quarta-feira, 30 de maio de 2018

Lenha na Fogueira - 31.05.18


Feriado de Corpus Christi é o que se comemora nesta quinta feira 31 de maio.
********
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo, generalizada em Portugal como Corpo de Deus é um evento baseado em tradições católicas realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda" onde a participação da Santa Missa neste dia é, para os católicos, obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.
********
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico(cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."
********
É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo.
********
As ruas por onde vai passar a procissão são decoradas com figuras da Santíssima Trindade moldadas geralmente em pó de serra, pó de café e outros elementos da natureza.
********
Em várias paróquias acontecerão missa pela manhã e a tarde será a procissão.
*********
A noite a programação é por conta do Arraial Flor de Cacto que está acontecendo no Campo 1º de Maio no bairro Caladinho todas das noites a partir das 19 horas.
********
A grande atração da noite desta quinta feira no Flor de Cacto será a Quadrilha Mocidade Junina dirigida pelo folclorista Rodrigue Cerdeira que por sinal é uma dos locutores do Arraial do Nagaças.
*********
Por falar em Negaça, no dia da abertura da XXI Arraial Flor de Cacto a equipe de reportagem de uma Televisão Local, foi entrevistar o Presidente Clodoaldo Negaça.
*********
O cenário foi o Palco e Negaça se arrumou todo para responder as perguntas da reporter. Logo de cara a reporter fez a seguinte bpergunta: Quais os grupos folclóricos que vão se apresentar no Arraial este ano?”
********
Negaça olhou prum lado, olhou pro outro e não viu nenhum dos seus assessores, e sem saber o que dizer falou: “Bem o Flor de Cacto vai apresentar um bocado de grupos de quadrilha. Preste atenção, estou falando de quadrilha junina e não de político”.
********
A reporter sem saber o que fazer agradeceu o presidente do Flor do Cacto e saiu pensativa. Resultado: a Matéria não foi vinculada.
********
Após a entrevista, Negaça bateu com um oprrete em cima de uma mesa, grtitando, “Cadê esses filhos da Mãe dos meus assessores que desaparecem uma hora dessas. Ta vendo que eu não sei quais os grupos que vão se apresentar no Arrial. Meu negócio é conseguir apoio e não organizar apresentação de grupo folclórico”.
*********
Outra novidade da 21ª edição do Flor de Cacto é que a Rádio Rio Madeira FM 105.9 (Rádio Comunitária), sob a coordenação no Marcelo Melo, está transmitindo ao vivo, as apresentações dos grupos folclóricos. Toda noite a equipe marca presença no Arraial e não deixa passar nada.
**********
Como amanhã o Diário da Amazônia não vai circular, em virtude do feriado, aproveitamos para lembrar nossos leitores amantes de samba, que o Juninho Thybau que vem direto do Quintal do Pagodinho, vai se apresentar a partir das 20 horas no Mercado Cultural.
*********
Tô dizendo que o show do Thymbau será amanhã sexta feira dia 1º de junho. Antes do Show do Juninho vamos aplaudir a volta do Grupo Guaporé , do Grupo Doce Melodia e do cantor sambista Waldison Pinheiro.
*********
Espero que o público do Juninho Thybau supere o público do Alex Ribeiro. Se chegar perto do público do Samba Autoral já estará bom.

Últimos dias para apreciar pratos do Festival Gastronômico Brasil

Você tem só até o próximo domingo, 3 de junho, para experimentar os pratos exclusivos de quinze restaurantes participantes do Festival Gastronômico Brasil Sabor, evento realizado em todo país pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Em Porto Velho, segundo o presidente da Abrasel-Rondônia, Valdir Vargas, “o festival permanece sendo realizado, mesmo durante a greve dos caminhoneiros, e está sendo um sucesso, com muita procura nos restaurantes participantes”.
Valdir Vargas disse ainda um levantamento parcial apontou que foram vendidos mais de 600 pratos e que os donos dos restaurantes estão satisfeitos com os resultados obtidos até agora. “Vemos que os clientes também estão satisfeitos e estão participando, visitando os restaurantes, pedindo os pratos do festival e colocando as impressões deles nas redes sociais. Esse feedback é muito importante para nós”.

Participam do festival Brasil Sabor, em Porto Velho, os seguintes restaurantes: Bacarat, Emporium, Tokiomaki Sushibar, Porto do Sol, Restaurante San Gennaro, Texas Steakhouse, Moqueca Capixaba, Caravelas do Madeira, Papassoni's Beer, Brownie Bros, Peixinn Restaurante, Beiruts, Sushi Ponta Negra, Ki-Frango e Deleite Brownie Gourmet.
O presidente da Abrasel-RO destacou que o festival acontece até o dia 3 de junho, mas que alguns pratos ficarão definitivamente nos cardápios, a pedido dos clientes.

Grupo Guaporé de volta à cena musical de PVH


O Grupo Guaporé está de volta a cena musical de Porto Velho, nesta sexta feira 31, quando vai fazer a abertura do show do sambista do Quintal do Pagodinho Juninho Thybau. 
Na década de 1980 o Guaporé era quem comandava as rodas de samba em Porto Velho, liderado pelos compositores Mávilo Melo e Reginaldo Makumba entre outros sambistas da cidade: Amarildo Corrêa, Chiquinho Pandeiro, Janilson Campos, Aronilson Gonçalves, Éverton Guimarães e Neimar. Músicas como “Fui um Pagode no Guaporé” gravada pelo Beto Cezar fizeram muito sucesso nas rodas de samba que aconteciam pelos quatro cantos da cidade. “Agradecemos o convite do Beto Cezar, pois, fez com que nos reuníssemos de novamente o que é uma grande satisfação para todos nós. Estamos ensaiando praticamente todos os dias e posso garantir que quem chegar cedo amanhã no Mercado Cultural não vai se arrepender”, disse Mávilo Melo.

JUNINHO THYBAU

Sobrinho do Zeca Pagodinho Juninho Thybau tem cadeira cativa nos encontros que são realizados na chácara do seu tio no distrito de Xerém em Duque de Caxias (RJ), conhecidos nacionalmente como “Quintal do Pagodinho”. Compositor dos melhores Thybau se orgulha de ter sido convidado a ser um dos diretores responsáveis em selecionar e organizar as apresentações nos dias de gravação do DVD e CD do Quintal do Pagodinho. Thybau esteve em Porto Velho na festa do dia do samba no ano passado e se apresentou no Calçadão Manelão. “Estou de volta porque Porto Velho me encantou e então pedi ao Beto Cezar que me dessa a oportunidade de cantar mais uma vez para um público tão maravilhoso como é o de Porto Velho”, disse Thybau.
O show desta sexta feira dia 31, começa as 19 horas, com a apresentação do cantor Waldison Pinheiro, Grupo Doce Melodia e Grupo Guaporé.

terça-feira, 29 de maio de 2018

Lenha na Fogueira - 30.05.18


 À boca da noite da última segunda feira dia 28, aconteceu uma reunião entre o governador de Rondônia Daniel Pereira; prefeito de Porto Velho Hildon Chaves, presidente e diretores da Federon Fernando Rocha, Silvio Santos, Júnior de Castro Alves, Dra. Fátima e Silfarney Silva no gabinete do governador no Palácio Rio Madeira.
********
A pauta era, como contribuir financeiramente com os grupos folclóricos que irão se apresentar na XXXVII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá este ano!
********
Ha alguns dias, o presidente da Federon Fernando Rocha havia conversado com o prefeito Hildon Chave a respeito do assunto, assim sendo, Fernando abriu os trabalhos explicando ao governador qual a pretensão dos folcloristas. “Não viemos aqui governador, pedir que o senhor repasse dinheiro do orçamento do estado, para os grupos se prepararem para as apresentações no Flor do Maracujá”.
*******
Hildon Chaves pegou carona na explanação do presidente da Federon e explicou ao governador, que o Arraial Flor do Maracujá é um evento muito importante para o município de Porto Velho. “Por isso Daniel nós, governador do estado e prefeito de Porto Velho, como pessoas físicas, precisamos nos empenhar junto à empresas privadas, para que estas, patrocinem os grupos folclóricos do Flor do Maracujá”.
********
É preciso que a Federon deixe de procurar os governos com “pires na mão”. É hora dos grupos folclóricos caminharem com as próprias pernas. “Vamos tentar convencer algumas empresas privadas, a investirem no evento, que é para a Federon fazer caixa. Para o ano, eles poderão andar sozinhos”, disse o prefeito.
********
O governador Daniel Pereira concordou com o prefeito e os dois acertaram que não medirão esforços, para tornar o Flor do Maracujá um evento totalmente de responsabilidade da Federon. Ficou acertado que caso o patrocínio de empresas privadas seja consolidado, o governo do estado não colocará a estrutura, porém, fica liberada a cobrança de ingresso. “Com o arrecado na bilheteria, vocês podem firmar parceria com empresas especializadas em montagem de estruturas, sonorização e iluminação.
**********
Outra solicitação das duas autoridades, foi que a Federon adiasse o início do Arraial pois, a data de 20 de junho, está muito em cima. “As empresas precisam de um prazo razoável, para planejarem suas participações na festa”.
*********
MUDANDO DE ASSUNTO!

*********
Com o fim do período chuvoso, a programação do projeto “Som Livre”, lançado pela pela Prefeitura de Porto Velho ano passado, será retomada a partir dia 10 de junho. O evento, que inicialmente acontecia exclusivamente no Complexo Madeira Mamoré, passa a ser itinerante.
********
Esta primeira edição de 2018 será realizada no Ecoparque, localizado na zona Sul. A programação começa as 17h e segue até as 20h. Estão previstas duas atrações musicais e uma exposição de artes plásticas. “Será uma tarde de domingo diferenciada para a comunidade”, destacou Ocampo Fernandes, presidente da Fundação.
********
Já no mês de julho o Som Livre será levado ao distrito de Nova Mutum. Para atender ao projeto a Funcultural tem selecionado artistas cadastrados pelo chamamento público realizado em abril. Fonte: Funcultural.

*******
Enquanto isso no Arraial Flor de Cacto! Quem se apresenta na noite de hoje 30, é a quadrilha campeã do Flor do Maracujá de 2017 “A Roça é Nossa”. Só explicando: A premiação de R$ 10 Mil será rateada entre os primeiros colocados. Por exemplo: O grupo que ficar com o 1º lugar vai levar Dois Mil e Trezentos para sua sede. Tem prêmio até o 5º colocado.
*********
O Flor de Cacto está funcionando no Campo 1º de Maio do bairro Caladinho acesso pela rua Geraldo Siqueira.

Fomento à pesca esportiva meta do gestor da Setur





À frente da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) desde o último dia 9, Gerçon Zanato vai priorizar as atividades em andamento no setor. “Temos um tempo curto até finalizar este ciclo da gestão, então queremos concluir o que já está sendo feito e acrescentar novas demandas que sejam possíveis para este período”, declarou.
A preocupação do novo gestor é fazer com que o setor de turismo em Rondônia cumpra com o seu papel, que a atividade movimente a economia, gerando recurso para os municípios e para o estado. “Além disso, o turismo é uma ferramenta de inserção social. Muitas pessoas enxergam algumas cidades do interior como isoladas e sem expectativa para os moradores, mas se nós explorarmos o potencial turístico, o conhecimento e histórias das comunidades locais podemos criar um novo cenário turístico em Rondônia”, acrescentou o superintendente.
Zanato diz que, das atividades típicas do verão que se inicia, destaca-se a pesca esportiva, muito procurada pelos amantes da categoria. Mas o cuidado da superintendência é a fiscalização com relação à preservação ambiental. “Turista nenhum quer ir a um lugar sujo e mal cuidado. Temos equipes orientando e fazendo o trabalho de conscientização da preservação da natureza nas áreas de prática da atividade, e já estamos conversando com as secretarias competentes para que, aos poucos, quando já tivermos massificado essa questão, começarmos a fiscalizar com mais rigor em um trabalho conjunto”.
Novidades prometem movimentar a região de Pimenta Bueno, aproveitando a rica bacia hidrográfica local. “Temos por lá os Rios Machado, Pimenta Bueno, Melgaço, e agora o lago criado com a construção da usina Rondon II, e precisa ser fomentada a pesca ao Tucunaré que já tem sido praticada por lá. Queremos explorar a região e ainda a área da 429, onde existem belezas naturais incríveis. Fiquei sabendo de um labirinto de uma possível cidade Inca localizada na floreste, ao lado Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques. Se isso realmente for confirmado, será uma novidade mundial”, revelou Zanato.
O município de Guajará Miriam é um dos focos do superintendente, que reconhece potencial turístico na cidade. “Guajará está adormecida turisticamente falando, algumas pessoas viajam até a cidade e voltam frustrada à capital. Precisamos fazer um treinamento de qualificação para o setor de hospedagem, destacar a culinária local, resgatar a história de suas ruas e edificações. Em Porto Velho, queremos fazer a capital entrar no circuito da pesca internacional, já nas comunidades ribeirinhas existe projeto nesse sentido e para fazer isso acontecer vamos buscar a parceria com a prefeitura para fomentar essa atividade”, disse.
O superintendente finaliza explicando que, para que todas as ações sejam concretizadas, a equipe já está planejamento e buscando a ampliação do orçamento para o próximo ano. “Temos um pequeno orçamento para atender às demandas e necessidades de Rondônia, mas nós já estamos fazendo esse levantamento para justificar a disponibilidade para maiores investimentos no setor”, concluiu.
Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Rosinaldo Machado
Secom - Governo de Rondônia

Semana Internacional de Música uma realização da Villa-Lobos




Repetindo a parceria de 2017, o Instituto Cultural Villa-Lobos PVh e a Lebanon Valley College (Pensilvânia/EUA) realizam em Porto Velho, este ano, a “Semana Internacional de Música”, com oficinas musicais e apresentações públicas, para comemorar o 3º ano de fundação do Instituto, responsável pela Orquestra Villa-Lobos.
Como em 2017, quando foi apresentado o espetáculo “Concerto nº 3 para Piano e Orquestra”, a Villa-Lobos portovelhense contará também agora com a participação da pianista e professora Dra. Shelly Moorman–Stahlmam, do Lebanon Valley College, que chega dia 29 com um grupo de alunos mestrandos do colégio norte-americana e alunos e professores da FABAT E UFRJ (Rio de Janeiro).
Para os eventos da Semana Internacional de Música, serão realizadas três apresentações (dias 1, 2 e 3 de junho e oficinas dias 31 de maio e 1 de junho), sendo que dia 30 haverá um “Culto Cantado Bilíngue”, na Primeira Igreja Batista (Presidente Dutra com Duque de Caxias). No mesmo local serão realizadas as Oficinas.
Nos dias 1 2 e 3 de junho a Orquestra Villa-Lobos e convidados farão espetáculos no Teatro Palácio das Artes, e nos três dias, como já aconteceu ano passado, com o ingresso valendo dois quilos de alimentos não perecíveis que será trocado no dia de cada Concerto das 8 às 12 Hs na Escola de Música Vilma Lobos (600 ingressos) e às 18hs (400) no Teatro Estadual Palácio das Artes. As doações serão depois entregues a instituições beneficentes de Porto Velho.
Para a realização da Semana Internacional de Música, o Instituto Villa-Lobos está contando com o importante apoio do Governo do Estado através da Sejucel, SICOOB, SICTV, REDETV, Golden Plaza Hotel e Escola de Música Villa-Lobos.
Este apoio é fundamental para a realização de um evento desse nível, mas além deles também é importante destacar que a Villa-Lobos sempre tem recebido apoio da sociedade em geral para suas apresentações, do Governo do Estado de Rondônia e da Imprensa, parceiros que consideramos também muito importantes”, ressaltou a presidente do Instituto maestrina Marina Prestes de Carvalho.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Lenha na Fogueira - 29.05.18

Os postos de combustíveis de Porto Velho normalizaram o atendimento. Apesar de alguns caminhoneiros não concordarem com o acordo firmado, entre seus representantes e o governo federal.
*******
Não tem nem pra onde correr dessa vez, pois os dirigentes sindicais dos caminhoneiros autônomos participaram da reunião com o governo federal e concordaram com a proposta. Agora vem uns quatro gatos pingados, dizer que aqueles cidadãos que estavam no palácio  não os representam.
*******
Não é por aí, acordo é acordo. Palavra é palavra. No primeiro momento todo mundo concordou com os caminhoneiros, pois seus verdadeiros representantes não participaram ou se retiraram da reunião. Agora não! Além de estarem presentes, foram atendidos em suas reivindicações. Então vamos tirar o pé do freio e colocar a carreta pra rodar. O resto é política “rasteira”.
*******
Uma coisa é reivindicar, outra é bagunçar a reivindicação. Vamos deixar a política partidária de lado e partir para as políticas pública. Vamos lutra por um Brasil de todos e para todos. O povo brasileiro agradece a classe caminhoneira pelo alerta ao governo, de que, quando o povo quer e se une, ninguém o vence. Assim deveríamos agir nas próximas eleições. Vamos dizer que queremos um Brasil bem melhor do que este que estamos vivendo. Com os políticos tirando nossos direitos e usurpando o erário púbico na maior cara de pau!.
********
Vimos o quanto eles, os governantes, menosprezaram os caminhoneiros ao não darem importância ao documento apresentado em outubro do ano passado, nos quais já constavam as reivindicações que agora foram atendidas pelo governo. Vai que algum “ASPONE” disse: “Não liga não presidente, isso daqui a pouco eles esquecem”. Pois é, não esqueceram, e quando o “calo” apertou de vez, mostraram ao governo que não estavam brincando.
*******
A falta de respeito para a categoria “Carga Pesada” sobrou para a população como toda, pois os gêneros alimentícios passaram a ficar escassos e até faltar nos supermercados e feiras. O povo não sentiu tanto a alta do preço dos combustíveis, mas, quando falta tomate, batata, arroz, feijão e até carne, o negócio pega e aí, deu no que deu e ainda vai dar muito mais quando outubro chegar.
*******
O povo eleitor jamais se esquecerá que quase nos transformamos numa Venezuela onde mesmo com dinheiro no bolso, não se encontra gêneros de primeira necessidade para comprar. Uma coisa é ficar andando a pé, por falta de combustível, outra coisa é ficar sem se alimentar por falta de respeito do governo federal para com os caminhoneiros. “Saco vazio não fica de pé”.
*******
Para criar a Petrobras Getúlio Vargas criou a Frase: “O Petróleo é Nosso”. Então, o Petróleo pode até ser nosso, mais, seu lucro financeiro é apenas de meia dúzia de corruptos e assim o povo fica sofrendo.
*******
Apesar de não ser um especialista em politica, não tem como não dizer que o governo federal não atendeu as reivindicações dos caminhoneiros, agora falta a categoria cumprir com o que foi acordado.
*******
Se se acham prejudicados, “Inês é morta”. O negócio é colocar o “rabo” entre as pernas sentar a frente do volante e voltar a correr pelas estradas, mal tratadas desse imenso Brasil.
*******
Vamos apenas dar um tempo ao governo. Serão sessenta dias, depois o negócio é só voltar a trafegar, se as estradas forem recuperadas totalmente.
*******
Graças a Deus que Porto Velho, apesar dos mal tratos, é uma cidade abençoada, basta lembrara que nosso combustível vem de balsa pelo rio e rio só é bloqueado pelos bancos de areia, mesmo assim, os “Práticos” sabem onde eles estão e desviam.
*******
Acabou ou não acabou a greve dos caminhoneiros?

Boi Bumbá Teimoso, hoje no Arraial Flor de Cacto


 A quinta noite do XXI Arraial Flor de Cacto, tem como uma das atrações o Boi Bumbá “Teimoso”, que vem do município de Candeias do Jamary.
A outra atração desta terça feira 29, no Flor de Cacto é a Junina “Nova Estação” comandada pelo Allan que com certeza, vai mostrar a coreografia que a consagrou como uma das melhores quadrilhas do Arraial Flor do Maracujá. Os grupos desta terça feira não estão concorrendo ao prêmio de R$ 10 Mil, que será oferecido ao grupo de quadrilha que ganhar o 1º lugar na XXI edição do Flor de Cacto.
O concurso contou com a ótima apresentação do grupo de quadrilha de Candeias do Jamary “Unidos do Palheiral”, que aconteceu na noite de domingo dia 27. “Até agora foi o melhor grupo”, destacou o radialista Marcelo Melo.
A noite de segunda feira 28, foi dedicada ao segmento gospel. “Isso faz parte da parceria com o poder público”, disse o Presidente Clodoaldo Negaça.
O Festival volta na noite de quarta feira 30 e vai até sábado 2 de junho, com as apresentações dos grupos de quadrilhas: A Roça é Nossa (4° feira); Mocidade Junina (5ª feira); Rádio Farol (6ª feira) e Flor da Primavera (sábado).
O encerramento do XXI Arraial Flor de Cacto vai acontecer domingo dia 3, com apresentação especial da quadrilha campeã do Flor do Maracujá de 2017 JUABP e da quadrilha Raio de Sol quem vem do município amazonense de Humaitá.
As apresentações folclóricas no Arraial Flor de Cacto começam todas as noites, as 22 horas.

O Imaginário de Porto Velho classificado no Rumos Itau Cultural 2017/18


O Itaú Cultural anunciou nesta segunda-feira, 28 de maio, em coletiva de imprensa e pelo site www.itaucultural.org.br/secoes/rumos, os projetos selecionados pelo Rumos 2017-2018, programa do instituto para o fomento à produção artística e cultural brasileira. A instituição recebeu 12.616 projetos de todo o Brasil e selecionou 109, que contemplam os 26 estados e o Distrito Federal e impactam todas as regiões.
Nesta que é a 18ª edição do edital, registra-se uma crescente inflexão nas temáticas abordadas em consonância com a atualidade, como negritude, LGBTQIA+, questões indígenas e assuntos ligados à mulher. A inclusão de ferramentas de acessibilidade, facilitando o acesso e participação de surdos e pessoas cegas ou com baixa visão se reflete nos resultados. Cinco projetos contemplados – um deles de um proponente surdo, em que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) surge como fonte primária de expressão, e os demais de ouvintes e videntes – comprovam a importância da iniciativa. Vale observar, ainda, que também se percebe o protagonismo de indígenas na concepção dos projetos propostos com esta temática.
“Observamos nesta edição, que em projetos como esses, de perfil étnico e de comunidades específicas, há uma maior participação do artista, pesquisador ou agente da obra proposta, que passa a ser, ao mesmo tempo, objeto e sujeito da ação a que se propõe”, observa Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. “Este cenário confirma o novo paradigma que a cultura brasileira precisa alcançar, indo um passo adiante do acesso à arte e à cultura, embora isso continue sendo de alta relevância”, continua. “O novo paradigma, hoje, é a participação como pressuposto para a ação cultural e as políticas públicas, na qual o sujeito e o objeto se mesclam para o pleno exercício dos diretos culturais, permitindo, assim, transformar a si e, ao se transformar, também transformar o seu o entorno”, conclui Saron.
As propostas inscritas foram examinadas por 40 avaliadores, contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país, os quais realizaram a primeira fase seletiva. Em seguida, na segunda fase, os projetos passaram por um profundo processo de avaliação e análise pela Comissão de Seleção, multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo os gestores da própria instituição.
O Imaginário
A Associação Cultural O Imaginário de Porto Velho-RO, teve o projeto “Memórias poéticas: sobreviventes do crescimento das árvores”, classificados pelo Programa Rumos Itau Cultural 2017/2018.
O projeto apresentado pelo O Imaginário, é referente ao estudo e pesquisa cênica de narrativas de mulheres que viveram e vivem em ambiente extremamente hostil, subjugadas pelo “pensamento-homem” nos seringais do Vale do Guaporé, em Rondônia. Será criado um espetáculo contemporâneo com temas como questões de justiça e poder, relação de gênero, universo feminino e uma reflexão do próprio sentido da representação cênica e da atuação das mulheres.

