segunda-feira, 27 de junho de 2016

Resultado do festival de Parintins avermelhou a Amazônia

Festa do Garantido na Baixa de São José 

O boi-bumbá Garantido venceu o 51º Festival Folclórico de Parintins. A disputa foi realizada na sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26). Pela primeira vez, o número de itens avaliados teve redução. O boi da baixa do São José, como é conhecido o bumbá, venceu com a diferença de 3 décimos.
A agremiação campeã apresentou o tema “Celebração”. O Garantido ressaltou a religiosidade e festejou a vida. O vermelho e branco fez um passeio pela tradição e fé, resgatou as origens do boi do coração e celebrou a herança indígena.
O caprichoso apresentou o tema “Viva Parintins”, que exaltou a cultura e as belezas da ilha Tupinambarana O azul e branco levou à arena uma homenagem à floresta e a ilha de Parintins, localizada a 369 km de Manaus.
Cada item foi julgado por dois jurados. A menor nota por noite foi descartada.
Na primeira noite, dia 24, o Caprichoso venceu com 209,4 pontos e o Garantido alcançou 209,2 pontos. Na segunda noite, dia 25, quem levou a melhor foi o Garantido, que venceu com 209,6 pontos, e o Caprichoso recebeu 209,1 pontos. Na terceira noite deu empate: tanto Caprichoso quanto Garantido levaram 70 pontos.
O Caprichoso acumulou 488,5 pontos. O Garantido conseguiu 488,8.
Itens

A última noite de disputa teve redução no número de pontos julgados, mas os bumbás levaram todos os itens para a arena. Foram avaliados os quesitos: apresentador – item 1; levantador de toadas – item 2; batucada ou marujada – item 3; amo do boi – item 6; boi-bumbá evolução – item 10; toada, letra e música – item 11; e galera – item 19.

Segundo os bumbás, a mudança ocorreu por influência da crise econômica. Após o governo do estado anunciar o corte de verbas destinadas ao festival.

Nenhum comentário: