Lenha na Fogueira
Ontem fui acordado por um leitor que estava “fulo” da vida porque leu em uma publicidade, publicada em nosso jornal, a letra do hino “Céus de Rondônia” errada.
***********
Na realidade o cidadão ainda não estava tão “fulo” da vida assim, pois, me ligou para saber se eu sabia informar se a grafia na letra original do nosso Hino (o mais bonito hino dos estados brasileiros), os versos: “NESTAS FRONTEIRAS” de nossa pátria,,, e
**********
Braços e mentes “FORAM CANTANDO”. É assim mesmo!
**********
Não meu amigo está tudo errado.
**********
O correto é: NESTA FRONTEIRA de nossa pátria
***********
FORJAM CANTANDO e não “foram cantando”
**********
Ao chegar à redação fui consultar o responsável pela publicação da publicidade que tem como objetivo parabenizar o estado de Rondônia pela passagem de seus 30 anos de instalação.
*********
O jovem nos informou que copiou (Ctrl c Ctrl v) do site oficial do Governo do Estado.
*********
Fui lá conferir e realmente vi que a letra do Hino do Estado de Rondônia postada no site oficial está completamente errada.
*********
Fomos fundo na investigação e contamos com a preocupação do jornalista e escritor Lúcio Albuquerque que até o final de dezembro era presidente da Academia de Letras de Rondônia e o Lúcio também já estava indignado com a situação. “Zé! Como que esses caras do governo deixam passar uma aberração dessas!”
**********
Com certeza em sua coluna Conta Gotas que é publicada num bocado de sites, inclusive no Gente de Opinião, Lucio vai publicar detalhadamente a história do Hino de Rondônia. Inclusive como foi que o então governador Jorge Teixeira ficou sabendo de sua letra e música.
*********
Para muitos, inclusive para este que escreve essa coluna, a sugestão foi dada ao Teixeirão pela professora Marize Castiel.
*********
Acontece que o Lúcio tem outra informação, que envolve inclusive o radialista Walter Santos.
*********
Bom! Na página 411 do livro Pioneiros seu autor Francisco Matias publica:
*********
O Hino de Rondônia foi composto pela música de autoria do juiz de direito José Vicente Mello e Silva, com os arranjos do maestro Francisco de Morais, mestre da Banda de Música da Guarda Territorial, com a colaboração do músico Antônio Pereira Dantas. A letra é do poema Céus de Rondônia, de autoria do engenheiro civil Joaquim de Araujo Lima, ex-governador do Território Federal do Guaporé. O título original do poema é Céus do Guaporé. Sua adaptação vocal é em Si Menor.
************
A verdadeira letra:
***********
Hino de Rondônia
************
Quando nosso céu se faz moldura/Para engalanar a natureza/Nós, os Bandeirantes de Rondônia/Nos orgulhamos/De tanta beleza.
**********
Como sentinelas avançadas/Somos destemidos pioneiros/Que nesta paragem do poente,/Gritam com força,/Somos Brasileiros!
**********
NESTA FRONTEIRA/De nossa Pátria/Rondônia trabalha febrilmente/Nas oficinas/E nas escolas/A orquestração? Empolga toda gente/
**********
Braços e mentes,/FORJAM CANTANDO/A apoteose
Deste rincão/Que com orgulho, exaltaremos/
Enquanto nos palpita o coração.
**********
Azul, nosso céu é sempre azul/Que Deus o mantenha sem rival/Cristalino muito puro/E o conserve sempre assim/Aqui toda vida se engalana/De beleza tropical/Nossos lagos,/nossos rios/ Nossas matas, tudo enfim.
***********
Espero que os amigos responsáveis pela atualização do site oficial do governo de Rondônia corrigiam os erros contidos na letra do nosso hino.
**********
Bom! Hoje o hino que vai ecoar pelos quatros cantos do bairro Caiari é o Hino do Galo da Meia Noite: “Alô! Seu Cabo Omar, o Galo da Meia Noite já vai se mandar...
*********
É o primeiro ensaio do bloco que domina os foliões de Porto Velho nas pré carnavalescas.
**********
A partir das 18h de hoje a Banda Carijó agora sob o comando do Jair Monteiro começa a animar os foliões que marcarem presença na rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado.
********
O Galo da Meia Noite vai desfilar no dia 16 de fevereiro.
*********
O Bloco Até que a Noite Vire Dia começou sua programação carnavalesca na noite de ontem.
**********
Segundo a diretoria do Bloco, até o dia 10 de fevereiro, toda sexta feira vai acontecer na Praça São José do bairro Mocambo o evento:
*********
Esquenta que Aguenta sempre a partir das 19h.
**********
Enquanto isso as escolas de samba mesmo sem ter certeza de quando será depositado na conta da Fesec o subsídio municipal, continuam ensaiando e cobrando da direção da Fesec a abertura de crédito no comercio local.
**********
Ontem em reunião no gabinete do secretário da Secel Francisco Leilson – Chicão ficou definido o valor do repasse do governo estadual e segunda feira, caso a Fesec apresente a documentação atualizada inclusive com a regularização da conta no Banco do Brasil, será anunciada a data (provável) do repasse.
*********
Tem uma determinação que está deixando os dirigentes dos blocos de trio elétrico de orelha em pé.
*********
Acontece que a Eletrobras Rondônia está cobrando nada-mais-nada-menos do que R$ 1.800 por eletricista que vai levantar os fios durante os desfiles dos blocos.
*********
Como cada trio elétrico utiliza dois eletricistas e no caso do Galo da Meia Noite (exemplo) que desfila com 2 Trios, a despesa com esses profissionais não sai por menos de R$ 7.600. A Banda do Vai Quem Quer desfila com 4 trios e aí seu Mourão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário