sexta-feira, 10 de abril de 2015

Governador inaugura escola de música em Ji Paraná

Com custo inferior a R$ 500 mil o governador, Confúcio Moura acompanhado da secretária de Educação, Fátima Gavioli; Márcio Felix, secretário adjunto da secretaria de Assistência Social (SEAS); Marcito Pinto, vice-prefeito de Ji-Paraná e do deputado estadual, Airton Gurgacz (PDT) inaugurou na tarde de quinta-feira (9) a Escola de Música construída dentro da área da escola estadual, José Francisco do bairro, Casa Preta, 1º distrito no município de Ji Paraná. O governador e comitiva foram recebidos pela coordenadora geral da Associação Amigos da Orquestra responsável pelo projeto Orquestra em Ação Solange Gurgacz.
Após o desatamento da fita no portão principal do prédio, as autoridades conheceram as instalações, compostas de oito salas, dotadas de climatização e equipamentos.
Solange Gurgacz, emocionada se disse agradecida pelo momento especial e pediu ao governador que continue investido nas entidades assistenciais por serem elas o ponto principal da retirada de crianças e adolescentes do mundo da criminalidade. “O nosso projeto não é somente música, ele também é educacional e temos excelentes exemplos dentro da nossa entidade. A nossa entidade também já foi destaque do programa Criança Esperança coordenado pela a Unicef e Rede Globo como o melhor projeto de 2014”, declarou. Ela agradeceu o governador pela parceria e lembrou o ex-deputado estadual, Euclides Maciel pelo importante apoio durante todo o seu mandato ao projeto. Outros grandes parceiros, também não foram esquecidos pela coordenadora.
A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli elogiou, Solange Gurgacz pela sua luta e determinação para erguer a entidade, sempre procurando apoio de todos os lados. “Estamos ao lado de uma grande companheira que mesmo com enormes desafios, vem conseguindo manter o projeto Orquestra em Ação que deve ser exemplo em todo o Estado”, afirmou. Ela encerrou parabenizando o deputado estadual, Airton Gurgacz, ex-vice-governador e ex-diretor geral do Detran RO pelo sua dedicação na área social de Rondônia.

Airton Gurgacz
Solange Gurgacz, governador Confúcio e Airton Guegacz

 O deputado, Airton Gurgacz também lembrou o apoio e o empenho do governador, Confúcio Moura (PMDB) com a entidade. Para ele, a chegada do novo prédio proporcionará melhoria, qualidade e comodidade aos colaboradores, professores e especialmente aos alunos. “Quero imensamente agradecer o apoio do governador durante os quatros anos que fui seu vice. Aprendi muito e tenho certeza que irei poder contribuir nesse seu segundo mandato. Esta conquista é de toda a comunidade jiparanaense”, concluiu.

Coral da Paz

A solenidade foi encerrada pelo governador, Confúcio Moura e convidados ouvindo duas apresentações musicais das crianças que compõem o Coral da Paz coordenadas pela professora de piano, Viviane Bittencourt. Para ela, o novo espaço significará uma nova era para todos os integrantes da entidade.

O governador, Confúcio Moura lembrou o trabalho social de Solange Gurgacz que há muitos anos lutava para ter um novo ambiente, um novo espaço, e na época o projeto custava muito caro. Queríamos e precisávamos ajudá-la e acabamos conseguindo, adequando o projeto para este espaço da escola, José Francisco no sentido que as atividades da Associação Amigos da Orquestra, através do projeto Orquestra em Ação ganhasse uma área digna de conforto, comodidade para seus coordenadores, professores e alunos. “O trabalho do projeto Orquestra em Ação é um exemplo e referência para todo o Estado. Todos estão de parabéns!” concluiu o governador.
Para o maestro, Wendeon Franca que trabalha há oito anos na entidade, a obra entregue reflete perfeitamente a carência que a entidade tinha. Segundo ele, o projeto conta atualmente com 444 matrículas, entre crianças e adolescentes moradores de vários bairros de Ji-Paraná e estudantes da rede municipal e estadual de ensino. "Esta obra representa, para todos nós, melhoria na execução do nosso plano de ensino musical que deve ser exemplo para todos os municípios rondonienses. Significa que é possível sim uma ONG ou associação trabalhar dentro da área de um órgão público", declarou. 
Após os discursos, Confúcio e convidados conheceram todas as salas onde, em cada uma delas, um grupo de alunos mostrava uma apresentação musical diferente. Vereadores, secretários e presidentes de outras entidades e de outros municípios, também prestigiaram o evento.

Nenhum comentário: