segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Lenha na Fogueira - 22.10.19

Professor Lourismar 

Sinceramente, nesse tempo todo (e faz muito tempo), militando na área da comunicação, sempre nos segmentos de cultura e turismo, jamais cobri um evento que reunisse tanta gente ao mesmo tempo no mesmo local, para prestigiar uma ação do governo estadual. 
**********
Estou me referindo a premiação do Projeto Redação Turismo criado e coordenado pela Superintendência Estadual de Turismo – Setur com a parceria da Seduc e 17ª Brigada de Infantaria de Selva que aconteceu, no Real Forte Príncipe da Beira no município de Costa Marques sábado passado dia 19.
***********
A programação aconteceu justamente dentro dos horários previamente acordados, entre os envolvidos, ou seja, Exército, Seduc e Setur. 
***********
Os jovens técnicos da Setur William, José e Stefany responsáveis pela coordenação do Projeto desde sua criação, foram muito elogiados pela dedicação e organização do evento. Eles contaram com a parceria de uma equipe da Seduc e do Batalhão do Forte Príncipe da Beira. Todos estão de parabéns. 
********** 
O general Lima foi de uma simpatia singular além, de desde o inicio do Projeto, garantir a participação do Exército na organização. “Até porque se trata da nossa joia preciosa que é o Forte Príncipe da Beira”. 
**********
Admiramos o conhecimento da história do Monumento do professor Lourismar Barroso. Lourismar ama tanto a história da Fortaleza que se emociona toda vez que começa a descrevê-la. 
**********
Os guias que orientam a visitação internada da fortaleza, pertencem a uma Associação Quilombola que conta com três guias especializados na história do monumento. O guia Elvis Pessoa durante reunião de ajustamento da programação, realizada nas dependências do quartel do Batalhão Forte Príncipe na tarde de sexta feira 18, chamou a atenção para o seguinte:
**********
“Nos temos o maior Forte, o mais sofisticado em termo de engenharia até hoje, porém, é também o mais abandonado”.
**********
Elvis que é presidente da Associação responsável pela visitação, afirmou que este ano, a Fortaleza já foi visitada por mais de 10 mil turistas. A falta de estrutura atrapalha muito, pois, muitas pessoas que vem nos visitar, querem pernoitar e até passar alguns dias aqui na Vila, porém, não temos um local para eles almoçarem, fazer um lanche e tão pouco uma pousada localizada aqui no Forte. “Lá em Costa Marques tem, mais eles querem é ficar aqui”. 
**********
Apesar de as noticias sobre o Projeto Redação Turismo se referirem a 200 estudantes, Costa Marques recebeu entre sexta feira e domingo, Mais de 500 pessoas, todas envolvidas de uma maneira ou de outra com a realização da premiação. “Agora podemos dizer que já visitaram o Forte este ano mais 10.500 turistas” disse Elvis Pessoa.
*********
Agora nos referindo sobre Cultura. No final da semana passada inicio desta, aconteceu em Cacoal precisamente no Cacoal Selva Park a IV Conferencia Estadual de Cultura;
 **********
E lá estava o Zekatraca Cover que nos enviou alguma coisa sobre os bastidores da Conferencia.
***********
 O Cover informou que a Conferencia pode ser considerada como sucesso e que o superintendente da Sejucel Jobson Bandeira foi aclamado pelos presentes. “Ele parecia uma celebridade de renome internacional, todo mundo queria fazer foto ao seu lado” Valeu Jobson
**********.
O tema da Conferencia foi “Políticas Públicas, Desafios dos Sistemas de Cultura”. A Conferência abriu um espaço de debate democrático e extraiu, dos fazedores de cultura, um novo rumo ao segmento em Rondônia.
 **********
Durante a Conferência foram eleitos os novos membros do Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia que elegeram seu presidente na pessoa do Produtor Teatral Chicão Santos. Parabéns Chicão.
 ***********
Como nem tudo são flores, teve alguém que não gostou da eleição do Chicão para a presidência do Conselho. Aí o articulista plagia o samba da Mocidade: “Chorar não custa nada, não se paga para reclamar”. Agora ‘mermão’ Inês é Morta. Temos Conselho Estadual de Cultura. Ainda bem!

Nenhum comentário: