quinta-feira, 31 de maio de 2012

LENHA NA FOGUEIRA 1º .06.12


Lenha na Fogueira


Hoje a festa é no Mercado Cultural com a Fina Flor do Samba do Ernesto Melo e o especial com o Sergio Ramos e seu Talento no Cavaquinho.


**********

O Tatá juntamente com a professor Berenice programaram o encerramento do Fórum de Gestores de Cultura das Capitais da Região Norte, justamente para o Mercado Cultural. Onde se quiserem, vão degustar um saboroso Pirarucu de Casaca preparado pela Almira

*********

Aliás, o teatro Banzeiros deve  registrar no dia de hoje seu maior público, pois os prefeitos e secretários de cultura de todos os municípios de Rondônia ou seus representantes legais, estarão participando da Adesão ao Sistema Nacional de Cultura no encerramento do Fórum.

*********


Pelo menos na manhã de ontem, quem mais se destacou, por levantar as maiores polêmicas dentro do Fórum foi o Presidente da Fundação Cultural de Macapá (AP) João Porfírio o popular Popó.


*********
O cara é bom de questionamento e sabe o que fala. Quero ver se hoje, suas ponderações sobre o Edital da Vale serão acatadas pelo Henilton Meneses da Sefic do MinC.


**********

Nesta página publicamos entrevista com o Popó.


*********


O professor doutor Patrice Bougon, da Université Paris III (França), é o conferencista de hoje na VIII Jornada Literária promovida pelo SESC, no Teatro 1, às 20 horas, com o tema “Literatura e Cinema”.


*********
A participação do professor é o resultado da parceria do SESC com o Programa de Mestrado em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

*********

O professor Bougon é doutor em Literatura Francesa e já desenvolveu atividades acadêmicas em parceria com a Universidade de Iwate, no Japão.


**********


Desde o ano 2000 é membro do grupo de pesquisa Centro de Estudos sobre o Romance dos Anos Cinquenta ao Contemporâneo, na Université Paris III.


**********

Amanhã, ainda como parte do evento, haverá uma oficina sobre Cinema e literatura contemporânea com o professor Bougon e a professora da UNIR, Milena Guidio, no Audicine SESC, a partir das 8 horas.


***********

A VIII Jornada Literária acontece até domingo, 3 de junho. A programação do evento pode ser acessada no endereço www.sescro.blogspot.com.br.

**********

O Ministério da Cultura convida todos para contribuírem com os diálogos virtuais sobre a Cultura na Rio +20.

*********
A Rio +20 é a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro.

**********
O Ministério da Cultura terá uma presença marcante neste evento, com uma programação que acontecerá no Galpão da Cidadania, na região das docas (onde fica), onde serão realizados 4 seminários:

**********
- Desconferência Cultura e Sustentabilidade Rio+20, a ser promovida pela Secretária de Políticas Culturais;

********
- Debate Quilombos, Terreiros e Juventudes: justiça ambiental e práticas culturais africanas e afro descendentes, a ser promovida pela Fundação Cultural Palmares;

*********
- Diálogos entre Brasil e União Européia sobre Economia Criativa, a serem promovidos pela Secretaria de Economia Criativa;

*********
- Seminário sobre Patrimônio, a ser promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

**********
O Blog Cultura Rio +20 é um espaço para a reflexão e debate sobre a importância da cultura como eixo estratégico do desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é difundir e debater com os participantes da Rio +20 os projetos e ações desenvolvidas pelo Sistema MinC e acolher propostas que venham a colaborar com as políticas culturais.
 **********

A prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural Iaripuna, apóia o espetáculo ‘Um Canto Beradeiro’, com o Duo Pirarublue, no dia 09 de junho. 


**********
O evento será realizado no barco ‘Nossa Senhora Aparecida’ que sairá às 18h30, da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A proposta cultural terá mais de duas horas de passeio pelo Rio Madeira. Os ingressos são limitados, apenas 100, devido o local onde vai ser realizado.


***********

Para Altair dos Santos, o Tatá, presidente da Iaripuna a idéia é propor e criar uma nova opção cultural. “Nosso intuito é criar mais um incremento, um novo braço de divulgação da cultura local. Unindo o turismo já realizado nos barcos com os grandes artistas locais, iniciando com o Pirarublue”, disse.


**********

Tatá explica que o apoio logístico no evento é o início de um fomento de valorização e fortalecimento da cena musical, literária e teatral de Porto Velho. “Esperamos estender este apoio da Fundação Cultural para que turistas conheçam a poesia, dramaturgia de nossa cidade, em um cenário espetacular como o Rio Madeira”,


**********
O Duo Pirarublue é formado pelos músicos Sandro Bacelar e Gioconda. E é conhecido pela produção da musical essencialmente beradeira, que valoriza a cultura e o jeito dos povos amazônicos. “A cenografia será do artista plástico Geraldo Cruz da Seleção de obras ‘Olhos da Mata’ e com exposição de artes também de Lu Silva”, disse Sandro Bacelar.


**********

Para esta apresentação participam os músicos Júnior na percussão, Érica Almeida no piano e flauta e Júlio Yariarte na guitarra. Mais informações através dos telefones (69) 9275-8044 ou 9286-7435.


**********
Amanhã tem a feijoada da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande na sede do Ypiranga da Pinheiro Machado.




JOÃO PORFÍRIO - POPÓ SOBRE O EDITAL DA VALE


João Porfírio – Popó sobre o edital da Vale

 
No intervalo para o almoço, batemos um papo a respeito do fórum e do edital da Vale, com o presidente da Fundação Cultural de Macapá, João Porfírio o Popó principalmente sobre sua opinião a respeito da concorrência entre os órgãos públicos e a sociedade civil organizada no Edital da Vale.

ENTREVISTA

Zk – Qual é o problema desse Edital da Vale
Popó – O grande problema desse edital é ele ser discutido com a sociedade civil organizada, não só com o poder público. A sociedade civil organizada precisa se aponderar desse instrumento que é dela. A Lei Rouanet a ser discutida não é para empoderar o poder público e sim para empoderar a sociedade civil organizada como a grande fazedora. Esse é o grande empecilho.

Zk – Por que você considera isso como empecilho?
Popó – Tem gestor que acha que esse dinheiro tem que cair na pasta dele, para que possam reforçar o orçamento deles, essa é minha linha de raciocínio. Eu penso diferente e olha que sou gestor.
Zk – Como gestor você atua em qual órgão?
Popó – Sou Presidente de uma Fundação Cultural de capital. Sou presidente de uma instituição que está entre as 28 mais importantes de todo o Brasil que é a Fundação Cultural de Macapá (AP). Sou signatário da Conferencia Nacional de Cultura. A Conferencia Nacional diz que o poder público não é fazedor de cultura, ele é fomentador. E o poder público, ao longo dos anos, com a mão pesada dele que é a mão covarde, sempre oprimiu a sociedade civil organizada. Quando ele oprime a sociedade civil organizada, oprime a produção. É por isso que a produção no Norte do Brasil é tímida, é por isso que nós não conseguimos nos encontrar.
Zk – Vamos exemplificar esse não conseguimos nos encontrar?
Popó – Vamos ver! Um artista de Rondônia não vai pro Amapá fazer apresentação, seja teatro, dança, música. Vai uma vez na vida outra na morte. Aí o Zé Miguel (artista amapaense) faz isso. Por que? Porque ele usa a diária do poder público, usa a passagem do poder público, usa hotel do poder público porque ele é gestor (Zé Miguel é secretário de Cultura do estado do Amapá), o que ele tinha que fazer, era trazer outros cantores com ele, outros produtores. Por isso temos que fazer uma política de circulação nesse país, em especial na região Norte do Brasil.
Zk – Quanto ao custo Amazônico tema que sempre está em discussão nos seminários e fóruns de cultura regionais?
Popó – Não tem definição de custo Amazônico hoje. Custo Amazônico pode ser distância e pode não ser. A Fundação Getulio Vargas não conseguiu ainda fechar esse conceito, são experiências, experiências e experiências, a certeza que nós temos, é que comprar um refletor em Rondônia é mais caro que comprar um refletor em São Paulo. Fazer uma circulação de produção aqui em Rondônia, é mais caro que fazer uma circulação em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília que são cidades próximas e as estradas são asfaltadas. Enfim, o custo Amazônico passa por várias vertentes, nosso problema é territorial, as nossas cidades são distantes uma das outras, nossos estados são distantes, uns dos outros. Pra eu fazer uma produção do Amapá aqui Rondônia, Manaus, Roraima e Acre é mais cara do que ir pro exterior. As passagens são mais caras pra cá do que pra lá.

Zk – Na sua visão, o que pode ser decidido nesse fórum?
Popó – Primeiramente temos que pensar na produção brasileira, nas políticas públicas, temos que pensar o estado como executor dessa política pública. O estado se colocar no seu lugar. Quando falo estado estou me referindo a município, estado e união que têm que se colocar como fomentador e não como realizador.

Zk – Quais as conseqüências dessa maneira de agir do poder público?
Popó – Na hora que o estado começa a concorrer com a classe produtora aí vem a deslealdade. Meu amigo! Quem que está na ponta dos cargos hoje, das fundações, secretarias de estado e municipais de cultura. Tudo indicação política do prefeito do governador, do vereador ou do deputado. Esse povo vai defender os interesses de quem, da classe produtora ou do político que o indicou? Me responda! É claro que é de quem o indicou.

Zk – E o que se deve fazer para amenizar essa deslealdade?
Popó – Nós temos que estar aqui, pensando em política pública. Temos que ter o meio termo como gestor, nos comportando no nosso lugar. Vamos fazer política pública, vamos ouvir a sociedade civil organizada. Já tem parâmetros pra isso que foram as conferencias municipais, estaduais, os conselhos enfim, essa ferramenta do sistema tem que ser apoderável meu amigo. Agora eles não querem implementar isso e vêm pra mesa de debate, defender o que é de interesse da gestão deles e não da classe produtora.
Zk – Para encerrar. Qual tua área na cultura?
Popó – É o teatro! Sou diretor de teatro.


FORUM DE GESTORES DE CULTURA



Fórum de gestores de Cultura da Região Norte

O fórum de gestores de cultura das capitais da região Norte que foi aberto ontem em Porto Velho no teatro Banzeiros, sob a coordenação da Fundação Iaripuna, prossegue durante o dia de hoje com inicio as 9h00.
Ontem entre tantas ponderações sobre os termos do Edital da Vale que destina em dois anos R$ 15 milhões (7,5 em cada ano), aos Projetos Culturas apresentados por produtores da Região Norte, as que mais chamaram a atenção, foram as do Chicão Santos e do Carlos Levy de Porto Velho, da Eurilinda e da Francis do Acre e as mais ferrenhas foram as do Presidente da Fundação Cultural de Macapá (AP), João Porfírio mais conhecido como Popó.
Na abertura dos trabalhos o secretário da Secel Chicão disse da satisfação em receber os secretários municipais da Região Norte em Rondônia e os convidou a visitar a praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré onde presenteará a todos com livros sobre a ferrovia que está completando cem anos de inauguração.
Em sua fala o presidente da Fundação iaripuna Altair dos Santos Lopes o Tatá disse: “A importância disso é que Porto Velho começa a habitar de vez a cena da cultura do norte do Brasil, juntamente com as capitais que já constavam nessa pauta”.
Nesta sexta feira a pauta principal será a adesão dos municípios do estado de Rondônia ao Sistema Nacional de Cultura e a participação do Henilton Meneses da Sefic do MInC, que vai diluir as dúvidas e fazer esclarecimentos a cerca desse importante Edital da Vale.




quarta-feira, 30 de maio de 2012

LENHA NA FOGUEIRA 31.05.12


Lenha na Fogueira

Começa hoje em Porto Velho, a IV reunião do Fórum de Gestores da Cultura da Região Norte. Ap sartir das 8h00 no Teatro Banzeiros.

**********
Na pauta estarão sendo discutidos assuntos relacionados às políticas públicas do setor cultural, assim como fortalecimento das ações e dos programas do Ministério da Cultura (MinC) na região Norte. 

*********
Apesar de a coordenação estar a cargo da Fundação Iaripuna, foi a Secel através do Departamento Mais Cultura com o técnico Chicão Santos e o Consultor do MinC/Unesco Zhumar Nazaré que manteve contato com praticamente todos os prefeitos dos municípios de Rondônia, e seus secretários ou diretores de cultura, no sentido de vir participar do Fórum e assinarem o Termo de Adesão ao Sistema Nacional de Cultura.

*********
Além disso, todos os secretários de cultura dos estados que compõem a Região Norte do Brasil estarão presentes, participando das discussões que acontecerão hoje e amanhã durante o dia todo.

*********
Além da Adesão dos Municipos de Rondônia ao Sistema Nacional de Cultura. Outro grande momento que está sendo aguardado com ansiedade por todos que fazem cultura na Região Norte.
*********
É a divulgação do Edital da Vale do Rio Doce que destina R$ 7,5 Milhões para projetos culturais de produtores da Região.

*********
Quer dizer, a turma envolvida nos vários segmentos culturais de Rondônia, com certeza lotará o auditório do Teatro Banzeiros nesses dois dias de Fórum.

*********
O primeiro município do interior do estado de Rondônia a criar o Sistema Municipal de Cultura foi o município de Cacoal. O prefeito Pe. Franco na presença do Consultor do Ministério da Cultura Zhumar Nazaré, assinou o termo de Adesão na manhã de ontem, durante encontro no teatro Cacilda Becker. Na foto a presidente da Funcultural de Cacoal – FUNCCAL Lindomar, é toda felicidade.

*********
Amanhã, antes do encerramento do Fórum com certeza, a maioria dos prefeitos assinará o Termo de Adesão afinal de contas, essa assinatura representa mais dinheiro para a cultura de seus municípios, além de colocá-los bem na foto perante a comunidade cultural. E tem mais, estamos em ano eleitoral. Portanto!

**********
Desconferencia cultural:

*********
Você já acessou o Blog da Cultura na Rio+20? http://www.cultura.gov.br/riomais20/

********** 
A SPC tem um espaço especial no blog, chamado: Desconferência Cultura e Sustentatibilidade na Rio+20.

*********
Lá você poderá conhecer e dar sua contribuição sobre os textos relativos aos temas provocadores dos Seminários que serão realizados:

********* 
Cidades Criativas e Sustentáveis (do antropólogo, educador e folclorista, Tião Rocha);
*********
O desenvolvimento cultural em escala humana (do engenheiro comercial, pós-graduado em Estudos Globais, Patrício Belloy);
**********
Os saberes tradicionais e a cultura da sustentabilidade (do antropólogo e educador, Alfredo Wagner);

*********
Cultura Digital de Sustentabilidade (do pesquisador e educador, Michel Bauwens)

**********

A festa em comemoração aos três anos de inauguração do Mercado Cultural continua nesta quinta feira com a realização da Seresta Cultural que tem inicio marcado para as 20h00.

*********
Heitor Almeida e os seresteiros de plantão estarão tocando músicas que foram sucessos em décadas passadas.

*********
Na Seresta do Mercado Cultural tem de tudo quanto é ritmo: Do bolero ao sertanejo, do forró ao vaneirão, da jovem guarda ao brega. A turma é ótima, cada um no seu estilo.

*********
Basta lembrar que na “cozinha”, estão os músicos Telêmaco (bateria), Alkbal (teclado), Tonhão (violão e baixo), Ronald (guitarra) Silvio Santos e Heitor Almeida (percussão).

*********
Já que entramos no assunto, domingo dia 3 de junho, vai acontecer mais um Parque da Música, na praça Aluizio Ferreira.

*********
Denis Carvalho é o responsável pelo evento que este ano homenageia o Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

*********
A grande atração além da dupla (individual), Silvio Santos e Silvinho será a Banda Nitro.

********
A programação começa as 18h00 e vai até as 22h00.


*********
Aliás, amanhã o compositor Ernesto Melo e sua A Fina Flor do Samba coloca na calçada do Mercado Cultural, Show especial com o cavaquinista Sergio Ramos.

********
Sergio Ramos administrador de empresa, funcionário da Eletrobrás, maranhense de Tutóia que aportou em Porto Velho faz um bocado de anos, se destacou como músico atuando pelo Grupo de Samba de Raiz “Talentos Brasil” na década de 1990.

*********
O Grupo que contava além do Sergio, com esse que escreve essas mal traçadas linhas, mais o Hudson Mamede que hoje, é considerado o melhor interprete de samba da Fina Flor do Samba.

********
Sergio Ramos apesar de na Fina Flor optar por tocar Ganzá, nesta sexta feira 1º de junho, aceitando o insistente convite (é ordem mesmo), do Ernesto Melo, vai ser a grande atração do Projeto tocando seu cavaquinho. Estarei registrando tudo amigo Sergio Ramos. Sucesso!

*********
Minha amiga Silvia Pinheiro parece o Vasco da Gama, sempre fica com como vice na escolha do tema enredo da escola Asfaltão.

**********
Por falar nisso, teve um “babaca”, que colocou um tema que homenageia a escola Acadêmicos do Tucuruvi de São Paulo. É muita falta de criatividade. Será que ele pensava que a Tucuruvi caso seu tema ganhasse, iria colocar dinheiro no desfile da Asfaltão, Tal qual a escola paulista quer que o governo estadual faça, para ela colocar na avenida a história do nosso Estado!

*********
Parabéns ao Osvaldo Pitaluga pela escolha do seu tema como enredo da Asfaltão em 2013. Pitaluga é craque no samba!








FÓRUM DE GESTORES CULTURAIS DO NORTE


EVENTO



Porto Velho sedia Fórum de Gestores de Cultura


O evento será realizado no Teatro Banzeiros, das 08h00 às 18h00


Porto Velho se transforma capital da cultura da Região Norte ao sediar nos dias 31 de maio a 1º de junho (hoje e amanhã), a 4ª Reunião do Fórum de Gestores de Cultura da Região Norte.
Para o encontro estão confirmadas as presenças dos secretários de Cultura dos estados da região e de suas respectivas capitais — Rio Branco (AC), Manaus (AM), Macapá (AP), Belém (PA), Boa Vista (RO), e Palmas (TO) do Amapá, Acre, Amazonas.
Na pauta estarão sendo discutidos assuntos relacionados às políticas públicas do setor cultural, assim como fortalecimento das ações e dos programas do Ministério da Cultura (MinC) na região Norte. A reunião também tem por objetivo propor e oferecer, com o apoio das instituições culturais federais, mecanismos de facilitação e fortalecimento dos processos de desenvolvimento cultural do país.
Dentre outras atribuições, auxiliar os estados e municípios a elaborarem seus planos de cultura e se incorporarem ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), coordenado pelo MinC.“Será um dia inteiro de discussão e esperamos que a reunião de Porto Velho, também seja proveitosa como foram os encontros realizados nas outras três capitais. E aqui em Porto Velho, avançamos muito nesse segmento com a criação do Sistema Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, por decisão política do prefeito Roberto Sobrinho”, adiantou Berenice Simão, vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna.
Berenice Simão também afirmou que o Conselho de Cultura, instalado recentemente no âmbito do município, já iniciou a fase de elaboração do Plano Municipal de Cultura, instrumento importante para o setor porque passa a tratar da cultura como política de governo, independe de quem seja o prefeito. O plano tem validade de 10 anos. (AI)

terça-feira, 29 de maio de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 30.05.12


Lenha na Fogueira

Ontem de manhã o Consultor do Ministério da Cultura/Unesco Zhumar de Nazaré juntamente com o Consultor da Secel Chicão Santos se preocuparam em reforçar o convite aos prefeitos e secretários ou diretores de cultura, de todos os municípios de Rondônia no sentido de participarem no próximo dia 1º de junho, da Adesão Coletiva dos Prefeitos dos Municípios de Rondônia ao Sistema Nacional de Cultura.

***********
A assinatura da Adesão está inserida na programação do fórum de Gestores Culturais da Região Norte que vai acontecer m Porto Velho nos dias 31 de maio e 1º de junho no Teatro Banzeiros.

***********
Outro momento que está sendo esperado por todos os segmentos culturais da região Norte e que vai acontecer no dia 31, durante o Fórum de Gestrores, é o Lançamento do Edital da Vale do Rio Doce que destina R$-7,5 Milhões para Projetos Culturais elaborados por entidades da Região.

***********
Hoje Zhumar se encontra em Cacoal onde faz palestra orientando os prefeitos e secretários de cultura da região do Café sobre os procedimentos necessários para que os municípios se integrem ao Sistema Nacional de Cultura.

************
Ontem a Comissão responsável pela montagem da estrutura no Arraial Flor do Maracujá, reuniu com os parceiros, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Vigilância Sanitária, Sema e outros órgão afins.

***********
Como agora a Comissão tem mais tempo para trabalhar a estrutura do evento, fica mais fácil.

**********
Por falar em festa, no próximo sábado dia 2 de junho, a escola de samba Acadêmicos do Armário Grande realiza o evento “Bom de Samba” no Clube Ypiranga da Pinheiro Machado.

***********
O Bom de Samba é um troféu instituído pela direção da escola verde e branca, para homenagear os que se destacaram nos desfiles das escolas de samba em 2012.

**********
O melhor samba enredo, a melhor Porta Bandeira, o melhor Mestre Sala, a melhor bateria e assim por diante.
***********
Na oportunidade será servida feijoada a quem comprar convite.

**********
O Grupo Roda de Samba vai animar a festa tocando os melhores sambas de raiz e samba enredo. Walci do Cavaco e a cantora Crys estarão no palco.

**********
Hoje quem se apresenta no 15º Arraial Flor de Cacto é a Quadrilha Rosa de Ouro. A atração especial é o Sr. Brother’s.

***********
Já em Guajará Mirim o bumbá Malhadinho realiza sábado que vem o “Arraiá nos Trilhos” com dança de quadrilha apresentação dos itens do Malhadinho e comidas típicas.

**********
A quadrilha que vai se apresentar no “Arraiá nos Trilhos” do boi Malhadinho é a Girassol das Três Marias de Porto Velho.

**********
A festa do Malhadinho vai acontecer no Bumbódromo.

***********
Por falar em Malhadinho o Sula disse que se for convidado, volta a colaborar com a diretoria atual o Malhadinho. O “neguim” tá muito triste, por estar fora da coordenação do seu boi de coração. Conversa com o Sula Léo!

**********
Enquanto isso, o Cleiton Lopes o Pajé dos Pajés, ligou informando que a Torcida Organizada do Azul vai promover um arraial no dia 9.
**********
Também no dia 9 em Porto Velho, a escola de samba Acadêmicos da Zona Leste promove o evento “Encontro das Bandeiras” e homenageia o Mestre Sala Cabeleira.

**********
Espera-se com ansiedade, a presença do Mestre Sala e Porta Bandeira da escola vermelha e branca inclusive, com beijo e tudo.

**********
Os produtores culturais do Distrito de Nazaré leia-se Tim Maia, Túlio e família, estão divulgando o festejo relativo ao dia de São Pedro que este ano especialmente vai acontecer no dia 7 de julho, com apresentação do Boi Bumbá de Nazaré, dança do Siringadô, contação de história, dança de quadrilha além da comercialização de comidas típicas regionais

*********
Pena que no mesmo dia (7 de julho), meu boi bumbá Corre Campo vai estar se apresentando no Flor do Maracujá.

*********
Se eu fosse organizador da festa de Nazaré mudaria a data. Acontece, informa Túlio, que a festa inicialmente aconteceria no dia 29 de junho, dia de São Pedro,

**********
Porém, como o Flor do Maracujá estaria acontecendo, “Mudamos a data para o dia 7 e julho”. Agora mudaram a data do Flor do Maracujá e assim o Arraial só vai terminar no dia 8 de julho o que impede a participação de grupos de Porto Velho na festa de Nazaré.

**********
Já nesta quarta-feira 30, os municípios de Rondônia vão competir com diversas cidades do Brasil e do mundo no Dia do Desafio.

*********
O Sesc Rondônia, com o apoio das prefeituras municipais inscritas na campanha vão mobilizar milhares de pessoas para praticar atividade física no dia de hoje.

**********
A abertura oficial em Porto Velho será na frente do prédio da prefeitura, próximo à Catedral. 

**********
Vamos nos exercitar no dia de hoje e fazer de Porto Velho, mais uma vez, campeã do Dia do Desafio. Vamos nessa 1ª Dama Lucilene.

********** 
Quem esta de volta é a peça “O Julgamento de Branca Dias pela Santa Inquisição” – O grupo Abstractus é o produtor do espetáculo considerado como dos melhores já encenados em Porto Velho.

***********
Para encerrar, se tudo der certo o Boi Bumbá Corre Campo de Porto Velho vai se apresentar em Guajará Mirim e em Jarú, as negociações estão avançadas!

**********
Cunhã vamos nos encontrar hoje à noite no Flor de Cacto?