Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo realizou duas
reuniões no Gabinete da Prefeitura, com a participação de representantes das
Diretorias dos Bumbás Flor do Campo e Malhadinho, para discutirem a realização
do XIX Festival Folclórico, sendo uma na sexta-feira, 21, e outra nesta última
segunda-feira, 24, por volta das 14 horas.
A discussão da reunião de sexta-feira, entre os
representes das agremiações e a equipe técnica da SEMCET, transcorreu em clima
amistoso, onde todos os presentes - grêmios culturais e municipalidade -
assumiam o compromisso de realizar o festival, assim como, afinaram discurso
para participarem de reunião convocada pelo Ministério Público, também realizada
no final da manhã de segunda-feira, 24.
O encerramento da reunião do MP foi marcado por um
impasse que posicionou em lados opostos Flor do Campo e Malhadinho, quando se
colocou na pauta de discussão a possibilidade de adiamento da realização do
Festival, para primeira semana de setembro, em razão da falta de recursos
financeiros e do tempo exíguo para confecção das alegorias, fantasias, cenários
e adereços.
O que tem dificultado o início dos trabalhos nas duas
agremiações de Bumbás e que, até a presente data, o Governo do Estado não
sinalizou se irá fazer algum repasse e quais são os valores a serem
disponibilizados para compra do material necessário para montagem do espetáculo
artístico em si.
Nem o Flor do Campo e nem Malhadinho dispõe de recursos
públicos para aquisição de ferragem, tecidos, penas, plumas, cola, pedrarias,
sementes, dentre outros materiais necessários para por na arena do Bumbódromo o
espetáculo de cada boi.
A discussão iniciada no MP continuou no período da tarde,
no Gabinete da Prefeitura. A Diretoria do Flor do Campo é favorável a
manutenção dos dias 9, 10 e 11 de agosto. “Historicamente, o Festival sempre
aconteceu na segunda semana do mês de agosto”, afirmou irredutível, a Diretoria
do Boi do Tamandaré, defendendo a tradição da data.
A Nação Azul e Branca alega que não há tempo para
realização de um trabalho bem elaborado, com qualidade, em respeito ao dinheiro
do contribuinte e ao público que gosta de um bom e criativo espetáculo. A
equipe do Malhadinho condicionou a participação do bumbá da comunidade de Santo
Antônio, somente se for possível adiar o evento para o mês de setembro.
Diante do posicionamento da Diretoria do Boi-Bumbá Flor
do Campo, representada pelas Senhoras Ivete Manussakis e Estelina Cunegunes, e
pelo Assessor Jurídico da Agremiação, Dr. Erick Allan, os representantes do
Boi-Bumbá Malhadinho se retiraram da mesa de negociação, afirmando que estão
fora do XIX Festival Folclórico de Guajará-Mirim.
O Diretor da Empresa VW Iluminação, Senhor Vando Silva
Barros, responsável pela capitação de recursos financeiros para realização do
Festival, concordando com a Diretoria do Malhadinho, também se retirou do
recinto, comunicando que está fora do Duelo da Fronteira 2013.
No entendimento da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim,
a inviabilidade do Festival, ou realização parcial, não é bom negócio para
cidade, para brincantes, para o comércio, para o turista e, menos ainda, para
identidade cultural da região.
A SEMCET defende que a ampliação da discussão, buscando
se ouvir representantes das redes hoteleiras, de restaurantes, bares e
lanchonetes, os brincantes, artistas, artesão e a população, é uma medida
sensata e viável, para de uma forma equilibrada, racional e coletiva, se
decidir sobre o Festival Folclórico da Pérola do Mamoré.
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