terça-feira, 4 de abril de 2017

LENHA NA FOGUEIRA 05.04.17

O destino do carnaval das escolas de samba de Porto Velho, será resolvido hoje pela manhã, durante reunião que vai acontecer na Funcultural, entre os dirigentes das escolas de samba, Fesec e Funcultural.
********
Ontem durante todo o dia, tentamos contato com alguém da Funcultural para tentar tirar de algum deles, a informação se vai ou não acontecer os desfiles das escolas de samba no dia 30 de abril.
********
Não logramos êxito. Acho até que o Zekatraca está na lista dos renegados pela Funcultural. Aliás, parece que não existe assessoria de comunicação na Funcultural. Tudo é concentrado no Assessoria de Comunicação da Prefeitura dirigido pelo meu particular amigo Walbran Júnior. Só que a equipe só divulgada sobre o movimento cultural quando o assunto é Madeira Mamoré
********
Ha algumas semanas, a Funcultural vem reunindo as Setoriais de todos os segmentos culturais, para tratar de politicas públicas para a cultura do nosso município e até hoje, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura não distribuiu uma notinha sequer sobre o assunto.
********
Por falar nisso, hoje tem reunião das Setoriais na Biblioteca Francisco Meirelles a partir das 19 horas. Judilson Dias mudou a reunião para a noite, para que todos possam participar. Pois é, o Movimento nas Setorias está a todo vapor.
********
A mesma coisa está acontecendo com os desfiles das escolas de samba. Até hoje, ninguém sabe, se a data de 30 de abril está realmente confirmada. Era para a Assessoria de Comunicação Municipal manter um repórter ou assessor de imprensa na porta do gabinete do Ocampo informando a imprensa especializada, sobre o assunto desfile das escolas de samba de Porto Velho.
********
Não tem nada. Nem mesmo o cara que foi nomeado coordenador do carnaval, cuja missão parece, era só junto aos blocos de trio elétrico, onde a maior proeza foi ganhar camiseta para distribuir entre os apaniguados. O cidadão não sabe explicar nada sobre os desfiles das escolas de samba.
********
Como Coordenador da Comissão de Carnaval era ele quem deveria estar a frente de tudo quanto diz respeito aos desfiles, mais não, a resposta dele é não sei, vou ver, e assim passa todo fim do mês no caixa para receber sua gratificação. Assim é fácil mermão.
********
Como escrevi acima, acho que o Zekatraca é carta fora do baralho para esse povo. Na realidade, o presidente Antônio Ocampo quando acionado, atende e nos coloca a par de tudo o que está acontecendo, ontem não foi possível. Porém, sua equipe não sabe ou não quer informar sobre os atos de uma entidade que é pública e assim sendo, deve informação a qualquer morador do município.
********
Por falar em discriminação contra o Zekatraca. Outro dia numa reunião de um grupo do qual faço parte e sou convidado a dar opinião constantemente, um CARA usou da palavra e disse que não citaria os detalhes do assunto porque “O ZEKATRACA TÁ AQUI”. ´é ou não é palhaçada?
********
Fui pra cima e disse poucas e boas, afinal de contas, quando querem fazer alguma reivindicação, ou reclamação às autoridades, recorrem a colunado Zekatraca. Nessas horas somos o “Rei da Cocada Preta”. Não sabia o dito cidadão, que o nome da pessoa que ele omitiu, era e é do nosso conhecimento. Jamais utilizaremos informações tratadas em reunião da qual fazemos parte como membro do grupo. Os comentários ou notícias aqui publicadas são obtidas de fontes fidedignas. Que existe em tudo quanto é canto dos palácios e repartições públicas.
********

Vamos para a reunião de hoje tentar convencer uma autoridade jurídica de que a entidade selecionada para coordenar os desfiles das escolas de samba, é ilibada e merece toda confiança.

Grão Cia. de Dança abre inscrição para oficina em PVH



Contemplada pelo Ministério da Cultura (MinC) com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna para circular na região Norte, a Grão Cia. de Dança, de Florianópolis, fará a sua primeira turnê fora de Santa Catarina em abril. O grupo apresentará o espetáculo “Moebius” nos dias 9 e 10, no Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia, em Porto Velho; 12 e 13, no Teatro Dominguinhos, em Ji-Paraná (RO).
Para compartilhar as experiências do processo de criação de “Moebius”, será ministrada a oficina “Dança de Escolhas e Percursos”. Durante duas horas a companhia abordará exercícios e ferramentas artísticas utilizadas em sua rotina de pesquisa. Com vagas limitadas, a inscrição é gratuita e aberta a artistas e ao público em geral. Para participar  em Porto Velho é só enviar e-mail para rayquintino@hotmail.com.
Grão Cia. de Dança
Atuando em Florianópolis desde 2012 em parceria com a Cenarium Escola de Dança, a Grão promove encontros de intercâmbio, formação e investigação acerca da dança e sua relação com o indivíduo: consigo, com o outro e com o mundo.
Seus integrantes observam a dança de salão como possível veículo de aproximação e diálogo com outras artes, por seu potencial ambiente de escuta em um momento em que a conexão interpessoal se observa emergente.
A companhia dissemina o interesse pela pesquisa em dança contemporânea entre os profissionais da dança de salão, incentivando a expansão dessa forma de dança ao despertar novas reflexões e compreensões da corporeidade atual e observar os atravessamentos que podem torná-la significante.



Programação



Porto Velho 09 a 10/04/2017
Espetáculo “Moebius” com a Grão Cia. de Dança
Data: 09/04 (domingo) às 20h e 10/04 (segunda-feira) às 16h30
Duração: 64 minutos
Classificação: livre
Entrada gratuita com retirada de ingressos uma hora antes da sessão.
Local: Teatro Estadual Palácio das Artes
Endereço: Presidente Dutra, 4183 - Olaria



Conversa “A Dança de Salão como Matriz para Pesquisa em Dança”
Data: 09/04 e 10/04 após a apresentação
Duração: 30 minutos
Local: Teatro Estadual Palácio das Artes
Endereço: Presidente Dutra, 4183 - Olaria



Exposição fotográfica
Data: 09/04 (durante a noite de espetáculo)
Local: Teatro Estadual Palácio das Artes - Hall
Endereço: Presidente Dutra, 4183 - Olaria



Oficina “Dança de Escolhas e Percursos”
Duração: 120 minutos
Data: 09/04 (domingo) às 10h
Número de vagas: 50
Local: Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia
Endereço: Presidente Dutra, 4183 - Olaria



Data: 10/04 (segunda-feira) às 20h
Número de vagas: 30
Local: Ray Quintino Dança de Salão
Endereço: Elias Gorayeb, n° 1.695 - São Cristóvão)
Inscrições gratuitas: (69) 9274-9758 ou rayquintino@hotmail.com


Espetáculo Teatral Sensibiliza Alunos de Nova Mutum

Alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré e do Colégio Einstein de Nova Mutum Paraná participaram de uma programação especial que marcou o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. A ação foi promovida pelo Observatório Ambiental Jirau com o apoio da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau. Além de palestras, os estudantes assistiram à peça teatral Cristalino, encenada pelo Grupo Raízes do Porto, de Porto Velho.  
O peixe Cristalino é a personagem principal do espetáculo que conta com os seus amigos para proteger os recursos hídricos e o meio ambiente. De forma lúdica e divertida, os alunos foram conscientizados sobre a importância da água para os seres vivos. “É muito interessante trabalhar esse tema com as crianças utilizando personagens que estão na natureza, pois as chances de assimilação e aprendizado são muito maiores”, afirmou Suely Rodrigues, diretora e atriz do teatro.
Isabele Duarte, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Nossa Senhora de Nazaré, assistiu e aplaudiu a apresentação e ainda fez questão de dançar várias músicas. “Eu me diverti bastante e aprendi também que devemos economizar água para que ela não falte na nossa casa. Ah! E nada de jogar lixo nos rios para não prejudicar os animais”, contou.

Segundo a Coordenadora de Campo do Observatório Ambiental Jirau, Sirley Camacho, a ideia de incluir atividades lúdicas na programação surgiu para fixar melhor o pensamento de preservação no processo de aprendizagem das crianças. “Dessa forma planejamos e realizamos programações diferenciadas com o intuito de atrair e envolver toda a comunidade”, afirmou.

Clariana Belém, Analista de Socioeconomia da ESBR, destacou que a Empresa faz questão de apoiar as atividades do Observatório, uma organização criada e fomentada através do Programa de Educação Ambiental da UHE Jirau. “Nosso objetivo é disseminar e estabelecer ações para marcar datas comemorativas como o dia mundial da água, a semana do meio ambiente, o dia da árvore, dentre outras, para toda a comunidade da área de influência da Usina Jirau, de modo que as práticas de conservação e preservação do meio ambiente comecem dentro de casa”, enfatizou.

Um comentário:

RIO-SP2013 disse...

Acabaram as noticias do carnaval ?