sábado, 26 de maio de 2018

BODAS DE OURO A festa em comemoração aos 50 anos de matrimônio de Miguel e Nazaré Silva

Sexta feira dia 25, o casal Miguel Silva e Nazaré Figueredo da Silva renovou os votos matrimoniais, durante cerimônia litúrgica, que aconteceu na igreja Nossa Senhora do Rosário em Porto Velho.
A nave da igreja ficou literalmente lotada pelos filhos, netos, amigos e convidados do casal. O radialista Beni Andrade fez a narração da cerimônia e assim a Missa aconteceu em clima solene.

O Pároco da comunidade padre Marco Antônio solicitou que o casal se posicionasse à frente do altar e iniciou o ritual de Renovação das Promessas do Matrimônio, a jovem Giovanna trouxe as alianças que foram abençoadas com  as bênçãos divinas proferidas pelo padre e como aconteceu há 50 anos, o casal se beijou sendo aplaudidos calorosamente pelo público presente.
Após a Renovação as homenagens prosseguiram e só terminaram com o jantar servido na área externa da igreja.
O cantor Silvinho Santos colocou todo mundo pra dançar ao apresentar um repertório sugerido pelos “noivos”,  cuja maioria da músicas eram clássicos do cancioneiro nordestino como Luiz Gonzaga, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Alceu Valença entre outros. Miguel e Nazaré foram os primeiros a ocupar o  espaço reservado para os dançarinos e a festa prosseguiu com muita animação, regada a um cardápio baseado na culinária paraense.
O fotografo Rosinaldo fez a cobertura do evento e nos cedeu às fotos que fazem parte dessa publicação.  

Breve história

Miguel Silva como conheceu Nazaré: Sou de Oriximiná e a Nazaré é de Chaves uma cidade da Ilha do Marajó no estado do Para e foi morar em Belém, na casa de uma família que era amiga de uma minha tia,  onde eu morava. Ela tinha 14 anos de idade olhei pra ela, ela me olhou e começamos a namorar exatamente no dia que ela completou 15 anos e o resultado dessa troca de olhares, está completando neste maravilhoso 25 de maio de 2018, 50 anos. Obrigado Senhor!

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Lenha na Fogueira - 26.05.18


E agora, acaba ou não, a tal de greve dos caminhoneiros. Aliás, apesar de todos estarem postando que se trata de greve, na minha humilde opinião é apenas Movimento. Movimento de paralisação do Sistema de Transporte no Brasil.
*********
Que diacho de negociação foi aquela que aconteceu quinta feira 24, no Planalto envolvendo representantes do governo federal e representantes dos caminhoneiros? Aliás, os caminhoneiros alegam que seus representantes verdadeiros se retiraram da reunião antes do veredicto final.
*********   
Pelo que ficou entendido, o governo atendeu as reivindicações dos proprietários de empresas de transportes rodoviários e não os caminhoneiros verdadeiros.
*********
Sendo assim, a verdadeira categoria, se rebelou e não retirou suas carretas das estradas, com isso todo mundo está sofrendo. Sofrendo com a falta de combustível, com a falta de gêneros alimentícios em especial os comercializados nas feiras como verduras, legumes e tubérculos,
********
Daqui a pouco vamos ficar com a cueca na mão, pois, não haverá água pra lavar a roupa suja, Roupa suja que deve estar sendo “lavada” pelos gabinetes dos poderosos empresários do setor de transporte e nos gabinetes dos políticos de Brasília.
*********
O Brasil, como se diz no popular, virou a “Casa da Mãe Joana”. Todo mundo manda e ninguém obedece. Agora tão falando que vão colocar as forças armadas para forçar os motoristas caminhoneiros a desbloquear as estradas.
*********
Pode ser que der certo, porém, acho que muita gente vai sofrer recebendo bala de borracha nos “cornos” e outros, verão para brisa de suas carretas danificadas por pedras. Isso pode se transformar numa guerra sem fim,
*********   
Enquanto o governo mede forças com os caminhoneiros, o povo sofre a falta de gêneros alimentícios e o que é pior, sem poder se deslocar, já que não existe combustível, para abastecer a frota de ônibus e nem tão pouco os carros particulares.
**********
Podemos lembrar o jargão: “Isso é uma tragédia anunciada”. Os técnicos do governo e da Petrobras sabiam que a política de preços praticada pela Petrobras, um dia iria provocar a revolta do povo.  Se o povo se acomoda, em breve o litro da gasolina e do diesel estará custando entre 10 e 15 Reais.
*********
Onde já se viu se aumentar o preço do combustível de acordo com o aumento do barril de petróleo, que aumenta praticamente todo dia, basta um Aiatolá da vida se sentir traído na noite anterior, que baixa a caneta aumentando o preço do petróleo e no Brasil a Petrobras que foi saqueada, querendo se recuperar dos desvios de recursos dos seus cofres, provocado pelos políticos da cúpula brasileira, aumentam o preço do combustível praticamente todo dia.
**********
Os caras surrupiam a nossa maior empresa e a gente é quem paga o prejuízo!
**********
Por outro lado, os caminheiros estão radicalizando demais. Por que não liberam pelo menos alguns caminhões com produtos perecíveis, para o Brasil não parar de vez. Por que não aceitam o acordo, que dizem que não atende a categoria, do jeito que foi assinado e negociem o restante das reivindicações nos gabinetes. O prazo é de 15 dias. Vamos dar um voto de confiança ao governo, depois, caso não seja cumprido realmente na integra, voltem com mais força e parem de vez o Brasil. Desse vez oficialmente.
********  
O que não pode é o povo ficar pagando por uma coisa que não cometeu. Bloqueiem o acesso ao Congresso, ao Palácio do Planalto enfim a todos os órgãos do governo, mais não deixem o povo sofrendo.
*********
Preste atenção, se continuar do jeito que está, faltando gêneros alimentícios e combustível, o povo pode se voltar contra vocês caminhoneiros e aí a “Carreta Vai Pro Brejo”.
*********
Ta na hora de recuar, para estudar o que fazer. A radicalização do Movimento não trás solução!

Real Forte Príncipe da Beira (RO) Sera revitalizado com apoio do MinC



 
Maior edificação militar portuguesa construída fora da Europa, o Real Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques (RO), será revitalizado com apoio do Ministério da Cultura (MinC). O ministro Sérgio Sá Leitão visitou o forte na semana passada, acompanhado do governador de Rondônia, Daniel Pereira, e colocou o Ministério à disposição para contribuir com os trabalhos de restauração, em parceria com outros órgãos e o governo estadual. Já está previsto um investimento federal inicial de R$ 785 mil. 
A primeira etapa para a revitalização é o desenvolvimento de um projeto permanente e sustentável de manutenção, preservação e uso adequado do local. Um dos passos para isso é construção de um canteiro modelo de conservação, cuja licitação está em fase de elaboração por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entidade vinculada ao MinC. 
O projeto do Iphan/MinC, no qual serão investidos R$ 785 mil, envolve obras de restauração, proteção de pisos internos das edificações, escoramentos complementares e a construção de um canteiro modelo de conservação, que contará com edifícios inspirados na arquitetura ribeirinha local e terá como função ser um receptivo de turistas e interessados nas visitações ao local. 
Localizado a cerca de 760 quilômetros de Porto Velho, às margens do Rio Guaporé, o Forte Príncipe da Beira tem grande importância para o patrimônio histórico e cultural brasileiro. "Pode ser um polo importante de atração de turismo e de geração de renda e emprego para a comunidade da região", observou o ministro. 
Da mesma forma que os demais fortes brasileiros, o Príncipe da Beira foi construído com objetivo de demarcar e defender as fronteiras, ainda no período colonial, definindo as terras que cada um dos antigos impérios, espanhol e português, controlavam dentro da América do Sul do século XVI até o início do século XIX. 
De propriedade do Exército Brasileiro, o Forte foi inaugurado oficialmente em 1783 e, conta com mais de 25,3 mil metros quadrados. Foi tombado como patrimônio cultural pelo Iphan e também pelo governo de Rondônia. Além disso, integra a lista das fortificações brasileiras candidatas a Patrimônio Mundial na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).   
Com o passar dos anos e a falta de manutenção frequente, houve desagregação do solo e consequente desestabilização das muralhas, cobertas por vegetação e tomadas por roedores. O revestimento das muralhas também passou por processo de deterioração e ações de vandalismo. Desde a década de 1980, diferentes órgãos tentam uma solução para o uso e preservação do local. Só agora, esse projeto vai sair do papel. O valor estimado de toda a obra de recuperação do forte é de R$ 10 milhões.  
Assessoria de Comunicação - Ministério da Cultura

Juninho Thybau atração Atração do 2º SambArte


No próximo dia 1º de junho, o compositor e cantor Beto Cezar, promove no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural o 2º SambaArte movimento cultural que reúne em um só espaço, a arte de cantar e tocar samba e a arte de produzir quadros dos mais diversos estilos de arte plástica.
No naipe do samba, Beto Cezar vai apresentar o show do cantor e compositor carioca Juninho Thybau um dos integrantes do Projeto “Quintal do Pagodinho” e o prata da casa “Grupo Guaporé”. Nas artes plásticas, a artista convidada é a Gleyciane Prata que estará produzindo telas ao vivo.
Além dos artistas citados Beto Cezar informa, que o compositor e cantor Waldison Pinheiro e outros sambistas locais, participarão cantando suas obras.
O projeto SambArte começou com o show do cantor Alex Ribeiro filho de Roberto Ribeiro que apresentou as composições que fazem parte do seu primeiro CD “Chegou quem faltava”.
Juninho Thybau esteve se apresentando em Porto Velho na festa patrocinada pela prefeitura municipal alusiva ao Dia do Samba. em dezembro do ano passado. Thybau é integrante do Quintal do Pagodinho além de ser sobrinho do cantor Zeca Pagodinho. Para acompanhar Juninho Thybau Beto Cezar contratou um dos melhores grupos de samba de Porto Velho o “Doce Melodia”.
O Por ser num local aberto, Beto Cezar não cobrará ingresso, porém, solicita a quem quiser colaborar, dividindo parte das despesas, que está aberto a parcerias, os interessados devem entrar em contato pelo telefone 9 9223-4450.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Lenha na Fogueira - 25.05.18

O Casal Miguel Silva e Nazaré Figueiredo da Silva comemora na data de hoje, 50 anos de matrimônio. BODAS DE OURO!
*******
Já pensou! Poucos são os casais que conseguem chegar a tão encantadora comemoração. 50 anos de casados e a professora Nazaré com o Miguel Silva confirmam no dia de hoje 25 de maio, na igreja de Nossa Senhora do Rosário os votos feitos ha meio século.
*******
Na realidade, essa festa vem sendo esperada ha alguns anos, principalmente pela professora Nazaré Silva. “Graças a Deus que o dia chegou”. Os familiares do casal estão chegando de tudo quanto é canto do Brasil e até dos Estados Unidos vem gente.
*******
Com certeza, a igreja do Rosário ficará pequena para acomodar tanta gente. As felicitações começaram a chegar ha quase um mês. Falo isso porque trabalho ao lado da professora e vejo as mensagens que chegam durante o dia todo.
*******
O casal é muito considerado. Pela parte do Miguel porque ele desde quando aqui chegou, milita como apoiador dos desportos e ainda por cima, mantém um programa de rádio voltado para o seguimento, ha muitos anos.
*******
A professora Nazaré basta lembrar, que foi ela quem criou o Arraial Flor do Maracujá, além disso, é baluarte do segmento Biblioteca. Ela anda esse estado todo, “brigando” com os prefeitos e secretários de educação, para criarem biblioteca em seus municípios e cidades. Se não bastasse isso, ela é incentivadora da preservação do nosso Centro de Documentação do qual por muitos anos, foi responsável.
*******
Para completar, ela lutou e conseguiu, montar o Museu de Gente. Usando seus equipamentos, ela já entrevistou aproximadamente Mil pessoas por esse estado todo. Parte dessas entrevistas podem ser assistidas pelo Youtube, basa procurar “Museu de Gente”.
*******
Poucas são as pessoas que, não ouviram falar em Miguel Silva e Professora Nazaré. É como diz o paraense: “São mais conhecidos que farinha”.
*******
Tivemos o privilégio de ser convidado para tão maravilhosa festa. As Bodas de Ouro de Miguel Silva e Nazaré Figueiredo da Silva.
********
Que o manto de Nossa Senhora de Nazaré cubra de mais 50 anos de felicidade e de união exemplar, o casal amigo. Que Deus os abençoe. Parabéns Miguel e Professora Nazaré!
********
Depois da festa das Bodas de Ouro de Miguel e Nazaré vou apreciar a abertura da XXI Arraial Flor de Cacto. Hoje moro bem em frente ao campo 1º de Maio aonde durante dez dias, vai funcionar o segundo maior arraial junino de Porto Velho, o Flor de Cacto. Com certeza durante esses dez dias, vai ser difícil dormir cedo. Até porque, as apresentações folclóricas estão marcadas para começar todos os dias, após as 22 horas.
*******
Será que o movimento de paralisação dos caminhoneiros vai atrapalhar o Arraial Flor de Cacto. Com certeza vai, pois, a maioria dos que prestigiam o evento folclórico da Zona Sul, residem em outras regiões e dependem de ônibus e outros meios de transportes para chegar ao local.
*******
Vale lembrar, que os caminhoneiros não estão em greve, apenas pararam de trafegar, parando suas carretas em alguma pista de qualquer estrada. Isto causa o desabastecimento de tudo quando é produto alimentícios e principalmente o mercado de combustível.
*******


Por ojeriza do destino, o Movimento que queria apenas chamar a atenção do governo brasileiro, para o fato dos combustíveis Gasolina e Álcool, estarem com preços exorbitantes, terminou por deixar de vez, a população sem ter combustível para ir trabalhar, já que os “tanqueiros” também aderiram ao movimento.
*******
É a força de apenas uma categoria que está fazendo o Brasil refletir, sobre a falta de respeito para com seus cidadãos.
*******

A ganância do governo, é a responsável por tudo isso e mais alguma coisa!