto com Menezes,Bainha...