quarta-feira, 9 de maio de 2012
LENHA NA FOGUEIRA 10.05.12
Lenha na Fogueira
A segunda parcela do convênio do governo com os Pontos de Cultura de Rondônia começou a ser depositada ontem.
********
O primeiro Ponto de Cultura a deslumbrar com o depósito foi o Arte e Vida Rio Madeira dirigido pela artista plástica Rita Queiroz.
********
A partir de agora, segundo o coordenador Dinho Reis, os repasse ocorrerão normalmente, desde que a entidade esteja em dia com a prestação de contas e a documentação.
********
Se não tiver com a documentação e a prestação em dia, não tem como repassar o subsidio, diz o parente.
********
Esse negócio de prestação de conta de convênio, ainda vai dar em “XADREZ”.
*******
Enquanto isso, no Ponto de Cultura Maloca Digital na tribo Paeter Suruí o pessoal da Google se surpreendeu com o conhecimento que os índios têm sobre informática;
********
Começaram a oficina do mapeamento dando aula sobre o básico e os jovens índios começaram a cobrar programas mais avançados. Pois é, índio em Rondônia é super informatizado.
********
Por falar em Tribo:
********
Tem mudança de personagem no boi bumbá Diamante Negro.
*********
De acordo com a Leda Guedes. A Mirla será a Cunhã Poranga do bumbá no Flor do Maracujá deste ano.
*********
Mirla substitui a própria Leda que passa a atuar apenas como uma das artesãs do grupo dirigido pelo folclorista Aluizio Guedes.
*********
Como Rainha da Batucada quem vai se apresentar é a dançarina Adriana que deixa o Corre Campo pelo Diamante Negro.
*********
Leda também informou a este colunista, que o grupo de dança Iaporanga não faz mais parte do Boi Bumbá Diamante Negro.
*********
As mudanças no vice campeão do ano passado, foram em virtude da saída das irmãs Aga e Alba e da Patricia. Aga era Rainha do Folclore no Diamante e agora assumiu como Cunhã Poranga do Az de Ouro e a Alba e a Patrícia, foram Porta Estandarte no Diamante e agora a Alba é a Rainha do Folclore e a Patrícia Rainha da Batucada do Az de Ouro.
*********
Por falar em Aluizio Guedes, no próximo domingo, seu programa de rádio que vai ao ar a partir das 9h00 pela rádio Rio Madeira, vai ser todo dedicado às mães.
*********
Enquanto isso, no bumbá Corre Campo alguns ajustes serão realizados entre os personagens e tribos. Tão dizendo que a Carol não vai se apresentar este ano como Sinhazinha da Fazenda.
********
E que a direção do bumbá da Baixa da União está providenciando grandes surpresas para o Flor do Maracujá.
********
Enquanto isso, ninguém tem noticia se as mudanças no Regulamento do Flor do Maracujá feitas no Seminário promovido pela Federon no mês passado, foram acatadas pela Coordenação da Secel.
********
É preciso que a direção da Federon informe o mais urgente possível, se a Secel acatou ou não as mudanças sugeridas.
********
Já em Guajará Mirim o levantador de toada do Malhadinho Tany Melhem não gostou das críticas que o Ariel postou em seu Blog sobre a toada que chama o Flor do Campo de “Coricó”.
********
O cantor do boi azul ficou tão chateado que ameaçou não se apresentar no Duelo da Fronteira.
********
Que é isso Tany, não ta vendo que é isso que o pessoal do boi vermelho ta querendo! Não cai na do Ariel não!
********
Já que entramos no assunto, parece que a turma do Peta e do Cleiton se conformou com a decisão judicial que os obrigou a devolver a direção do Malhadinho para o Léo e sua turma.
********
Pois, não temos noticias de que eles recorreram ou não. E aí Peta, ta tudo na paz?
********
Será que o Beto do Cavaco vai continuar como Amo do Malhadinho?
*********
E no Flor do Campo o Pajé vai ser mesmo o Régis?
********
Por que será que a Dayna não quer assumir como artesão do Flor do Campo?
*********
São perguntas que aguardam resposta urgente!
********
Como em Porto Velho quando não tem Boi Bumbá o samba come no centro. E quando falamos em samba a escola Asfaltão surge de imediato. Olha aí!
*********
Conforme anunciamos e com o sucesso do primeiro dia do Projeto: SAMBA NA TENDA COM “SÓ BAMBA”, a festa continua.
*********
Trata-se de um Projeto de resgate do Samba Raíz e do Samba de Roda. O repertório trabalhado por esta iniciativa na Tenda do Tigre, além de encantar e envolver aquelas pessoas que têm sentimento, garante a continuidade do trabalho iniciado por grandes nomes como Bainha, Silvio Santos, Torrado e Ernesto Melo.
*********
Não podemos deixar de reconhecer a contribuição destas pessoas dentre tantos outros que ainda estão entre nós e dos que partiram, pra fazer samba em outra esfera, mas que estão sempre presentes nos momentos do ápice, do toque do cavaco, bandolim, tam - tam, pandeiro, repique, reco-reco, cuíca, agogô e do surdo de marcação.
********
Para a Família Asfaltão, o conjunto destes instrumentos junto à vontade de manter acesa esta história em Porto Velho faz com que o legado dos precursores do samba em nossa cidade se mantenha viva, e o que é melhor, com muita qualidade.
*********
Nesta sexta-feira (11/05), a partir das 19H00, é só visitar a Tenda do Tigre, espaço da Amarelo, Preto e Branco, na rua Jacy Paraná entre Brasília e Getúlio Vargas para conferir a garra desta comunidade. Silvia – 9982-9381 - Diretora de Comunicação do GRESA.
*********
Reserva uma mesa que marcarei presença Silvia!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário