terça-feira, 8 de maio de 2018

Klinger Araújo canta no Encontro dos Bumbás

A Liga dos Bois Bumbás de Porto Velho – Guarnecer, realiza no próximo sábado dia 12, no Mercado Cultural o “1º Encontro dos Bumbás”.
O evento vai reunir no Calçadão Manelão os principais itens dos bumbás Corre Campo, Diamante Negro, Marronzinho, Az de Ouro, Manhoso, Vencedor e Tira Teima num encontro inédito, cujo objetivo e engrandecer a brincadeira de Boi Bumbá em Porto Velho. Segundo a presidente da Guarnecer professora Simone Guedes este será o primeiro de vários eventos que serão realizados pela Liga durante este ano. “Vamos mostrar que nossos grupos de Bois estão unidos e com um pensamento comum, que é fazer com que o público volte a prestigiar a brincadeira em nossa capital”.


Klinger Araujo


O levantador de toadas de Parintins Klinger Araújo será a grande atração da noite dos bumbás de Porto Velho.
Sua grande ascensão como levantador de toadas aconteceu no ano de 1990, quando se apresentou pela primeira vez com o Boi-bumbá Garantido. Anos depois, Klinger foi convidado para cantar no Boi-bumbá Caprichoso onde se firmou nas raízes folclóricas do ‘boi azulado’. Seu sucesso foi tão grande que no ano de 1996, o artista foi convidado por um grupo de empresários, para divulgar a cultura do boi-bumbá pelo Brasil. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro foram seu destino, onde participou de vários programas. Seu trabalho também atravessou as fronteiras do país, com turnê internacional em Las Vegas, Dallas, New Orleans, New York, entre outras cidades americanas.
Atualmente, Klinger Araújo é levantador de toadas e backing vocal do Boi-bumbá Caprichoso.


História dos Amos de Porto Velho
Convidado pela direção da Guarnecer, o compositor e Mestre da Cultura Popular e da brincadeira de Boi Bumbá em Porto Velho Sílvio Santos, vai lembrar toadas dos anos 50/60/70 e 80 cantadas pelos Amos Cabo Fumaça (boi Fortaleza), Suritiba (Pai do Campo), Augusto Queijada (Flor do Campo), Galego (Corre Campo), Caetano (Caprichoso), Ventania e Carlos Mariano (Corre Campo), Zé Luiz (Garantido) e Nonato Guedes (Az de Ouro). “De cada um desses Amos vamos cantar o refrão de uma toada”, garantiu Sílvio.
O levantador de toadas Thiago Paiva a revelação dos bumbás de Porto Velho, fará o show de abertura do evento, acompanhado pelos melhores músicos de cada grupo de bumbá da capital.

O espetáculo está marcada para iniciar as 19 horas de sábado dia 12, no Mercado Cultural e a mesa para 4 pessoas custa apenas R$ 40.

Nenhum comentário: