quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Lenha na Fogueira - 10.02.17

Pela primeira vez, após ser inaugurado oficialmente, o Calçadão Manelão recebe o Projeto Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba.
********
Em conseqüência disso, o Poeta da Cidade selecionou para a noite de hoje um repertório especial, com sambas que o General da Banda gostava de ouvir. Assim, os cantores do Projeto, William Coimbra, Barney Silva assim como o próprio Ernesto Melo cantarão sambas que se consagraram nas vozes de Clara Nunes, AGP, João Nogueira, Paulinho da Viola, Candeia, Cartola, Wilson Batista, Noel Rosa, Geraldo Pereira, Adoniram Barbosa, Nelson Cavaquinho e tantos outros expoentes do ritmo genuinamente brasileiro.
********
A Fina Flor do Samba começa às 20 horas e a entrada é franca. “Apenas passamos a caixinha para tentar arrecadarmos o cachê dos músicos”, comenta Ernesto Melo.
*******
Amanhã 11, o Calçadão Manelão vai “ferver”, com a realização do Baile Municipal durante o ensaio do Galo da Meia Noite. Se nos outros sábados, o ambiente já vinha concentrando dezenas de foliões imaginem hoje, com a presença do Rei Momo e Sua Corte recebendo a Chave da Cidade das Mãos do prefeito Hildon Chaves.
********
Com certeza o Calçadão Manelão vai ficar pequeno. A realização do Baile Municipal no Calçadão Manelão é mais uma assertiva da equipe da Funcultural comandada pelo Ocampo. Caso o baile fosse realizado na Talismã 21, como estava previsto, com certeza levaria uns quatro gatos pingados, pois daria a impressão que seria um vento destinado à elite e não ao povão.
********
Trazendo para o Calçadão, o Baile Municipal será prestigiado pelos verdadeiros foliões de Porto Velho, ou seja, o povão, aquele que prestigia todos os sábados os ensaios do Galo da Meia Noite, aquele que brinca carnaval na Banda do Vai Quem Quer.
********
Na realidade o Baile Municipal tradicional, é realmente para um público seleto, para os convidados do prefeito da cidade. Isso acontecia antigamente, quando o Baile Municipal era realizado no Clube dos Oficiais e quem coordenava era o saudoso colunista social Sérgio Valente. Só entrava de traje passeio completo ou fantasiado.
********
Era uma verdadeira guerra de Ego a disputa pelos convites. Tinha gente da alta sociedade que oferecia jantar a equipe do Sérgio Valente, só para fazer jus a um convite para o Baile Municipal. Era realmente um evento para a elite.
*******
Roberto Sobrinho quando assumiu a prefeitura, transformou o evento em popular e passou a realizá-lo no Clube Cabanas com entrada franqueada para o publico em geral. O primeiro Baile nesse estilo foi muito criticado pela Elite que se viu misturada com o povão e não gostou. Azar!
*******
Roberto e sua equipe fizeram ouvido de mercador e o Baile Municipal continuou sendo aberto ao público em geral.
*******
Com o prefeito Mauro apenas um Baile Municipal foi realizado, apesar de ter sido aberto ao público, poucas pessoas compareceram a Talismã 21. É que na Talismã só se chega de táxis e o povão não tem dinheiro para isso.
*******
Quase que a equipe do Dr. Hildon comete o mesmo erro, ou seja, realizar o Baile Municipal na Talismã 21. Ainda bem que alguém soprou no ouvido do Ocampo e ele transferiu o evento para o Calçadão Manelão.
********
Amanhã às 19 horas, a escola de samba Asfaltão abre a programação do Baile Municipal com o show da sua bateria Pura Raça, passistas e rainha da bateria, depois o prefeito entrega a chave da cidade ao Rei Momo e a Banda Carijó ataca de marchinhas, frevos e sambas enredos.
*******

É isso mesmo, o carnaval oficial de Porto Velho começa na noite deste sábado dia 11 de fevereiro, no Calçadão Manelão com a Banda Carijó tocando até as 3 horas da madrugada de domingo. Vamos nessa meu amor!

Nenhum comentário: