sábado, 5 de outubro de 2019

Lenha na Fogueira 06.10.19


Em outros tempos, quando a população de Porto Velho ou a comunidade católica devota de Nossa Senhora de Nazaré era quem comandava as atividades do Círio em Porto V velho.
***********
Neste que é o primeiro domingo do mês de outubro, acontecia o Translado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré numa Procissão que saia da Catedral do Sagrado Coração de Jesus rumo a Capela de Nossa Senhora Auxiliadora no Colégio do Mesmo nome na ladeira Madre Mazarelo.

**********
O Andor com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré voltava para a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Procissão, que era realizada no segundo domingo de outubro. Era uma festa e tanto.
**********
Porto Velho era invadido pelo cheiro agradável do Tucupi utilizado na preparação do prato típico paraense “Pato no Tucupi” que tomou conta de toda a Região Amazônica em especial, no dia do Círio de Nazaré.
**********
O Círio de Nazaré foi trazido para Porto Velho pelos paraenses em 1930. Quando Aluízio Pinheiro Ferreira foi nomeado primeiro governador do Território Federal do Guaporé transformou Nossa Senhora de Nazaré em Padroeira do Território.
**********
A devoção a Nazaré em Porto Velho, era festejada com a realização de novenas todas as noites a partir do 1º domingo de outubro, seguido do Arraial em volta da Catedral que era muito concorrido.
***********
Essa festa praticamente deixou de acontecer com a “Pompa” que aconteceu até bem pouco tempo, em virtude de um padre que resolveu acabar com a tradição da realização do Círio de Nazaré em Porto Velho no segundo domingo de Outubro.
***********
Bom! Recentemente o governador Marcos Rocha sancionou a lei que cria o dia da Padroeira Nossa Senhora de Nazaré.
***********
Segundo o governo do estado, o dia da Padroeira Nossa Senhora de Nazaré passa a ser comemorado anualmente, sempre no SEGUNDO DOMINGO DO MÊS DE SETEMBRO.
***********
O autor do Projeto é o deputado estadual Adelino Follador (DEM). À época em que foi apresentado o Projeto no parlamento, Adelino disse que recebeu das mãos do Padre Alceu Weber uma carta que exalta a motivação de fé pelos católicos a Maria, mãe de Jesus.
*************
Como já dissemos, a santa foi proclamada padroeira de Rondônia por Aluízio Pinheiro Ferreira, que foi diretor da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e primeiro governador do Território Federal do Guaporé.

***********
Gostaria apenas, que alguém nos informasse, se a Paroquia de Nossa Senhora de Nazaré que fica a Rua Pua Ferro no bairro Eldorado, realizou o Círio de Nazaré no Segundo domingo de Setembro. Se realizou, pouca gente ficou sabendo!
***********
Quer dizer, mais uma tradição de Porto Velho deixou de acontecer, por simples capricho de um pároco!
***********
Quem ficou muito chateado com a mudança da data, foi nosso amigo Waldemir Pinheiro da Silva que por muitos anos, atuou como “’Fogueteiro” do Círio de Nazaré. Que pena né BAINHA?

Nenhum comentário: